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Metais no organismo humano

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Apresentação em tema: "Metais no organismo humano"— Transcrição da apresentação:

1 Metais no organismo humano
Escola Secundária Caldas das Taipas Metais no organismo humano Metais essenciais e metais tóxicos

2 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais no organismo Importância extrema no equilíbrio do nosso corpo Outros Metais Água O constituinte base do nosso organismo é a água, correspondendo a um intervalo entre sessenta e setenta e cinco por cento (60-75%); no entanto, cinco a seis por cento(5-6%) do nosso organismo é constituído por metais. Apesar da percentagem equivaler a um valor reduzido, os iões metálicos têm um papel de extrema importância no equilíbrio do corpo humano. Química 12º ano

3 Escola Secundária Caldas das Taipas
Principais metais presentes no organismo humano Fontes alimentícias Cálcio Laticínios Sódio Carnes, peixes e manteiga Potássio Carnes, peixes, vegetais e frutos secos Magnésio Frutos secos, cereais e vegetais Ferro Carnes, fígado, coração, rins, ovos e cereais Cobre Frutos do mar e frutos secos Cobalto Ervilhas e leguminosas Zinco Carnes, queijos e gema de ovo Manganês Cereais, frutos secos, café e farinha Crómio Carne de boi e fígado Molibdénio Trigo, cevada, aveia e fígado bovino Níquel Espinafres e frutos secos É frequente dizer às crianças para beber leite para que um dia possam ser muito grandes e isso justifica-se com o facto de uma das mais importantes fontes alimentícias de cálcio (imprescindível para a nossa saúde óssea) ser o leite. A nossa necessidade básica ao nível dos metais pode ser providenciada por uma alimentação variada, de forma que não seja necessário ter preocupações com a falta ou excesso dos elementos metálicos no nosso organismo. Por esta razão, salientamos de seguida as fontes alimentícias dos principais metais presentes no corpo humano: Química 12º ano

4 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais no organismo A absorção/retenção dos elementos metálicos pelo nosso corpo depende: Características físico-químicas da substância; Composição dos alimentos ingeridos; Estado nutricional do indivíduo; Fatores genéticos do indivíduo. As quantidades de complexos metálicos absorvidas e acumuladas pelo nosso organismo influenciam a nossa qualidade de vida, quer positivamente, quer negativamente; por esta mesma razão, decidimos que seria importante mencionar os aspetos que fazem variar as quantidades de elementos metálicos absorvidas e retidas pelo nosso corpo – são eles: as características físico-químicas da substância, a composição dos alimentos ingeridos, o estado nutricional do indivíduo e os fatores genéticos a que este se encontra exposto. Química 12º ano

5 Química 12º ano

6 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Quadro 2: doenças e perturbações resultantes da deficiência e do excesso de alguns elementos essenciais Elemento Necessidade diária Doença ou perturbação Deficiência Excesso Cálcio (Ca) 1g Enfraquecimento dos ossos; excitabilidade neuromuscular. Formação dos ossos e dentes e calcificação das cartilagens; coagulação do sangue. Flúor (F) 2mg Cárie dentária Fluorose Ferro (Fe) 15mg Anemia; fadiga Hemocromatose; hemossiderose; hemorragias; necrose do estômago e mucosa intestinal; falhas cardíacas e colapso circulatório Potássio (K) 4g Atrofia muscular; fadiga Fósforo (P) 1,3g Dificuldade no desenvolvimento dos ossos; fadiga mental Cobre (Cu) Variável Anemia, ataxia, pigmentação deficiente Doença de Wilson, necrose hepática, cirrose, crises hemolíticas Química 12º ano

7 Classificação dos Metais:
Escola Secundária Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Classificação dos Metais: Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio. Micro-contaminantes ambientais: arsénio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio. Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel. Os elementos essenciais são metais necessários no organismo, que nas devidas concentrações permite a realização de um conjunto de funções. Os metais micro-contaminantes ambientais são também conhecidos como metais pesados. Todas as formas de vida, desde as bactérias até mesmo o ser humano, são afetadas pela presença em abundância destes metais. Como exemplo de metais micro-contaminantes ambiente temos: arsénio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio. Os metais micro-contaminantes que são simultaneamente elementos essenciais formam um conjunto de metais que constituem as duas classificações acima referidas. São exemplos de metais deste grupo o crómio, o zinco, o ferro, o cobalto, o manganês e o níquel. Química 12º ano

