A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES Turismo e Gastronomia Pescado Embaixador dos Açores 7 e 8 Maio‘12 – Portas do Mar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES Turismo e Gastronomia Pescado Embaixador dos Açores 7 e 8 Maio‘12 – Portas do Mar."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES Turismo e Gastronomia Pescado Embaixador dos Açores
7 e 8 Maio‘12 – Portas do Mar

2 Turismo | Imagem & Comunicação| Produto & Serviço | Gastronomia & Restauração | Produtos Açorianos | Valorização do Pescado dos Açores | Dignificação do Destino Açores

3 ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE TURISTICA EM SI
Revolução Turística – 1996 Anteriormente o turismo não era encarado como um dos vetores principais de desenvolvimento da Região. A partir 1996 Identificação/reconhecimento do Turismo como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da económica açoriana, dando-se inicio à Revolução Turística na Região a vários níveis: - Oferta - Dormidas - Transportes - Diversificação de Produtos

4 ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE TURISTICA EM SI
OFERTA Sistemas de Incentivos que despoletou: - A Construção de infra-estruturas de apoio ao turismo - Duplicou-se o nº de camas 1996 – 4.500 até 2015 –

5 ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA EM SI
DORMIDAS De 88 a 96: os Açores cresceram apenas 20% De 1996 a 2004 os Açores cresceram 124% Até 2008, os crescimentos foram na ordem dos 20% Atualmente , estamos a consolidar os nossos pontos fortes , estando atentos a janelas de oportunidade devido à atividade turística estar em constante mutação. Está provado que os Açores têm estado à altura desses desafios

6 ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA EM SI
TRANSPORTES 1996: 3 mercados - Continente - EUA - Canadá 2012: 15 mercados Suécia - Holanda Dinamarca - EUA Noruega - Canadá Finlândia - Itália Alemanha - Irlanda Reino Unido Suíça França - Áustria Espanha

7 ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA EM SI
DIVERSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS Produto Natureza e Turismo Activo – enfoque principal Cruzeiros Golfe Meeting Insdustry Desenvolvendo-se, com as novas infra- estruturas, outros produtos: Apenas na última década fruto da politica de incentivos do Governo Regional, por um lado, e iniciativa privada, por outro, que a actividade turística ganhou dimensão e relevância económica, tendo sido o principal sector económico responsável pelo crescimento do produto e do emprego regionais.

8 NOVA ERA DO TURISMO Turismo dos Açores Atingiu maturidade
Identificou mercados chave Iniciou assim um novo paradigma TURISMO PARA NICHOS NESSES MERCADOS

9 Turismo | Imagem & Comunicação| Produto & Serviço | Gastronomia & Restauração | Produtos Açorianos | Valorização do Pescado dos Açores | Dignificação do Destino Açores

10 Imagem Vivemos num mundo em que a IMAGEM é quase tudo:
Ela ocupa 90 e tal % da comunicação contemporânea e possui a fantástica característica de ser o nosso “cartão de visita” e a nossa primeira impressão, como pessoas e como sociedade.

11 Imagem A IMAGEM permite a uma organização distinguir-se das restantes de forma original à medida que proporciona experiências unícas e posiciona na mente dos seus públicos um conceito singular que lhes permite estabelecer a diferença entre as demais, até mesmo quando os seus produtos/serviços são similares.

12 Comunicação Não é só os produtos/serviços que cada empresa possui por si só, mas a relação que a imagem, determinada pelos actos e discursos assumidos pela própria empresa, possui com todo o universo que gira à sua volta, ou seja o relaciomento com a sociedade, ou num sentido mais restrito, com os seus públicos.

