A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia e Mercado 10ª AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia e Mercado 10ª AULA."— Transcrição da apresentação:

1 Economia e Mercado 10ª AULA

2 Do escambo à moeda escritural
História e Uso da Moeda Do escambo à moeda escritural

3 O Conceito de Moeda... É um instrumento ou objeto que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento dos bens, serviços e fatores de produção. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.

4 Escambo... Fluxo de troca de bens e serviços na economia através das trocas diretas de mercadoria por mercadoria.

5 ? Problemas do Escambo... Coincidência de necessidades.
Valor não equivalente das mercadorias.

6 Mercadoria-Moeda... Produto com referencial de trocas: uma mercadoria que tivesse algum valor e que fosse aceita por todos. A mercadoria deveria atender uma necessidade comum e ser rara o bastante para que tivesse valor.

7 Principais mercadorias utilizadas como moeda.
Antiguidade (até 410) Idade Média (410 a 1453) Idade Moderna (1453 a 1789) Egito Cobre Alemanha Gado Canadá Peles Babilônia Cobre Prata Cevada Ilhas Britânicas Ouro Prata Estados Unidos Fumo Madeira Pérsia Noruega Escravos França Cereais Bretanha Barras de ferro e escravos Rússia Austrália Rum Trigo Carne Índia Animais Arroz metais China Arroz Chá Estanho Japão Conchas Seda Sal Cereais Anéis de cobre e Pérolas

8 Problemas da Mercadoria-Moeda...
? Valor não constante. Perecibilidade. Indivisibilidade.

9 Moeda Metálica (Metalismo)
Características Raridade Durabilidade Divisibilidade Homogeneidade Praticidade

10 Moeda-Papel... Pedaço de papel denominado certificado de depósito, que era emitido por instituições conhecidas como “Casas de Custódia”. 100% lastreado em ouro

11 A Moeda fiduciária ou Papel Moeda
Lastro não verdadeiro. Emissão exclusiva pelo governo Curso forçado

12 Moeda Bancária ou Escritural...
Representada pelos depósitos à vista e a curto prazo nos bancos, que passam a movimentar esses recursos financeiros por cheques ou ordens de pagamentos.

13 As funções da moeda... Instrumento ou meio de trocas.
Denominador comum monetário. (medida de valor) Reserva de valor. Padrão de pagamento diferido.

14 Formas de moeda... Moeda metálica
Emitidas pelo BC, visam facilitar as operações de pequeno valor; servem também como unidade monetária fracionada, facilitando o troco. Constituem pequena parcela da oferta monetária.

15 Formas de moeda... Papel Moeda
São cédulas emitidas pelo BC e representam parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público. Também circulam por força de dispositivo legal, que lhes dá curso forçado no país.

16 Formas de moeda... Moeda Escritural
É a moeda dos bancos, representando a contrapartida dos depósitos à vista e a curto prazo. As moedas escriturais circulam sob a forma de cheques e ordens de pagamentos.

17 Meios pagamentos Para classificar o total de moeda de um país utiliza-se o conceito de agregado monetário ou meios de pagamento.

18 Quase-Moedas... Exemplos: Títulos da dívida pública;
Compreendem o conjunto de ativos do sistema financeiro não monetário. Esses ativos são constituídos por compromissos assumidos pelas instituições financeiras e pelo governo e se caracterizam pela sua extrema liquidez, além de possuírem muitas propriedades da moeda. Exemplos: Títulos da dívida pública; Depósitos de poupança; Depósitos a prazo (CDB’s – Certificados de Depósitos Bancários).

19 Agregados monetários M0: Papel-Moeda e moedas metálicas em poder do público. M1: M0 + depósitos à vista nos bancos comerciais. M2: M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias. M3: M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC. M4: M3 + Títulos públicos de alta liquidez.


Carregar ppt "Economia e Mercado 10ª AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google