A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação nutricional do idoso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação nutricional do idoso"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação nutricional do idoso

2

3

4

5 peso Deve estar sem calçados e com roupas leves, em clínica pode ser usado avental (descartável?); A pessoa deve posicionar-se sobre a plataforma da balança apoiada nos dois pés e manter-se imóvel; O antropometrista/avaliador deve fazer a leitura e registro da medida obtida; Repetir o procedimento, se necessário e fazer a média da medida;

6 peso Segundo a Organização Mundial de Saúde, o peso corporal tende a aumentar até a faixa de 60 anos. O aumento de peso do homem alcança seu ápice aos 65 anos, e a partir dessa fase há uma diminuição do peso. Já as mulheres atingem esse ápice aos 75 anos. A diminuição do peso a partir dos 65 anos, principalmente entre os homens, pode estar associada à perda de massa muscular. Alguns idosos tem dificuldade para caminhar e ficar em pé. Uma opção É estimar o peso através de uma fórmula de estimativa de peso para idosos.

7

8 ESTIMATIVA PARA Peso pela compleição corporal
É utilizada em adultos a partir de 18 anos de idade. Utiliza a relação (R) entre a estatura (E) e o perímetro/circunferência de pulso (PP). A partir do cálculo da compleição pode se avaliar a estrutura física do indivíduo e então se classifica o seu estado nutricional.

9

10

11 Estimativa de peso para amputados
Amputação são indivíduos que requerem avaliação nutricional específica de acordo com sua nova distribuição corporal dada pela amputação. Propõe-se que antes e após a amputação, o comprimento e o coto sejam medidos a fim de determinar o verdadeiro % amputado. Para se obter o % de amputação, deve-se considerar o nível de amputação do membro

12

13

14 Perda de peso As alterações de peso refletem desequilíbrio entre ingestão e o consumo de nutrientes, e podem ser mensuradas através da fórmula de perda ponderal: Atenção → perda de peso recente não intencional. Investigação dos possíveis motivos para a perda de peso. A perda de peso involuntária constitui uma importante informação para avaliar a gravidade do problema de saúde, uma vez que existe uma elevada correlação com a mortalidade.

15

16 Peso ajustado Peso ajustado usado quando o indivíduo apresenta-se com o peso superior ou inferior ao considerado normal, quando a adequação do peso for inferior a 95% ou superior a 115% (IMC acima de 30 ou abaixo de 18) é corrigido para a determinação da necessidade energética e de nutrientes especialmente para cálculo de adequação de dietas. Adequação de peso é a relação entre o peso atual e o peso desejável/ideal.

17

18 Peso ideal ou desejável
Peso ideal ou desejável ou teórico é o peso definido de acordo com alguns parâmetros, tais como idade, biótipo, sexo e altura. Devido a variações individuais no adulto, o peso ideal pode variar na faixa de 10% abaixo e 10% acima do peso teórico. O peso ideal para idosos tende a ser maior do que o peso ideal para pessoas mais jovens.

19

20 estatura São medidas que expressam o processo de crescimento linear do corpo humano. Estatura: é a medição em pé de crianças maiores de dois anos até a idade adulta. Utiliza-se o estadiômetro.

21 ↓ 1 a 2,5 cm por década após os 40 anos;
↓ Discos intervertebrais. Achatamento das vertebras; Acentuação da cifose dorsal. Lordose / Escoliose; Arqueamento dos membros inferiores; Achatamento do arco plantar.

22 Estatura da altura do JOELHO
Quando não é possível aferir a altura do indivíduo, pode se estimar a medida com base em alguns métodos, como pela altura do joelho: O indivíduo deve estar em posição supina, ou sentado o mais próximo possível da extremidade da cadeira, com o joelho esquerdo flexionado em ângulo de 90°. Medir o comprimento entre o calcanhar e a superfície anterior da perna (cabeça da fíbula) na altura do joelho.

23

24 Pela Extensão dos braços (envergadura):
ESTATURA MEDIDA DA EXTENSÃO DOS BRAÇOS Pela Extensão dos braços (envergadura): Medida pela distância entre as pontas dos dedos médios quando os braços estiverem abertos no nível dos ombros. A medida corresponde à estimativa de estatura do indivíduo.

