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OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS

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Apresentação em tema: "OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS"— Transcrição da apresentação:

1 OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
4º período

2 Logística Verde: conceito
A logística verde estuda meios de planejar e diminuir impactos ambientais da logística comum. O principal objetivo da logística verde é coordenar as atividades dentro de uma cadeia de suprimentos de tal forma que as necessidades dos beneficiários sejam atendidas com o “menor custo” para o meio ambiente.

3 Os elementos que integram uma logística verde

4 Logística Verde Objetivos: Reduzir emissões de poluentes atmosféricos;
Reduzir o consumo de energia; Reduzir o consumo de recursos naturais; Reduzir a produção de resíduos; Otimizar a exploração de recursos.

5 Práticas em Logística Verde

6 Logística Verde Dentre as práticas utilizadas na logística para alcançar os objetivos citados anteriormente, as mais comuns são: Embarques consolidados (aproveitando o limite de carregamento do veículo – em peso ou em volume); Descarte responsável do lixo; Compra de produtos ecológicos; Redução do consumo de energia; Adoção de métodos de transporte mais limpos (com menos emissão de poluentes – do ar, da água e do solo – e consumo de recursos naturais); Utilização de embalagens recicláveis.

7 Logística Verde É possível observar que as práticas de Logística Verde podem reduzir os efeitos negativos da atividade logística no meio ambiente a partir de diversas frentes de atuação que vão desde a exploração da matéria prima, passando pelo transporte, a produção do produto e seu uso, indo até o seu descarte. O transporte pode ser considerado uma frente importante de atuação para reduzir os impactos ambientais na atividade logística tendo em vista que consome 80% de todo o combustível fóssil do mundo. Neste sentido, a prática do Ecodriving é considerada benéfica.

8 EcoDriving (Direção Verde)
Conceito: É um termo que está direcionado a união das técnicas de direção econômica, ambiental e segura, com o objetivo de diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa (ex: CO2), desta forma gerando eficiência operacional. A aplicação das técnicas da direção sustentável em veículos de qualquer porte e função pode levar a obtenção de aumento da eficiência de combustível de até 25%.

9 EcoDriving (Direção Verde)
Características: Ecodriving é caracterizado pela tomada de decisões estratégicas (seleção veicular e manutenção), decisões táticas (seleção de rota e peso do veículo) e decisões operacionais (comportamento do motorista) que melhoram a economia de combustível na operação do veículo; Envolve a manutenção preventiva e o comportamento do motorista ao conduzir o veículo; Envolve as práticas de condução do veículo que levam ao consumo reduzido de combustível e consequentemente há uma redução da emissão de gases de efeito estufa.

10 EcoDriving (Direção Verde)
Os benefícios do Eco-driving (direção sustentável) estão presentes em 3 eixos: econômico, ambiental e de segurança. No âmbito econômico, a aplicação de técnicas de direção sustentável pode gerar maior eficiência quanto a custos operacionais relativos a consumo de combustível e maior preservação das condições do veículo (pneus, motor e outros componentes). Os benefícios ambientais ocorrem na preservação da qualidade das condições atmosférica, com menor emissão de poluentes no ar. O aspecto de segurança faz referência aos reflexos das técnicas de direção sustentável na segurança do motorista e de terceiros, com o foco em evitar acidentes e fatalidades.

11 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Existem algumas opções para redução de emissão de gases poluentes pelo setor de transporte. Considerando o transporte rodoviário, algumas das soluções identificadas são: Uso de combustíveis de baixo carbono ou de outras fontes de energia; Veículos mais eficientes, por meio da introdução de tecnologias inovadoras; Por meio de soluções relacionadas ao conceito de ecodriving.

12 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Uso de combustíveis de baixo carbono ou de outras fontes de energia Sugere-se o uso de etanol, biodiesel ou veículos elétricos, pois são as fontes de energia com menores taxas de emissão líquida de carbono, comparadas com os combustíveis fósseis. Os biocombustíveis, por exemplo, podem gerar uma redução das emissões líquidas de CO2 entre 70% e 80% .

13 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Veículos mais eficientes por meio da introdução de tecnologias inovadoras O aprimoramento das tecnologias relativas à redução do consumo do combustível permitirá uma economia significativa no consumo de combustível. Destacam-se as tecnologias de tração híbridas (diesel-elétrico ou diesel- hidráulico), que podem permitir o aproveitamento da energia cinética da frenagem e torna o uso do veículo mais eficiente energeticamente. Uma vez que ocorra o menor consumo de combustível fóssil, haverá menor emissão de CO2, principal gás do efeito estufa. Variação da Redução do Consumo de Combustível por Tecnologia de Tração

14 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Por meio de soluções relacionadas ao conceito de ecodriving As soluções relativas ao Eco-driving envolvem três aspectos: comportamento do motorista; seleção do veículo e manutenção preventiva e logística. Com relação ao comportamento do motorista, podem-se citar as ações que o motorista realiza ao conduzir o veículo, como por exemplo, trocar de marcha na rotação ideal do motor, evitar o uso do ponto morto ao conduzir, guiar com previsão, usar corretamente o acelerador e o freio, dentre outras ações. Sendo estas ações realizadas corretamente pode-se gerar maior eficiência energética do veículo, com menor consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa.