8 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais no organismo Cálcio Sódio Potássio Ferro Magnésio Zinco Cobre Manganês Molibdénio Selénio Mercúrio Chumbo Cádmio Arsénio Crómio Bário Metais Essenciais Metais Tóxicos Pelo facto de haver uma ambivalência na importância dos metais, torna-se importante e interessante o estudo destes no nosso corpo. A ausência ou o excesso deles no nosso organismo pode ser prejudicial; por esta razão, os metais dividem-se em essenciais e tóxicos. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais essenciais Conjunto de metais que promove as funções essenciais à nossa sobrevivência; A sua ausência implica sérias doenças; O seu excesso traz alguns riscos. Tal como o nome indica, este conjunto de metais promove as funções essenciais à nossa sobrevivência, sendo que estes são necessários em grandes quantidades. A sua ausência na nossa alimentação implicará sérias doenças ao nível dos órgãos vitais e do crescimento. Passaremos a explicitar as funções de alguns dos metais essenciais no nosso corpo Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Cálcio (Ca) Constituinte ósseo; Metabolismo nas contrações musculares (particularmente no funcionamento do músculo cardíaco). Noventa por cento (90%) do cálcio encontra-se armazenado nos ossos, desta forma, é um componente vital para a constituição óssea, encontrando-se também no esmalte dos dentes. Possui também uma importante função metabólica nas contrações musculares, particularmente no funcionamento do músculo cardíaco – função esta que é partilhada com o sódio (Na) e o potássio (K). A deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, na qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Sódio (Na) Estimulador dos músculos fibrosos; Estimulador da transmissão nervosa; Síntese de proteínas e glícidos; Desenvolvimento da massa corporal; Hipertensão; Distúrbios cardíacos. Revelando uma importante função ao nível dos estímulos dos músculos fibrosos e da transmissão nervosa, o sódio (Na) é necessário ao funcionamento dos sistemas enzimáticos. Por esta razão, a falta de sódio promove a redução da síntese das proteínas e dos glícidos e uma desordem no desenvolvimento da massa corporal. Por sua vez, o seu excesso causa problemas de hipertensão e distúrbios cardíacos. Química 12º ano

12 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Potássio (K) Estimulador dos músculos fibrosos; Estimulador da transmissão nervosa. A sua falta revela-se através de : fraqueza muscular; desorientação; fadiga. É importante para o bom funcionamento dos nervos e dos músculos (tal como o sódio, o cálcio e o magnésio). Uma proporção semelhante de iões sódio e potássio leva à coordenação entre o sistema nervoso e o sistema motor A falta de potássio revela-se, fisicamente, através da fraqueza muscular, desorientação e fadiga. Química 12º ano

13 Bomba de sódio e potássio
Escola Secundária Caldas das Taipas Bomba de sódio e potássio Mantém o potencial elétrico da célula, já que esta necessita de uma elevada concentração de K+ e uma baixa concentração de Na+. Bomba de sódio e potássio que possui a função de manter o potencial elétrico da célula, já que esta necessita de uma elevada concentração de iões de potássio (K+) e uma baixa concentração de iões de sódio (Na+). Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Ferro (Fe) Constituinte da hemoglobina; Constituinte da mioglobina; Constituinte de um grande nº de enzimas; Sendo o constituinte principal da hemoglobina, da mioglobina (proteína envolvida no transporte de oxigénio, não realizando o transporte de oxigénio da mesma forma que a hemoglobina) e de um grande número de enzimas, este metal encontra-se armazenado nos tecidos do corpo, para que possa ser fornecido em quantidades adequadas. A deficiência de ferro resulta na insuficiente produção de hemoglobina, o que leva à anemia. A sua falta revela-se através de : anemia Química 12º ano

15 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Anemia, que é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea por deficiência de ferro. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigénio dos pulmões para o conjunto de células; Sintomas: fadiga, palidez, sonolência, tonturas, taquicardia, dispnéia. Causas: genéticas, defeitos nas membranas das hemácias, defeitos enzimáticos, causas hemorrágicas ou nutricionais (deficiência de ferro origina a anemia ferrogénica, que é o mais comum) Química 12º ano

