A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação do Planejamento Familiar: Um Programa da Secretaria de Saúde do Município de Tailândia Alzira Rocha Oliveira José Vitor Vieira Ferreira Rafaela Santos Meninéa Orientador: Mario Cesar dos Santos de Carvalho TAILÂNDIA (PA)

2 INTRODUÇÃO O interesse de se investigar tal assunto surgiu do fato do programa de governo nacional ser de suma importância no município de estudo em questão, pois se percebe o quão primordial se torna o trabalho disponibilizado através deste programa, para a população em idade fértil. A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel, situado no município de Tailândia (PA). O envolvimento dos acadêmicos com o tema e com o campo de pesquisa se da pelo fato de uma das integrantes do grupo, ser uma Assistente Social que atua no local de pesquisa e trabalha justamente com o tema aqui proposto, o Programa de Planejamento Familiar, surgindo assim através de sua vivência a questão de como os usuários veem a qualidade dos serviços prestados pelo órgão em questão. Tailândia-PA

3 PROBLEMA DE PESQUISA QUAL A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR ACERCA DOS SERVIÇOS PRESTADOS? Tailândia-PA

4 OBJETIVOS GERAL: Analisar a percepção de qualidade dos usuários em relação aos serviços utilizados no Programa de Planejamento Familiar ESPECÍFICOS: Descrever o perfil demográfico dos usuários do Programa de Planejamento Familiar. Identificar o nível de percepção de qualidade dos usuários a partir das dimensões do instrumento SERVQUAL. Analisar a eficiência e eficácia do programa executado pela secretaria de saúde do município. Tailândia-PA

5 REFERENCIAL TEÓRICO Definição de Qualidade
DEMING(1950); JURAN (1954); CROSBY (1979) Percepção de Qualidade GRONROOS (1984); CORRÊA E CAON (2002); MOWEN E MINOR (2003) Modelo SERVQUAL PARASURAMAN, BERRY E ZEITHAML (1985) Tailândia-PA

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Fluxograma: Procedimentos Metodológicos Pesquisas bibliográficas Aplicação de Questionários Análise Qualitativa e Quantitativa dos dados Resultados Alcançados Fonte: Elaborada pelos Autores Tailândia-PA

7 DADOS DEMOGRÁFICOS FEMININOS
ANÁLISE DOS DADOS DADOS DEMOGRÁFICOS FEMININOS Tabela 1. Perfil Feminino 1 PERFIL FEMININO 1 QUANTIDADE Casadas/União Estável 30 73% 18 a 28 anos 15 37% 3 ou mais filhos 22 54% Fundamental Incompleto 11 27% Entre 1 e 2 salários mínimos 16 39% Própria 23 56% Zona Urbana 20 49% Total Geral de Mulheres 41 100% Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

8 DADOS DEMOGRÁFICOS FEMININOS
Tabela 2. Perfil Feminino 2 PERFIL FEMININO 2 QUANTIDADE 3 ou mais filhos 27 66% 29 a 39 anos 14 34% Casadas/União Estável 22 54% Fundamental Incompleto 12 29% Entre 1 e 2 salários mínimos 13 32% Própria 21 51% Zona Urbana 20 49% Total Geral de Mulheres 41 100% Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

9 DADOS DEMOGRÁFICOS FEMININOS
Gráfico 1- Perfil das usuárias do Programa de Planejamento Familiar. Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

10 DADOS DEMOGRÁFICOS MASCULINOS
Tabela 3. Perfil Masculino 1 PERFIL MASCULINO 1 QUANTIDADE 18 a 28 anos 4 40% 3 ou mais filhos 6 60% Casados Fundamental Incompleto Entre 1 e 2 salários Própria Zona Urbana Total Geral de Homens 10 100% Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

11 DADOS DEMOGRÁFICOS MASCULINOS
Tabela 4. Perfil Masculino 2 PERFIL MASCULINO 2 QUANTIDADE 40 anos ou mais 2 20% 3 ou mais filhos 4 40% Casados Fundamental Incompleto Menos de 1 salário mínimo Própria Zona Rural Total Geral de Homens 10 100% Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

12 DADOS DEMOGRÁFICOS MASCULINOS
Gráfico 2- Perfil das usuários do Programa de Planejamento Familiar. Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

13 PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE ACORDO COM A SERVQUAL
Tabela 5. Percepção de Qualidade do Perfil Geral Feminina QUESTÕES MÉDIA GERAL FEMININA O Programa dá atenção individualizada aos usuários 4,9 O Programa conhece as necessidades de seus usuários 5,1 O Programa passa credibilidade aos usuários 5,4 A equipe multiprofissional inspira confiança 5,7 Os servidores são seguros, competentes e educados 5,6 Os servidores fornecem o serviço no tempo prometido 4,0 O CSIKG mantém os registros dos usuários de maneira correta 4,7 As instalações do CSIKG são modernas e atendem à demanda dos usuários 5,5 O Programa é indispensável para a atual estrutura da sua família 6,6 Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

14 PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE ACORDO COM A SERVQUAL
Tabela 5. Percepção de Qualidade do Perfil Geral Masculina QUESTÕES MÉDIA GERAL MASCULINA O Programa dá atenção individualizada aos usuários 4,3 O Programa conhece as necessidades de seus usuários 4,7 O Programa passa credibilidade aos usuários 4,9 A equipe multiprofissional inspira confiança 5,3 Os servidores são seguros, competentes e educados Os servidores fornecem o serviço no tempo prometido 3,2 O CSIKG mantém os registros dos usuários de maneira correta 3,9 As instalações do CSIKG são modernas e atendem à demanda dos usuários O Programa é indispensável para a atual estrutura da sua família 6,7 Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA Tailândia-PA

15 PERCEPÇÕES DE QUALIDADE FEMININA E MASCULINA
Gráfico 3- Percepção de Qualidade. Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

16 LACUNAS DE ENCONTRADAS DE ACORDO COM A SERVQUAL
Gráfico 4- Lacunas de Percepção de Qualidade. Fonte: Pesquisa de Campo Tailândia-PA

17 CONCLUSÃO O presente trabalho alcançou o objetivo de identificar a percepção de qualidade dos usuários do Programa de Planejamento Familiar. No entanto teve como limitações a amostra de pesquisa, por ser um número pequeno de usuários. As principais implicações nos resultados foram a uniformidade na avaliação das questões e o estabelecimento de apenas duas lacunas. Sugere-se para pesquisas futuras uma amostra maior, e análises em outros postos de saúde que também ofereçam o Programa para que assim haja uma melhor prestação de serviços e gestão de qualidade dos mesmos. Tailândia-PA


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google