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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MINISTÉRIO DA SAÚDE PET-SAÚDE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: CONCEPÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia dos Santos, Natasha Ferreira Teixeira Melleti, Natasha Sant´ana Candreva, Núbia da Silva Durães, Sílvia Calvano Orlando, Teresa Rachel Junqueira Carbone, Viviani Reis da Cunha.* Orientação: Ana Ferreira Coelho Catarino – PAPS/FM/UFRJ – Tutora PET Saúde / RJ INTRODUÇÃO A Estratégia da Saúde da Família (ESF) integra e organiza ações de promoção, prevenção, reabilitação e vigilância à saúde em território definido, objetivando a melhoria da qualidade de vida, com abordagem multidisciplinar e de integralidade. Neste sentido, a ESF, além da proposta de ampliar a cobertura de serviços, trouxe a perspectiva de mudar o modelo de atenção à saúde no Brasil. Pode-se dizer que, ao lado do preventivismo ainda dominante, um novo enfoque começou a ser desenvolvido, enfatizando a Educação em Saúde e a Promoção de Saúde. A Educação em Saúde, ferramenta transformadora da Promoção de Saúde, procura desencadear mudanças de comportamento individual, e deve contar com a participação ativa da comunidade, baseando-se na troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e usuários dos serviços. A Promoção de Saúde visa provocar mudanças de comportamento organizacional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias que permitam à população ter maior controle sobre sua saúde e suas condições de vida a nível individual e coletivo. OBJETIVO Analisar o desenvolvimento das práticas de Educação em Saúde dentro da Estratégia da Saúde da Família nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Santa Maria, Curicica e Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. MATERIAL E MÉTODOS Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório – descritiva. Utilizou-se para coleta de dados entrevistas com roteiro semi-estruturado realizadas por alunos bolsistas do PET-Saúde. Foi utilizado como referência Bardin (1979) e Minayo (2008) na análise do conteúdo das seguintes categorias: (1) Atividades de Educação Apesar do aparente conhecimento da teoria por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura de conceitos tradicionais (preventivos, principalmente) e da abordagem inovadora da Educação em Saúde que abarca a transformação social. Observou-se que muitos profissionais de saúde restringem sua análise de Promoção de Saúde às ações de Educação em Saúde. Isso demonstra a dificuldade em demarcar esses conceitos em Saúde desenvolvidas pela equipe. (2) Objetivos da Educação em Saúde, segundo entendimento dos entrevistados. (3) Atividades de Promoção em Saúde desenvolvidas pela equipe. Foram entrevistados 25 profissionais de nível superior das unidades citadas, sendo 10 médicos, 09 enfermeiros e 06 odontólogos. RESULTADOS E DISCUSSÃO Verifica-se que as práticas de Educação em Saúde desenvolvidas pelos profissionais entrevistados seguem o modelo tradicional, focalizando a doença e a intervenção curativa, ao invés da mudança de atitudes e comportamentos individuais. a constituição de sujeitos para a transformação de condições de saúde e melhoria da qualidade de vida São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, não baseadas na troca de saberes e nas reais necessidades da população. CONCLUSÃO A análise das entrevistas demonstrou que os profissionais das USF reconhecem Educação em Saúde como práticas curativas e preventivas voltadas para doenças prevalentes na população em geral e não baseadas na melhoria da qualidade de vida, objetivo da Promoção de Saúde ou no diálogo com a população adscrita. Área *Bolsa Faculdade de Medicina Educação em Saúde Ministério da Saúde / Pet-Saúde


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