16 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 O mito do Espinafre Começou com um erro de datilografia em 1870; Reinvestigação em 1937; 1929 Popeye nas histórias de banda- desenhada; 1933 Popeye surgiu em desenhos animados. O mito do espinafre começou com uma confusão há muito tempo, em 1870, envolvendo um pesquisador americano, o Dr. E. Von Wolf. Um artigo publicado por ele saiu com um erro de datilografia: faltou uma vírgula no número que indicava a quantidade de ferro do espinafre. O resultado final leva qualquer pessoa em erro relativamente à quantidade de ferro no dito vegetal. O ferro é um mineral importante para o organismo humano e a falta dele provoca anemia, uma doença que geralmente deixa a pessoa sem fome, cansada, pálida, sem disposição para o trabalho e com dificuldade para aprender. Somente em 1937, químicos alemães decidiram reinvestigar o milagroso vegetal e corrigiram o erro. Mas Popeye já estava por aí, propagando o mito do espinafre. A personagem surgiu em 1929 nas histórias de bandas desenhadas, e em 1933 surgiu nos desenhos animados. Além de o espinafre não ter tanto ferro quanto se acreditava, hoje, também se sabe que o ferro presente nos vegetais não é muito bem absorvido pelo organismo. Por causa disso, as melhores fontes desse mineral não são o feijão, a beterraba e o espinafre, como muita gente pensa, mas as carnes, principalmente vísceras, como fígado, rim e coração. No caso específico do espinafre, ele possui ainda uma substância chamada ácido oxálico, que impede a absorção do ferro, fazendo com que ele seja eliminado nas fezes. Em grande quantidade, no entanto, o espinafre pode ter até efeitos tóxicos, principalmente, quando consumido com alimentos ricos em cálcio. Em 1951, nos Estados Unidos da América, crianças recém-nascidas morreram ao tomar leite batido com espinafre. O objetivo era enriquecer a bebida com ferro. Para aproveitar melhor os nutrientes do espinafre, consuma-o cru ou apenas cozido no vapor.” Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Magnésio (Mg) Permite o funcionamento de diversos sistemas enzimáticos; Estimulador dos músculos; Estimulador da transmissão nervosa. Este metal revela-se importante para o bom funcionamento de diversos sistemas enzimáticos, estando envolvido na transferência de fosfato e atuando na contractilidade muscular e transmissão nervosa (tal como o cálcio). Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Zinco (Zn) Antioxidante; Proteção do sistema imunológico; Estimulação da absorção de vitaminas; Constituinte de um grande nº de enzimas; Regeneração dos tecidos feridos. Sendo um antioxidante tem como principais funções proteger o sistema imunológico e estimular a absorção de vitaminas (como a vitamina A). É um constituinte de cerca de 300 enzimas envolvidas em imensas funções do corpo, incluindo as enzimas envolvidas na expressão genética. É também muito importante para a regeneração dos tecidos feridos. O défice deste metal provoca retardamento no crescimento e desenvolvimento normais de crianças, maioritariamente. Química 12º ano

19 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Cobre (Cu) Formação de hemoglobina; Ativação de vitaminas. Este metal participa, tal como o ferro e o cobalto, na formação de hemoglobina e na ativação de certas vitaminas (como a vitamina C). Surge coordenado em diversas proteínas e complexos enzimáticos e é armazenado no fígado. A deficiência de cobre provoca, para além de outras complicações, o aparecimento de artrites (Fig.4). A sua falta revela-se através de: artrites. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Cobalto (Co) Formação de hemoglobina. Em conjunto com o ferro e o cobre, tem um papel importante na formação da hemoglobina do sangue. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Molibdénio (Mo) Permite o funcionamento de diversos sistemas enzimáticos . É importante para o funcionamento de diversas enzimas. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Manganês (Mn) Permite o funcionamento de diversos sistemas enzimáticos e vitamínicos; Em concentrações elevadas, causa: problemas respiratórios; efeitos neurotóxicos. É importante para o bom funcionamento dos sistemas enzimáticos/vitamínicos e para o metabolismo dos hidratos de carbono. Este metal ativa diversos sistemas enzimáticos e é um componente essencial de duas enzimas mitocondriais. No entanto, em concentrações elevadas, causa problemas respiratórios e efeitos neurotóxicos. Como se pode verificar:este é um metal essencial com alguns limites já que provoca graves problemas em concentrações elevadas.... Digamos que etse é um dos metais que se podem enquadrar num conjunto de elementos metálicos denominado elementos vestigiais – já que é necessário em pequenas quantidades (confrontar com pagina 108 manual em caso de dúvidas) Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Essenciais Selénio (Se) Retarda o envelhecimento; Melhoria do fornecimento de oxigénio ao coração; Elasticidade dos tecidos. É um componente de uma enzima importante na ação antioxidante de vitamina E, retardando o envelhecimento. Contribui para um melhor fornecimento de oxigénio ao coração e para a elasticidade dos tecidos. É um elemento vestigial tal como o manganês Química 12º ano

