A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará"— Transcrição da apresentação:

1 O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará
Reuber Saraiva Pró-reitor de ensino Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Ceará Rua Jorge Dumar, Jardim América. Fortaleza, CE Fone: (85)

2 Como está o ensino de graduação no Brasil?
1 Como está o ensino de graduação no Brasil? De acordo com os censos da educação superior 2009 a 2015 Para começar esta apresentação, vamos observar alguns números sobre o ensino de graduação no Brasil, utilizando-nos dos dados publicados pelos censos da educação superior de 2009 a 2015.

3 Evolução das matrículas em cursos de graduação no Brasil
Nos últimos 7 anos, o número de matrícula no ensino superior, especificamente na graduação, aumentou 2 milhões, representando em 2015, uma aumento de 34% em relação a 2009. No painel à direita podemos observar os mesmos números agregados pela modalidade de ensino. Em 2015, as matrículas em cursos presenciais representam 82% do total. Apesar no aumento de matrícula em cursos a distância, a predominância absoluta ainda é de matrículas em cursos presenciais, representando mais de 80% das matrículas em todos os anos mostrados. Evolução das matrículas em cursos de graduação no Brasil

4 Matriculados entre 18 e 24 Anos
Apesar do aumento de 34,82% nas matrículas entre 2009 e 2015, o número de matrículas ainda é inferior a meta 12 do PNE. Em 2015, 34,6% da população entre 18 e 24 anos estava matriculada no ensino superior. A meta do PNE é 50% até 2024. O gráfico da direita permite a visualização do crescimento das matrículas em relação ao ano de 2009. Vemos que em 2010 as matrículas cresceram 7%, em % em % e assim por diante. Nos dados do último censo publicado (2015) vemos um crescimento de 34,8 % de matrículas em relação a 2009. Apesar de um crescimento expressivo, cabe ressaltar que a realidade ainda está distante da meta estabelecida para o PNE que é ter 50% da população entre 18 e 24 anos estudando em curso superior até Temos que continuar os esforços nesta direção do aumento das matrículas para cumprir o estabelecido.

5 Cursos Presenciais - 2015 MAIORES MATRÍCULAS Direito Administração
35% do total Direito Administração Engenharia Civil Pedagogia Ciências Contábeis Vamos examinar agora as matrículas em cursos presenciais no último censo da educação superior O maior número de matrículas está nos cursos de bacharelado (76%), com destaque para a LICENCIATURA EM PEDAGOGIA que ocupa a 4ª. posição no ranking dos cursos com maiores matrículas em 2015. Se observarmos o gráfico da direita, veremos que o aumento de matrículas tem um comportamento curioso; ele não trás necessariamente junto o aumento dos locais de ofertas. No gráfico da direita, as bolinhas representam os cursos. Quanto mais à direita as bolinhas estiverem significa que o número de matrículas naqueles cursos são maiores. Quanto mais acima estiverem significa que o número de locias de oferta (municípios) é maior. Observa-se que o curso com maior matrícula (DIREITO) não é o curso mais interiorizado, pois está presente em pouco mais de 500 municípios, enquanto o curso de PEDAGOGIA (4ª. Lugar na lista de matrículas) está presente em cerca de 750 municípios distintos.

6 Como está a graduação no estado do Ceará?
2 Como está a graduação no estado do Ceará? De acordo com os censos da educação superior 2009 a 2015 Para começar esta apresentação, vamos observar alguns números sobre o ensino de graduação no Brasil, utilizando-nos dos dados publicados pelos censos da educação superior a 2015.

