A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília
Profª. Júlia Venâncio

2 Articuladores Textuais
Júlia Venâncio

3 Articuladores Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto. Eles relacionam segmentos textuais de qualquer extensão (períodos, parágrafos, sequências textuais ou porções maiores do texto).

4 Os articuladores contribuem na construção do texto com três funções:
cognitiva, por guiarem o interlocutor no percurso interpretativo do texto; enunciativa, por remeterem ao próprio evento da enunciação; argumentativa, por apontarem a orientação argumentativa do texto.

5 Coesão interna e coesão externa
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Esse texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Entretanto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Diante desse cenário, texto texto texto texto texto texto texto texto texto o texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Embora, textotexto texto texto texto texto, isso texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Outro fato a ser citado texto texto texto texto texto texto texto texto texto o texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Assim, texto texto texto texto texto texto, ela texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Embora texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Portanto, texto texto texto texto texto texto além disso, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto, a fim de que texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

6 Marcadores metadiscursivos
Atribuem um ponto de vista a partes do texto, servindo para o locutor comentar a formulação do enunciado ou a própria enunciação. Eles podem ser subdivididos em: (1) modalizadores, que são usados para o locutor se posicionar diante do que diz: certamente, evidentemente, aparentemente, obrigatoriamente, sem dúvida, (in)felizmente, lamentavelmente, talvez...

7 Marcadores metadiscursivos
(2) articuladores metaformulativos, que são usados quando o locutor faz reflexões sobre a forma como empregou termos ou palavras em seu texto, ou sobre a função de um segmento em relação a um anterior: mais precisamente, sobretudo, isto é, quer dizer, na verdade, quanto a, em relação a, a respeito de, a título de esclarecimento...

8 O terceiro tipo de articuladores são os conectores, que encadeiam as diferentes partes do texto, expressando uma relação entre elementos linguísticos ou contextuais. . Os mais conhecidos são: porque, pois, uma vez que, já que, devido a, se, logo, então, portanto, de modo que, assim, a fim de; mas, porém, entretanto, embora, apesar de, mesmo que, ainda que; ou seja, ou melhor, enfim, finalmente.

9 Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Esse texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto, porque texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Em primeiro lugar, texto texto texto texto texto texto texto texto texto o texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Embora, texto texto texto texto texto texto, isso texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Um segundo ponto importante, texto texto texto texto texto texto texto texto texto o texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Assim, texto texto texto texto texto texto, ela texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Entretanto, texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Portanto, é necessário que texto texto texto texto texto texto texto . Além disso texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto, para que texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

10 Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google