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Computação Gráfica: Recorte Prof. Rafael Vieira

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica: Recorte Prof. Rafael Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica: Recorte Prof. Rafael Vieira
THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

2 Problema do Recorte O problema do Recorte pode ser divido em três partes: Classificação Intersecção Estruturação

3 Problema do Recorte

4 Classificação Determina a que região do espaço ou superfície um ponto perntence. Isso pode ser feito pela implementação dos operadores relacionais de conjunto.

5 Exemplo de construção com CSG
Classificação Implementando os operadores relacionais é possível inclusive realizar modelagem, chamada de Constructive Solid Geometry. Exemplo de construção com CSG

6 Exemplo de teste de Intersecção
Interseção Consiste em calcular precisamente pontos, segmentos, ou faces para subdividir faces ou volumes de interseção. O cálculo da Intersecção é bem mais caro que o da classificação e deve ser evitado quando possível. Exemplo de teste de Intersecção

7 Uso Bounding Boxes (AABB, PCA)
Interseção Intersecção tem inúmeras aplicações, sendo as duas mais comuns testes de Colisão, e Raytracing. Se a posição exata do contato não é relevante, só um teste de classificação é o suficiente para verificar colisão. Raytracing Uso Bounding Boxes (AABB, PCA)

8 Metal Gear Solid Rising, 2013
Estruturação Uma vez que a classificação e a intersecção tenham sido calculadas, pode ser necessário calcular a nova topologia dos pedaços obtidos. Fruit Ninja, 2010 Metal Gear Solid Rising, 2013 Veja Filme

9 Simulação de Cirurgias
Estruturação O cálculo pode ser aproximado, porém dependendo da aplicação pode-se exigir resultados mais precisos. Simulação de Cirurgias

10 Subdivisão Espacial Hierárquica
Criar uma hierarquia de modo que esta subdivida o espaço aumenta a velocidade dos testes anteriores bem como facilita a construção de estruturas. Lembre-se de Octrees, e Marching Cubes.

11 De que lado um ponto está?
Dado um ponto Q qualquer, um hiperplano H que subdividide uma região R qualquer: Encontra-se normal N da seção que define o hiperplano H de subdivisão. Escolhe-se um ponto qualquer P que pertence ao hiperplano Calcula-se <N, P-Q> Valor negativo: Q está dentro de R (oposto a normal) Valor nulo: Q pertence a H (fronteira) Valor positivio: Q está fora de R (sentido da normal).

12 Separating Axis Theorem (SAT)
Ente dois objetos convexos que não se interceptam no espaço existe um hiperplano que divide este espaço em duas regiões distintas.

13 Exercícios Exercícios 2, 4, 5, 6, e 8. pp. 398 e 399.
Fundamentos da Computação Gráfica (3° Edição) Autores: Jonas Gomes & Luís Velho. Editora: IMPA. Ano: 2015. ISBN:

14 Fim


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