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Aula 11: desenvolvimento como liberdade
Fundamentos econômicos da educação Docente Amélia Artes PRIMEIRO semestre de 2015 FEUSP
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Organização da aula: Retomar aulas anteriores Bases informacionais
Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI Filme Margin Call Bases informacionais Teorias de ética e justiça: utilitarismo, libertarismo e justiça de Rawls Renda, desenvolvimento e liberdade Programação dos seminários
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Bases informacionais Parábola (pag. 72) Três pessoas – três necessidades de trabalho – 1 vaga Como decidir?
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Bases informacionais O que é mais importante acabar: Pobreza
Infelicidade Doença A depender de qual informação se baseia é tomada uma decisão diferente
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Teorias de ética e justiça
Três caminhos para a decisão relacionadas aos conceito de liberdade
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Teorias de ética e justiça
Segundo Sen: Capacidades individuais para fazer coisas que uma pessoa com razão valoriza
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Teorias de ética e justiça
Três caminhos: Utilitaristas Libertaristas Defensores da teoria da justiça de Rawls
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Teorias de ética e justiça
Utilitaristas: O que se ganha? Qual a utilidade? Teoria do bem – estar social Utilidade como prazer, felicidade ou satisfação
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Teorias de ética e justiça
Vantagens da avaliação utilitarista: Atenta para o bem – estar; Desvantagens: A unidade de análise é pessoal: como ficam as desigualdades internas
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Teorias de ética e justiça
libertarismo Utilidade (para a escolha) é definida pela preferência de cada individuo Dificuldades: Como lidar com as heterogeneidades pessoais? As necessidades das pessoas são diferentes: depende do seu entorno
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Teorias de ética e justiça
Teoria John Rawls Existem outros bens primários além da renda: Direitos Liberdades Oportunidades PRIORIDADE DA LIBERDADE FORMAL
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
Diferenciação entre bem-estar e renda Avaliação das políticas públicas (econômicas e sociais) renda como fator limitado por não considerar as capacidades e escolhas
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
(as capacidades) de escolher uma vida que tem razão para valorizar ( p. 94) Conversão dos bens primários segundo a capacidade da pessoa em promover seus objetivos EQUIDADE
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
Exemplo: Uma pessoa idosa, mesmo possuindo um pacote de bens primários maior, pode estar em uma posição desfavorecida em função de uma doença. Não dá para “olhar” só renda
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
Outro aspecto: Diferenciais entre capacidades e escolhas “Jejuar não é a mesma coisa que ser forçado a passar fome. Ter a opção de comer faz com que jejuar seja o que é: escolher não comer quando poderia ter comido” (p. 96)
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
Voltando para as políticas públicas: tudo depende da medida de avaliação a ser usada : “ o que deve estar no centro de nossa consideração normativa” (p. 106) DEPENDE SAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS
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RENDA, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE
Finalizando: a questão da pobreza passa a ser visto como algo multidimensional e passa a ser definido como "privação de capacidades", que faz que o potencial do indivíduo em auferir renda seja diminuído.
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Próxima aula – seminários
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bibliografia
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