7 Evolução das matrículas em cursos de graduação presenciais no Ceará
No Ceará o crescimento das matrículas foi maior que o crescimento nacional. Saimos de 152 mil matrículas em 2010 para 243 mil matrículas em 2015. O crescimento foi de 60% entre 2010 e 2015. No gráfico da direita podemos ver que seguindo a distribuição brasileira, a educação superior do Ceará está concentrada em sua maioria em instituições privadas. Evolução das matrículas em cursos de graduação presenciais no Ceará

8 58 instituições de ensino superior 137 locais de oferta distintos
Graduação no Ceará 243 mil matrículas em 2015 58 instituições de ensino superior 137 locais de oferta distintos 31 municípios distintos 812 cursos IES em Municípios Fortaleza (33) Juazeiro do Norte (8) Quixadá (6) Sobral (5) Crateús (4) Crato (4) As 243 mil matrículas do CE estão em 58 IES distribuídas em 137 locais de oferta em 31 municípios distintos. Conforme pode ser visto no mapa da esquerda, como era de se esperar. O número de matrículas é maior na capital (66%), seguido por Sobral (8,5%) e Juazeiro(7,8%) Apesar de Sobral ter 5 IES e Quixadá 6, o número de matrículas de Sobral é muito superior ao de Quixadá

9 Graduação no CE – IES Públicas
33% das 243 mil matrículas de graduação presenciais no CE estão em IES públicas. As matrículas em IES públicas estão distribuídas de maneira equânime entre as instituições federais e estaduais. No gráficos podem ser visualizadas as matrículas em IES privadas x públicas, onde as públicas estão subdivididas em estaduais e federais.

10 Matrículas nas IES Públicas do CE
São 7 as IES públicas que ofertam graduação presencial no CE: 4 federais (UFC. IFCE. UNILAB e UFCA) e 3 estaduais (UECE, URCA e UVA) Entre as federais, a maior ofertante é e UFC, seguida pelo IFCE, UNILAB e UFCA. E entre as estaduais, a maior é a UECE, seguida de perto pela URCA e UVA. As IES públicas atuam em 27 dos 31 municípios com oferta de graduação presencial no CE.

11 Ofertas do IFCE em comum às demais IES públicas
São 4 municípios nos 4 o IFCE oferta os mesmos cursos de outras IES públicas, mas há algum tempo vimos fazendo um trabalho mais criterioso na abertura de novos cursos para evitar estas sobreposições.

12 Como está a oferta de graduação em Crateús?
3 Como está a oferta de graduação em Crateús? De acordo com os censos da educação superior 2009 a 2015 Para começar esta apresentação, vamos observar alguns números sobre o ensino de graduação no Brasil, utilizando-nos dos dados publicados pelos censos da educação superior a 2015.

13

14 Quais são as áreas de atuação do IFCE?
4 Quais são as áreas de atuação do IFCE? De acordo com os censos da educação superior 2009 a 2015 Para começar esta apresentação, vamos observar alguns números sobre o ensino de graduação no Brasil, utilizando-nos dos dados publicados pelos censos da educação superior a 2015.

15 Ensino Médio Integrado Concomitante Subsequente Graduação Licenciatura Bacharelado Tecnologia Pós-Graduação Especialização Mestrado Doutorado Extensão FIC Área de Atuação do IFCE Pela Lei , o IFCE deve ofertar 50% de suas vagas em cursos técnicos, 20% de licenciatura e 30% nas demais ofertas. Em são matriculados em 285 cursos distintos, sendo 91 cursos de graduação com alunos.

16 Alinhamento de Ofertas de Cursos
O IFCE oferta graduação em 19 municípios do CE (2015) Alinhamento de Ofertas de Cursos Na definição de novos cursos, o IFCE utiliza-se de vários critérios, dentre estes: contextualização das empresas, indústria e empregabilidade da região; arranjo produtivo local; descrição detalhada da escolaridade da região; mapeamento dos cursos já existentes na região. Temos conseguindo orientar melhor a oferta de novos cursos. Em 2015, o IFCE estava em 19 municípios do CE. Em estamos em 22 com cursos de graduação e em 30 com todas as ofertas.

17 Reuber Santiago reuber@ifce.edu.br
Dados acadêmicos do IFCE ifceemnumeros.ifce.edu.br Contato Reuber Santiago Agradeço e deixo pra vocês o endereço onde nossas ofertas podem ser consultadas: o IFCEem Numeros, nosso site de transpparencia ativa, onde todos os dados da instituição estão disponíveis e atualizados semanalmente.


Carregar ppt "O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google