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9 PIC-LEB: Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes

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Apresentação em tema: "9 PIC-LEB: Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes"— Transcrição da apresentação:

1 9 PIC-LEB: Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes
Causas, processos e primeiros passos Maria Helena Araújo e Sá & Rui Neves Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro Apresentação do PIC-LEB O Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes – Licenciatura em Educação Básica (PIC-LEB, é uma iniciativa conjunta do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP), lançada em 2017/2018. Pretende-se, através da integração de estudantes da Licenciatura em Educação Básica (LEB) em equipas e projetos de investigação: Promover contextos de articulação entre formação e investigação na área da Educação; Iniciar, ou reforçar, a formação científica através do desenvolvimento de competências de investigação; Estimular o interesse pela atividade científica na área da investigação e a compreensão do papel da investigação na vida profissional; Contribuir para a tomada de decisão sobre o percurso profissional, em particular relativamente à continuação dos estudos para o 2.º e 3.º ciclos. Certificação Certificado atestando a realização das atividades e a sua duração, assinado pelo/a Supervisor/a, pela Direção do DEP e pela Coordenação do CIDTFF; Suplemento ao Diploma do estudante (para experiências com duração igual ou superior a 27h). Implementação da 1.ª edição do PIC-LEB O processo de implementação do PIC-LEB seguiu as seguintes etapas: Competências alvo As competências visadas no elenco de atividades propostas aos estudantes, no quadro dos projetos que acolheram a iniciativa (ver Fig. 2), foram as seguintes: Recolha de dados (entrevistas, questionários, diálogos, narrativas, fichas de atividades e de avaliação, vídeos e outros recursos digitais, etc.); Tratamento de dados (transcrição, análise categorial, etc.); Programação; Desenvolvimento de: recursos para a formação de professores, ferramentas de avaliação, recursos didáticos, bibliografias temáticas, guiões; Dinamização de ateliers; Atividade como monitores. Projetos e resultados das candidaturas Concorreram seis alunos a quatro projetos/experiências de investigação de um total de oito propostos (Fig. 2). Desafios e próximas etapas Neste momento de desenvolvimento do projeto, consideramos que a adesão dos estudantes poderia ser mais expressiva, pelo que, numa primeira etapa, importa equacionar formas de divulgação mais eficazes. Por outro lado, é necessário avaliar a primeira edição, tendo em vista a sua replicação e ampliação a outros cursos, incluindo: as expetativas cruzadas dos investigadores proponentes e dos estudantes que se candidataram; a perceção do valor formativo da experiência; as razões subjacentes à participação e não participação; sugestões de melhoria. 1 Convite aos investigadores do CIDTFF para apresentação de propostas, contemplando: nome do IR; nome do projeto; descrição das atividades a desenvolver; n.º de vagas; local e duração da experiência. 2 Construção do edital do concurso. 3 Estratégia concertada de divulgação juntos dos alunos da LEB (secretaria, diretor de curso e professores, posters e flyers, redes sociais, etc.). Projeto N.º de candidatos INTERWRITING 1 Imagens e Práticas de Educação Física no 1º CEB 3 EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências (edupark.web.ua.pt/) 2 Ateliers linguísticos do LALE ( Sensibilização à diversidade linguística e cultural: desenvolvimento de recursos didáticos O inglês no 1.º CEB: discursos e práticas TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities BIRD - The construction of the sense of espace vecu in the European Children’s literature in the second half of the 20th century. An historical and comparative international survey. 4 As candidaturas implicavam o envio dos seguintes elementos: formulário, CV e histórico de notas do PACO. Era possível concorrer a mais do que uma experiência de investigação. 5 Receção e análise das candidaturas e divulgação dos resultados. Fig.1 Processo de implementação do PIC-LEB Fig.2 Projetos e resultados das candidaturas Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013. 9 A UC Estágio da Licenciatura em Biologia Paulo Silveira Enhancing Language Learner Motivation through Content Specificity and Research Margaret Gomes | Tim Oswald PIC-LEB: Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes – Causas, processos e primeiros passos Maria Helena Araújo e Sá | Rui Neves As vertentes da interação dos alunos do 1.º ciclo com atividades de investigação científica no Departamento de Quimica Rosário Domingues | Tito Trindade


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