A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTC – Psicologia Psic. Trab. E Organizações Prof. Elma Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTC – Psicologia Psic. Trab. E Organizações Prof. Elma Moura"— Transcrição da apresentação:

1 FTC – Psicologia Psic. Trab. E Organizações Prof. Elma Moura
O mundo do trabalho - 1 FTC – Psicologia Psic. Trab. E Organizações Prof. Elma Moura

2 Construções generalistas
Tripalium, trabicula – termos latinos associados à tortura estão na origem da palavra trabalho; “primeiro o trabalho, depois o prazer...” – expressão que exalta a importância do trabalho, colocando-o como prioridade de vida e oposto ao prazer, sendo que este só pode ser concebido fora do trabalho;

3 Construções generalistas
O mito de Sísifo, segundo Camus (2000): o auge do desespero de Sísifo não está na subida, mas, ao contrário, na descida, é o momento em que é confrontado com o seu destino, com a consciência que tem da sua condição de escravo de um trabalho inútil, sem sentido e da desesperança;

4

5 Atribuições de significados
Trabalho é objeto de múltiplas e ambíguas atribuições de significados e/ou sentidos – âmbito das subjetividades; substituindo a atribuição de significados por outros aspectos para diferenciar os âmbitos do trabalho: relações de poder dentro das organizações; classificação das profissões e ocupações; existência de contrato de trabalho (empregados, patrões, autônomos); formalidade do contrato(mercado formal, informal);

6 Atribuições de significados
complexidade da tarefa(trabalho simples, repetitivo, abstrato, complexo); tipo de esforço (braçal ou intelectual); existência de remuneração (voluntário ou remunerado); qualidade da remuneração (bem ou mal remunerado); forma de pagamento (salário fixo, por produção, misto);

7 Importância de entender claramente as formas de conceber o trabalho;
O que diferencia o trabalho humano do animal: a intermediação da cultura e a intencionalidade; assim, qualquer forma de exercer o trabalho, que tenta eliminar estes critérios, é considerado desumano; Essa compreensão fundamenta as muitas críticas e análises que se faz sobre a forma de planejar e organizar o trabalho, sobre como as organizações definem o modo de fazer as coisas, dividem e distribuem atribuições, poder e tarefas;

8 valor de troca ou mercadoria
Aspectos considerados importantes delimitadores das concepções sobre o trabalho: aspectos socioeconômicos (trabalho é o que se faz para ganhar a vida ou se é pago para fazer); contrato de trabalho (diferença entre trabalho e emprego, que é uma forma específica de trabalho econômico, pressupondo remuneração e regulado por um contrato de trabalho); valor de troca ou mercadoria

9 Cada indivíduo tem seu próprio conceito de trabalho, o que em si pressupõe uma variedade imensa de conceitos e/ou significados sobre trabalho e a sua qualidade; Embora seja inconcebível eliminar o trabalho da própria condição humana, o trabalho não é um objeto natural, mas uma ação essencial para estabelecer a relação entre o homem e a natureza e entre a sociedade e a natureza; Na sua condição originária, o trabalho deriva de necessidades primárias naturais (fome, sede, proteção, etc.), mas realiza-se na interação entre os homens ou entre os homens e a natureza;

10 O trabalho e a forma de pensar sobre ele
seguirá as condições sócio-históricas em que cada pessoa vive, do acesso que cada pessoa tem à tecnologia, aos recursos naturais e ao domínio de saber fazer, da sua posição na estrutura social, das condições em que ela executa suas tarefas, do controle que tem sobre seu trabalho, das idéias e da cultura do seu tempo, dos exemplos de trabalhadores que cada um tem em seu meio;

11 Formas de pensar e executar o trabalho
A forma de executarmos o trabalho e de pensarmos sobre o mesmo varia com muitos aspectos nas seguintes dimensões: Dimensão concreta: tecnologia com a qual se pode contar para realizar o trabalho e as condições materiais e/ou ambientais em que se realiza, incluindo segurança física e conforto; Dimensão gerencial: que se refere ao modo pelo qual o trabalho é gerido, segundo o exercício das funções de planejar, organizar (dividir e distribuir tarefas), dirigir e controlar o mesmo;

12 Dimensão sócio-econômica: a articulação entre o modo de realizar o trabalho e as estruturas sociais, econômicas e políticas em plano macro da sociedade: ritmo de crescimento econômico e social, prosperidade, renda média, conflito distributivo, nível de oferta de emprego, força de trabalho, etc.; Dimensão ideológica: discurso elaborado e articulado sobre o trabalho, a nível coletivo e social, justificando os entrelaçamentos das demais dimensões e, especialmente, as relações de poder na sociedade, derivando das grandes correntes de pensamento; Dimensão simbólica: abrange os aspectos subjetivos da relação de cada indivíduo com o trabalho;

13 Ideologia da glorificação do trabalho
Conceito construído teoricamente nos dois últimos séculos; anteriormente, era considerado fenômeno secundário, embora se possa refletir sobre o trabalho humano desde os primórdios da humanidade; Trabalho na Antiguidade: práticas escravistas; filósofos exaltavam a ociosidade: o cidadão devia ser poupado do trabalho, que devia se ocupar da atividade política; para eles o trabalho era atividade inferior que impedia as pessoas de possuírem virtudes; Idade Média: mudanças drásticas nas estruturas social e econômica, influenciam fortemente outras formas de reflexão sobre o trabalho e a produção;

14 Surgimento do capitalismo: manufatura, acumulação de capital, força de trabalho, mais- valia;
Weber(1967): reforma protestante (noção de vocação – profissão como dom divino), cumprimento do dever, noção de prova (sacro ofício), glorificação do trabalho; Marx (1975): trabalho como moeda de troca (mercadoria) é: (1)alienante ((2) explorador; (3) humilhante; (4) monótono;(5) discriminante; (6) embrutecedor; (7) submisso;

15 Obrigada!... Boa noite... Prof. Elma


Carregar ppt "FTC – Psicologia Psic. Trab. E Organizações Prof. Elma Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google