25

26

27 ESTATURA RECUMBENTE O indivíduo deve estar em posição supina e com leito horizontal completo. Marcar o lençol na altura da extremidade da cabeça e da base do pé no lado direito do indivíduo com auxílio de um triângulo. Medir a distância entre as marcas utilizando uma fita métrica flexível.

28 CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
A partir dos dados coletados (peso e estatura) podemos classificar o estado nutricional do paciente idoso.

29

30 IMC DE MASSA CORPORAL (IMC) DE AMPUTADOS:
Para a classificação do estado nutricional de amputados sugere-se a formula de 2004, dessa maneira pode-se proceder à classificação do estado nutricional usando-se o padrão de referencia para IMC, conforme a idade do paciente.

31

32

33

34 INDICE DE RISCO NUTRICIONAL
Na identificação de idosos com risco nutricional é válida, e associada ao suporte nutricional adequado pode melhorar resultados clínicos. A pontuação do IRN baseia-se na concentração sérica de albumina e a relação entre o peso atual e habitual (definida como peso estável nos últimos seis meses).

35

36

37 CIRCUNFERÊNCIAS São medidas de crescimento e podem indicar o estado nutricional e o padrão de gordura corporal, com exceção da circunferência cefálica. As circunferências mais utilizadas nos idosos são da cintura e do quadril, já que com o envelhecimento há um maior acúmulo de gordura na região central. Para essa população a medida da circunferência do braço é importante como forma de mensurar a perda de massa muscular comum com o envelhecimento.

38

39

40 Circunferência do quadril
A fita deverá circundar o quadril na região de maior perímetro entre a cintura e a coxa, com o indivíduo usando roupas finas.

41 Relãção cintura/ quadril (rqc)
É um método utilizado para adultos (20 a 69 anos), de ambos os sexos. Este método utiliza um índice para classificar os indivíduos para o risco de desenvolverem doenças crônicas associadas à obesidade. A relação proposta é a seguinte, valores considerados normais. Também pode ser considerados valores para risco moderado e alto risco para ambos os sexos.

42

43

44

45 Circunferência do braço
A CB é uma medida muito utilizada para AN e é recomendada pela OMS. Estimativa proteica calórica e tecido adiposo.

46

47 Circunferência muscular do braço (cmb)
Estimativa de tecido muscular. Associação com desnutrição proteico- calórica. Avalia a reserva de tecido muscular (sem correção da área óssea). Obtida a partir dos valores da CB e prega cutânea tricipital (PCT).

48

49 ÁREA Muscular do braço corrigida (ambc)
Avalia a reserva de gordura muscular corrigindo a área óssea Reflete mudanças do tecido muscular do que a CMB.

50

51 DOBRAS CUTÂNEAS As dobras cutâneas também são muito utilizadas pela facilidade e baixo custo. As dobras tricipital e subescapular tem relação direta com a quantidade de gordura total no corpo, pois apresentam um bom parâmetro para avaliação do tecido adiposo subcutâneo. Entretanto, estas medidas estão sujeitas à variação. Existe uma correlação significativa entre a quantidade total de gordura subcutânea e estas. Porém existem limitações que atrapalham a acurácia dessas medidas em idosos, como edema, perda de peso e flacidez acentuada da pele.

52

53 TÉCNICAS PARA MEDIÇÃO DAS DOBRAS:
Identificar e marcar o local a ser medido; Segurar a prega formada pela pele e pelo tecido adiposo com os dedos polegar e indicador da mão esquerda a 1 cm do ponto marcado; Pinçar a prega com o calibrador, exatamente no local marcado; Manter a prega entre os dedos até o término da aferição; A leitura deverá ser realizada no milímetro mais próximo em cerca de 2 a 3 segundos; Utilizar a média de 3 medidas; REALIZADA ATRAVÉS DO USO DE PLICOMÊTRO CLINICO OU CIENTÍFICO.

54

55 Dobra cutânea subescapular
A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois cm abaixo do ângulo inferior da escápula.

56 Dobra cutânea tricipital (pct)
É a rotineiramente mais usada na prática clínica. Sua medida isolada é comparada ao padrão de referência e a adequação é calculada pela equação. PCT é medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súperolateral do acrômio e o olecrano.

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74


Carregar ppt "Avaliação nutricional do idoso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google