24 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais tóxicos Conjunto de metais que não possui características benéficas nem essenciais para o organismo; Elevadas concentrações podem até mesmo levar à morte! Em oposição aos metais essenciais, estes metais, também conhecidos por metais pesados, não são necessários aos organismos vivos; sendo que, a manifestação dos efeitos tóxicos está principalmente associada à dose ingerida. Por esta razão, é que se diz que todos os elementos químicos são tóxicos, mesmo os ditos essenciais, já que a toxicidade está dependente da respetiva dose, do estado e da forma como são ingeridos e variando o seu efeito de espécie para espécie. Uma medida de calcular a toxicidade de uma substância é a dose letal, DL50, dose de um produto que mata 50% de uma população testada. A dose letal é normalmente expressa em mg de produto químico por kg de massa corporal. Química 12º ano

25 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Mercúrio (Hg) Lesões nos órgãos do sistema cardiovascular; Lesões nos órgãos do sistema nervoso central; Lesões renais; Lesões urogenitais; Lesões endócrinas. Este metal provoca lesões nos órgãos do sistema cardiovascular e no sistema nervoso central (promovendo a perda da coordenação dos movimentos, a dificuldade de falar, comer e ouvir). Também é responsável por lesões renais, urogenitais e endócrinas. De forma resumida, os sintomas de exposição ao mercúrio são: febre, calafrios, cefaleia (durante algumas horas), diarreia, dispneia, diminuição da visão e cãibras. Concentrações elevadas de mercúrio podem levar a edema pulmonar, disfunções renais, alterações psicológicas (instabilidade emocional), perda de memória e, em casos mais graves, à morte. Química 12º ano

26 “A doença do chapeleiro maluco”
Escola Secundária Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 “A doença do chapeleiro maluco” A exposição frequente ao vapor de mercúrio causa a "doença do chapeleiro maluco". Na figura acima ilustrada é possível identificar uma personagem da Inglaterra vitoriana descrita no famoso livro de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas. Na Inglaterra dessa época, os chapéus eram tratados no vapor de mercúrio metálico para atender aos “requisitos de elegância”. Com anos de exposição ao vapor, os chapeleiros desenvolviam uma forma clínica de mercurialismo caracterizada por exuberante sintomatologia neurológica. Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol Química 12º ano

27 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Relato de Casos de Intoxicação por Mercúrio (hidrargirismo) Minemata-Japão - Um Caso Clássico Um caso clássico de intoxicação por mercúrio ocorreu em 1953 na cidade de Minamata, no Japão, quando 79 pessoas morreram em consequência da intoxicação por mercúrio. Minamata é uma região de pesca e a maioria dos doentes vivia dessa atividade, consumindo peixes regularmente. Com o passar do tempo começaram a sentir sintomas como perda de visão, descoordenação motora e muscular. Mais tarde descobriu-se que as deficiências eram causadas pela destruição dos tecidos do cérebro, em razão da contaminação por mercúrio. Até então não se sabia de que maneira a contaminação havia ocorrido. Esse mistério só veio a ter solução três anos mais tarde, quando as autoridades japonesas descobriram que uma indústria local utilizava um composto de mercúrio, que ao atingir a baia de Minamata, incorporava-se a cadeia alimentar dos peixes. Os compostos orgânicos presentes na carne dos peixes, causava doenças às pessoas que a consumiam. Química 12º ano

28 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Chumbo (Pb) Alterações neurológicas; Alterações renais; Invalidez total e irreversível; Problemas respiratórios; Alterações no desenvolvimento cerebral das crianças; Formação de depósitos. É responsável pelas alterações no sangue e na urina (alterações neurológicas e gastrointestinais e renais, respetivamente), invalidez total e irreversível (problemas ao nível da medula), problemas respiratórios, graves alterações no desenvolvimento cerebral das crianças e formação de depósitos nos ossos, músculos, nervos e rins (induzindo estados de agitação, epilepsia, perda da capacidade intelectual, anemia, dores de cabeça, convulsões, delírios e tremores musculares). Concentrações elevadas de chumbo podem levar à morte. A contaminação por chumbo deve-se à eliminação de resíduos industriais que entrando em contacto com dados ecossistemas, entram nas cadeias alimentares e alcançam a saúde do Homem. Química 12º ano

