A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
Processos Decisórios Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti

2 Processos decisórios – Aula 2
DECISÕES: escolha entre alternativas ou possibilidades, e são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.

3 Decisões programadas As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados e que se comportam sempre da mesma maneira, como políticas de contratação e demissão ou procedimentos financeiros.

4 Decisões não-programadas
São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com vantagens e desvantagens

5 As cinco fases do processo de tomada de decisão
Frustração, ansiedade, dúvida, curiosidade PROBLEMA Diagnóstico: busca de entendimento DIAGNÓSTICO Concepção de alternativas: processo criativo ALTERNATIVAS Julgamento e avaliação de alternativas DECISÕES AVALIAÇÃO Avaliação dos resultados

6 Exemplos de diagnósticos
Princípio de Pareto: Método gráfico de apresentação de dados por ordem de tamanho, importância ou prioridade, favorecendo a tomada de decisões pela facilidade com que se reconhecem quais são as causas principais.

7 Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

8 Geração de alternativas
Após diagnosticado o problema, é preciso gerar as alternativas para a solução. Brainstorming e Brainwriting são dois procedimentos de estímulo a criatividade muito usados nos processos de tomada de decisão.

9 Escolha a alternativa As alternativas devem ser analisadas, julgadas e comparadas, para que uma escolha possa ser feita. 1) ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS Nesta análise, normalmente o fator “Custo” tem maior peso. As alternativas são calculadas e a mais barata é a mais atrativa.

10 2) Ponderação de critérios
Atribui-se critérios e pesos de 1 a 10 (pior – melhor). O papel dos critérios e seus pesos é possibilitar a avaliação de alternativas de forma objetivas, com base em fatores que refletem as preferências e necessidades do tomador de decisão.

11 3) Método do ponto de equilíbrio
A análise do ponto de equilíbrio permite identificar o volume de operações em que as receitas são equivalentes aos custos totais. Esse é o ponto de equilíbrio, a partir do qual as receitas superam os custos e a empresa começa a ter lucro. $ (q)quantidade 5 10 15 20 35 40 45 25 30 Custos Receita de vendas Ponto de equilíbrio Prejuízo Lucro 500 400 300 200 100

12 Avaliação da decisão O processo de resolver problemas completa-se quando a decisão é implementada e seus efeitos são avaliados. A avaliação de uma decisão reinicia o ciclo do processo de resolver problemas. Uma decisão pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas.

13 Racionalidade versus intuição
A diferença está na proporção de informações de um lado, e opinião e sentimentos do outro. Quanto maior a proporção da base de informações, mais racional é o processo. Quanto maior a proporção de opiniões e sentimentos, mais intuitivo se torna. Estes atributos são complementares e não concorrentes.

14 Quem deve tomar as decisões?
Existem três possibilidades de participação nas decisões do líder: Decisão Autocrática: O administrador decide sozinho Decisão Compartilhada: O administrador compartilha a decisão com a equipe. Decisão Delegada: O administrador transfere totalmente a decisão para a equipe.

15 bibliografia MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução a Administração. São Paulo:Atlas, Cap 4,5.


Carregar ppt "Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google