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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Apresentação em tema: "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
SEMINÁRIOS TCC I ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NO ENANPAD: EVIDÊNCIAS DE UM DISCRUSO MONOLÓGICO

2 OBJETIVOS Demonstrar que existe uma reprodução do discurso de alguns autores no campo da responsabilidade social das empresas – RSE; Demonstrar que a escolha dos temas pelos pesquisadores da área tem se concentrado nos aspectos operacionais (gestão social). Pouca concentração no fundamental, sem discutir de maneira profunda as razões e motivos. (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

3 METODOLOGIA Pesquisa bibliométrica nos anais da área temática gestão social e ambiental – GSA do Enanpad. Análise dos anais do Enanpad no período de 2003 a 2006, reunindo-se os artigos sobre o tema, no que tange a gestão social e ambiental. (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

4 Justificativa Da Escolha da Temática
Concentração no campo da gestão social e ambiental num mesmo guarda-chuva, facilitando a seleção dos trabalhos pertinentes aos objetivos da pesquisa. (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

5 Análise dos resultados
A análise dos resultados aborda-se a correlação entre os autores e os grupos de conhecimentos, por meio do mapa perceptual, utilizando a técnica de análise de correspondência. (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

6 Análise dos resultados
O fato dos autores estarem sendo adotados dentro de um período de quatro anos parece revelar que eles não inspiraram soluções de continuidade, evita debate. Essa questão é emblemática, pois acaba ocorrendo um isomorfismo de autores, retroalimentando o processo de reprodução, Poucas pesquisas foram apresentadas para sustentar os levantamentos de campo e estudos de caso (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

7 Considerações Finais O mapa perceptual revelou que a escolha dos poucos autores da amostra acaba por gerar um efeito de profecia auto-realizável pela qual um autor remete a uma bibliografia que é utilizada pelos autores. Enanpad tem 9,33% das citações na amostra, uma fonte importante de pesquisa pois esse número está disperso entre os artigos menos citados. Artigos como os de Macke e Carrion (2006), Passador et al (2005) e Pereira e Campos (2006) podem inspirar estudos futuros. (MORETTI; FIGUEIREDO, 2007).

8 Referências MORETTI, Sérgio. FIGUEIREDO, Julio. Análise bibliométrica da produção sobre responsabilidade social das empresas no Enanpad: evidências de um discurso monológico. Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 1, n. 3, p , set./dez


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