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Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Cádmio (Cd) Alterações no sistema nervoso central; Alterações no sistema respiratório; Alterações renais. Este metal provoca alterações no sistema nervoso central e no sistema respiratório, ocasionando edemas pulmonares, cancro do pulmão e irritações no trato respiratório. De forma semelhante ao mercúrio, afeta o sistema nervoso e os rins. Provoca também a perda do olfato, a redução da produção de glóbulos vermelhos e a remoção do cálcio dos ossos. Algumas das fontes de contaminação de cádmio são a agricultura (utilização de fertilizantes fosfatados), a fabricação de cimento, a queima de combustíveos fósseis e lixo urbano e a fabricação de pilhas e baterias. Química 12º ano

30 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Arsénio (As) Alterações no sistema digestivo; Alterações no sistema respiratório; Alterações no sistema cardiovascular; Alterações no sistema nervoso. Este metal atinge facilmente os sistemas respiratório (irritação com danos nas mucosas nasais, laringe e brônquios; tosse crónica), digestivo, nervoso e cardiovascular; implicando sérios problemas para a vitalidades dos órgãos associados a estes sistemas. Concentrações elevadas de arsénio podem levar à morte. Química 12º ano

31 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Crómio (Cr) Irritação na pele; Alergias; Cancro. Este metal provoca irritação na pele e, em doses mais elevadas, alergias e cancro. Química 12º ano

32 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Metais Tóxicos Bário (Ba) É utilizado na Medicina como contraste Se efetuarmos a dissolução dos compostos de bário, formamos compostos extremamente venenosos, é o exemplo do sulfureto de bário que dissolvido em água provoca a morte – mas, ATENÇÃO! – não confundir sulfureto de bário com sulfato de bário, que pode ser usado em Medicina, por via oral, como contraste porque não se dissolve e pode ser eliminado rapidamente pelo trato digestivo. Enema opaco – é uma radiografia muito útil na identificação da obstrução dos canais digestivos. O contraste é feito com uma substância opaca para o Raio-X, o sulfato de bário. Química 12º ano

33 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Intoxicação aguda Aspeto cinza escuro na boca e faringe; Diarreia grave ou sanguinolenta; Queda dos dentes e ou dentes frouxos; Pode causar até morte rápida (1 ou 2 dias); Sangramento nas gengivas; Sabor metálico na boca; Vómitos (podem ser até sanguinolentos). Intoxicação crónica Transtornos digestivos; Transtornos nervosos; Salivação; Mau hálito; Hipertensão; Anemia. Química 12º ano

34 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Os exames para a avaliação da quantidade dos metais tóxicos no organismo podem ser feitos a partir: Urina Cabelo Sangue No sangue será avaliada a quantidade resultante da absorção e excreção, após a exposição. Na urina será avaliado a excreção. No cabelo será avaliado o que o organismo está realmente retendo nas células e por isso mesmo a quantidade real de toxicidade no organismo Química 12º ano

35 Escola Secundária Caldas das Taipas
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Em resumo ... Sensibilização para a importância dos metais no metabolismo humano; Alerta para os riscos de um consumo exagerado de alguns desses metais benéficos e da exposição aos metais tóxicos. Como foi possível verificar ao longo da explicitação de cada metal enunciado anteriormente, há uma série de elementos metálicos que possuem, simultâneamente, características essenciais e tóxicas, são exemplos: o crómio, o zinco, o ferro, o cobalto, o selénio, o manganês e o níquel. As expectativas que possuíamos no início deste trabalho foram alcançadas, na medida que ao assimilar todo o conteúdo programático estudado, conseguimos “atravessar uma das muitas pontes” entre a Química e a Saúde – algo que poderá ser muito importante para um futuro próximo! No final da execução deste trabalho ficamos sensibilizadas com a importância dos metais no metabolismo humano, mas também ficamos alertadas para os riscos de um consumo exagerado de alguns desse metais benéficos e da exposição aos metais tóxicos. Por esta razão, finalizamos o nosso trabalho com um conselho: sejam cuidadosos com o vosso estilo de vida (especialmente, ao nível da alimentação) pois ele definirá o vosso estado de saúde aliado à necessidade biológica dos metais para o vosso organismo. SIMÕES, Teresa; QUEIRÓS, Mª Alexandra; SIMÕES, Mª Otilde (2011). Química em contexto. Porto Editora. Porto. Química 12º ano

36 12ºC 2011/2012 Professora Luísa Esperança
Escola Secundária de Caldas das Taipas 2011/2012 Professora Luísa Esperança 12ºC Química 12º ano


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