15 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Por meio de soluções relacionadas ao conceito de ecodriving A seleção do veículo e sua manutenção preventiva envolvem desde a seleção do veículo correto para uma operação específica até escolha de pneus adequados e a manutenção das condições de regulagem (calibragem dos pneus, alinhamento dos sistema de direção, balanceamento das rodas, cambagem do sistema de suspensão etc). O aspecto da logística está relacionado à roteirização do veículo, ou seja, selecionar a rota mais adequada à operação realizada, considerando distância, tipo de terreno, pavimento e tráfego e questões particulares da operação entre outras condições ligadas ao caminho que o veículo percorre ao longo da sua operação. De acordo com testes realizados pelo Banco Mundial em 2010 e 2011, pode-se afirmar que a economia de combustível alcançada pela aplicação do Eco-driving pode ser de até 25%.

16 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
Na Alemanha (2007), foi realizado o teste com 40 vans e após o treinamento alcançou-se uma economia de combustível de 8%. No Chile (2005), foram testados 11 ônibus (transporte público) e a economia de combustível foi de 14,2%. Na Argentina, testaram sete ônibus e o resultado da economia de combustível chegou a 14%. O estudo realizado na Grécia com ônibus urbanos, onde se aplicou apenas as técnicas de Eco-driving, apurou-se uma redução de 10,2% no consumo de energia. Na pesquisa de Boriboonsomsin et al (2010) nos EUA, aplicou-se apenas as técnicas de Eco-driving e foram realizados dois testes, um para circulação urbana e outro para circulação em rodovias, cujo resultado foi, respectivamente, 6% e 1% de redução de consumo de combustível.

17 Soluções Verdes Aplicado ao Transporte de Carga
O Banco Mundial realizou também em 2011 um teste na China, sendo testados 2 caminhões de carga de grande porte, 6 caminhões de carga de médio porte e 2 caminhões de lixo. Foram utilizadas todas as práticas citadas anteriormente, ou seja, realização de treinamento, instalação de equipamentos para aprimorar a aerodinâmica, uso de pneus de baixa resistência ao rolamento e redução do peso do veículo. A economia de combustível foi de 6.6%, 1,8% e 23,7%, respectivamente, para os caminhões de grande porte, médio porte e os caminhões de lixo.

18 Ecodriving no Brasil Para o caso geral, considerou-se toda a frota de caminhões da COMLURB. O estudo de caso envolve os veículos que participaram dos treinamentos do projeto piloto, caminhões equipados com compactadores de lixo (P6) e caminhões trator e semirreboques de transferência de lixo (P19). O treinamento do Ecodriving foi aplicado a 22 motoristas, os quais quatorze operavam os equipamentos do tipo P6 e oito do tipo P19.

19 Ecodriving no Brasil

20 Ecodriving no Brasil Quanto ao tipo de operação realizada por cada tipo de veículo, foi observado que as operações de caminhões com compactadores e de conjuntos de caminhão trator e semirreboques são impactados por fatores incontroláveis da cidade, ou seja, há influência do tráfego urbano, das condições viárias e do desenho urbano. Tais fatores tornaram a operação dos caminhões com compactadores (P6) menos favorável à aplicação do Eco-driving uma vez que se trata de uma operação de coleta domiciliar, que obriga os motoristas a coletar o lixo a cada 50 metros (operação anda-para) e há necessidade de uso do equipamento de compactação, que gera um gasto adicional e inevitável de combustível devido à necessidade de aceleração do veículo para operar o equipamento

21 Ecodriving no Brasil Diferente dos caminhões com compactadores, os conjuntos de caminhão trator e semirreboques (P19) se mostram mais favoráveis à aplicação do Eco-driving. Os P19 têm a função de levar os resíduos das Estações de Transferência de Resíduos (ETR) para os Centros de Tratamento de Resíduos (CTR), ou seja, é um veículo que opera com o objetivo de levar a carga de um ponto inicial ao final sem paradas intermediárias.

22 Ecodriving no Brasil Realizaram-se dois treinamentos para o grupo de motoristas relativo ao estudo de caso, nas datas de 07/04/2013 e 05/05/2013. Os treinamentos foram divididos em aulas teóricas e práticas com base nas técnicas do Eco-driving. Tanto as aulas teóricas como as práticas, tiveram como conteúdo as técnicas de Eco-driving, isto é, antecipar o fluxo do tráfego, usar corretamente os freios, manter a velocidade constante, evitar ponto morto e usar adequadamente a marcha. Os resultados basearam-se em dados coletados pós-treinamento (07/04/ até 30/06/2013), e dados coletados pré-treinamento (01/03/2013 até 06/04/2013) como linha de base. Para tal, consideraram-se os seguintes dados: volume abastecido [l] e a quilometragem percorrida [km] entre os abastecimentos para avaliar a medida de rendimento km/l.

23 RESULTADOS Com base na comparação dos dados coletados antes (período a) e depois (período b) dos dois treinamentos realizados com os motoristas dos veículos do tipo P6 e P19, obteve-se uma melhora de, respectivamente, 0,8% e 7,6% na economia de combustível . Observa-se que os resultados alcançados pelos veículos P6, dedicados a operação de coleta de lixo com incidência de muitas paradas e influência do tráfego urbano, foram quase 10 vezes menor que aquele obtido pelos veículos P19, que trafegam em fluxo de tráfego livre na maior parte do tempo. Observa-se inicialmente que houve uma redução geral das emissões em 0,8%, ou seja, reduzindo, aproximadamente, 246 kg de CO2 emitidos mensalmente. No caso dos veículos tipo P19, observa-se que houve uma redução geral da emissão de poluentes atmosféricos de 7,1%. No caso dos caminhões com compactador, esta situação resultaria na redução mensal de emissão de kg de CO2. Para os veículos tipo P19, a redução de emissão mensal corresponderia a kg de CO2.


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