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PublicouMaria dos Santos Cunha Vieira Alterado mais de 6 anos atrás
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PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Aula 08 Brainstorms, Planejamento de Carreira e o Empreendedorismo
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O que é um projeto? Um esforço dirigido para executar uma transformação, mensurável, alcançável, relevante e com uma data para terminar. (SMART) Específico: eu sei a mudança que quero provocar Mensurável: eu sei medir a mudança atingida Alcançável: eu sei como provocar a mudança Relevante: eu quero provocar a mudança Data para terminar: este é um passo dentro de uma estratégia, apenas uma etapa de algo maior
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Discussão com pensamento crítico: Como se faz um projeto de uma carreira empreendedora?
Questões entre cliente e solucionador O que justifica gastar recursos para executar este projeto? Quais são as fronteiras que delimitam o espaço do problema? A quais restrições estão sujeitas as soluções viáveis? Qual é o critério para escolher a solução que será executada? Como o resultado final do projeto será avaliado? Qual será o passo seguinte no programa? Como o produto será avaliado pelo cliente? Como o produto deverá ser entregue? Quando o produto deverá ser entregue?
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CANVAS DE DEFINIÇÃO DE PROJETO
José Antonio Lerosa de Siqueira
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Um painel de controle do projeto
Usado para: Definir Integrar Resolver Comunicar
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FIQUE DE OLHO! QUEM? POR QUE? O QUE? COMO? QUANDO E QUANTO? PEPINOS
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Nome/número da equipe
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Uma frase curta começando com um verbo no infinitivo, que consegue sumarizar o projeto
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1. Dores, problemas, necessidades não atendidas
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2. A meta - clara, como é medida e quando; precisa ser alcançável (teto), mas relevante (piso)
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3. O futuro: o que se espera que ocorra de bom se o projeto for bem sucedido
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4. Principal produto, serviço ou resultado do projeto
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5. Necessidades do cliente em relação ao produto
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6. De quem, de fora, o sucesso do projeto depende
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7. Pessoas total ou parcialmente subordinadas ao projeto
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8. Suposições arbitrariamente supostas como certas sobre o ambiente externo ao projeto
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9. Agrupamento simplicado de entregas
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10. Limitações de qualquer origem, impostas ao trabalho realizado pela equipe
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11. Eventos futuros e incertos que podem afetar o projeto e que não dependem da equipe
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12. Distribuição das entregas no tempo
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13. Custos de cada um dos pacotes de entregas
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14. Problemas que impedem a continuidade dos trabalhos
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Questões entre solucionador e sua equipe Quais são os requisitos escondidos do produto? Quem são todos os que precisamos manter a par do desenrolar do projeto (ação política)? Qual será nosso método para chegar ao produto? Qual é o nosso grau de domínio do método? Quais são as premissas assumidas pelo nosso método? Quais são os riscos que iremos correr? Como dividiremos o esforço? Quem fará parte da nossa equipe?
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Ciclo da Lean Innovation
Aprender a fazer melhor Ciclo da Lean Innovation Conceber (design) Planejar Tirar do mundo real e levar para o mundo idealizado Executar Tirar do mundo idealizado e devolver ao mundo real Protótipo de parte do produto final Conformidades com req. Não conformidades Testar o protótipo
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10 de outubro: não haverá aula 17 de outubro: haverá revisão das aulas 5 a 8 Um trabalho em equipe (brainstorm sobre parceria com a Universidade da Florida) Um trabalho individual (plano de carreira)
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