13 Produto/Serviço O que cada empresa possui por si só, o que a destaca, o que a diferencia. Serviço – não é só a capacidade de gerir a expectativa do cliente. Pequenos pormenores podem deitar tudo a perder São preocupações recentes mas que fazem parte da nossa história Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

14 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Voltemos um pouco no tempo... ...falemos da nossa Gastronomia, da nossa Restauração Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

15 Tal como a natureza que se descobre nas características de cada ilha,
O arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica em pleno Atlântico, foi desde o seu povoamento no séc. XV influênciado por contactos externos. A plataforma de escala de todas as caravelas que cruzaram o oceano de e em direcção à Índia; A insularidade não signfica isolamento, e de facto, os Açores foram a primeira Região do País a ter o previlégio de entrar em contacto com as primeiras novidades e estabelecer as primeiras trocas comerciais, a receber o ouro e a prata da América, a sentir o aroma das especiarias do oriente; A riqueza da gastronomia tradicional (em paladar e condimentos) é o reflexo desta abertura para um mundo de sabores; Tal como a natureza que se descobre nas características de cada ilha, assim também se adivinha a tradição gastronómica das nossas ilhas, cada qual com as suas especificidades e tradições.

16 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Produtos Açorianos Os Açores são conhecidos pela grande variedade de produtos de grande qualidade desde a carne, passando pelo seu leite e derivados, como o queijo, destacando-se o seu pescado fresco, de alta qualidade, de saber único, altamente saudável, nutritivo e que cativa todos os que têm oportunidade de o saborear. Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

17 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Valorização do Pescado dos Açores Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

18 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Valorização do Pescado dos Açores Utilização e dignificação deste produto Valorizando o pescado nas ementas da restauração, bem como de outros produtos regionais Nova imagem, novos sabores, novas texturas sem nunca comprometer a sua alta qualidade. Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

19 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Valorização do Pescado dos Açores Com a finalidade de criar mais rendimento Guia do Consumidor dos Peixes Açorianos Atividades de valorização como ex: a pesca turismo Roteiros Gastronómicos Concursos Gastronómicos Havendo, cada vez mais, uma maior procura deste tipo de produto. Criando-se assim novas linhas de expansão em novos mercados. Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

20 Há que continuar a promover a Gastronomia e a dignificá-la
COMO? - Preservando e divulgando o acervo gastronómico da Região; - Fomentando a criação de novas receitas confeccionadas com produtos tradicionais; - Sensibilizando os empresários do sector das vantagens de incluirem nas suas receitas de cozinha tradicional a utilização de produtos tradicionais de qualidade; - Investirem na melhoria dos seus estabelecimentos; - Promoverem a formação de pessoal. Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

21 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Gastronomia constitui um produto turístico por excelência, e, nos Açores, assume um papel cada vez mais importante neste sector em franca expansão, e é cada vez mais motivo de deslocação de turistas, pelo que se pretende promover e divulgar a componente gastronómica da oferta turística com valorização dos pacotes turísticos tradicionais e contribuir para o enriquecimento da imagem dos Açores no mercado nacional e internacional; Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

22 Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.
Reconhecemos na Gastronomia uma componente imprescindível de atracção turística da nossa Região, tendo havido um esforço na preservação da sua autenticidade, conferindo-lhe a visibilidade como elemento dinamizador do Turismo. Exemplo disso são as ações promovidas pelo Governo Regional, como a parceria com a AHRESP na implementação do Programa Seleção na Região. Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

23 Trabalho Continuo e em conjunto com todos os agentes do setor.
Foto: João Melo – Direcção Regional do Ambiente.

24 QUE CAMINHO….

25 TENDO ORGULHO NO QUE FAZEMOS
Valorizar o nosso destino turistico … … pela restauração ... pela inovação e sofisticação ...pelo serviço/produto (pescado) … Como é que o fazêmos? Preservando e divulgando Inovando Tendo a sensibilidade de utilizar os nossos produtos Investindo na melhoria dos nossos estabelecimentos Promovendo a formação dos nossos activos DIGNIFICAR E MELHORAR O NOSSO SERVIÇO TENDO ORGULHO NO QUE FAZEMOS

26 O Sucesso do Turismo passa por aqui e com a colaboração de todos
O Sucesso do Turismo passa por aqui e com a colaboração de todos. Obrigada pela Vossa Atenção


Carregar ppt "SEMINÁRIO VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES Turismo e Gastronomia Pescado Embaixador dos Açores 7 e 8 Maio‘12 – Portas do Mar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google