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Geografia dos Transportes:

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Apresentação em tema: "Geografia dos Transportes:"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia dos Transportes:
As particularidades do sistema modal brasileiro

2 Importância dos Transportes
Meios de transportes – sistemas de FLUXOS que ligam os FIXOS entre regiões e/ou países. Peça fundamental para INTEGRAÇÃO econômica, social, cultural LOGÍSTICA – o transporte como principal elo nas várias etapas da cadeia de suprimentos.

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5 Classificação dos Transportes
Quanto à modalidade: Terrestre - Rodoviário - Ferroviário - Oleodutos Aquático - Marítimo - Fluvial Aéreo

6 Classificação dos Transportes
Quanto à forma: Modal ou unimodal - Envolve apenas uma modalidade Multimodal - Envolve mais do que uma modalidade - Regido por um único contrato Intermodal - Regido por um contrato para cada modalidade

7 Transporte Rodoviário
Características: Os veículos movimentam-se em caminhos pavimentados. Não apresentam necessidade de terminais. A infra-estrutura é propriedade pública. Determinados trajetos exigem uma taxa de utilização. Apresenta uma legislação organizada pelo estado.

8 Transporte Rodoviário
Vantagens: Flexibilidade do serviço. Flexibilidade no deslocamento de cargas. Rapidez (Ponto-a-Ponto). Menores custos de embalagem. Manuseamento de pequenos lotes. Elevada cobertura geográfica. Muito competitivo em curtas e médias distâncias. Flexibilidade no atendimento de embarques urgentes. Entrega direta e segura dos bens.

9 Transporte Rodoviário
Desvantagens: Unidades de carga limitadas. Dependente das infra-estruturas. Dependente do trânsito. Mais caro em grandes distâncias.

10 O Sistema Rodoviário Federal
a) Rodovias Radiais; b) Rodovias Longitudinais; c) Rodovias Transversais; d) Rodovias Diagonais; e) Rodovias de Ligação

11 Rodovias Radiais São as rodovias que partem de Brasília e se irradiam em todos os sentidos. São numeradas de 010 a 099.

12 Rodovias Longitudinais
São as rodovias que seguem no sentido Norte-Sul. São numeradas de 101 a 199.

13 Rodovias Transversais
São as rodovias que estão dispostas no sentido Leste-Oeste. São numeradas de 201 a 299.

14 Rodovias Diagonais São as rodovias que cortam em diagonal as rodovias longitudinais e as transversais. São numeradas de 301 a 399

15 Rodovias de Ligação São as rodovias de pequeno percurso, destinadas a ligar duas rodovias principais. São numeradas de 401 a 499.

16 EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA
POR QUE AS RODOVIAS ESTÃO NESTE TRISTE ESTADO?

17 EVOLUÇÃO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA
Transporte rodoviário INVESTIMENTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL BRASIL Participação Percentual em Relação ao PIB TRANSPORTES Estado Intervencionista Estado Neoliberal

18 Densidade de Infra-estrutura de transportes (km / 1000 km2)
O Brasil tem pouca infra-estrutura de transportes Cerca de 60% das cargas brasileiras são transportadas por rodovias Brasil México Argentina EUA Rodovia km/mil km² O País, no entanto, tem poucas RODOVIAS O Brasil é um país rodoviário, MAS COM POUCAS RODOVIAS

19 Cenário Pré-concessões
Estradas em más condições; Governo não tem recursos para investir em rodovias; - Demanda por investimentos sociais Complexidade do gerenciamento; A partir de 1990 – Estudos de alternativas de financiamento para rodovias (propostas Neoliberais); 1994 – Governo inicia o Programa de Concessão de Rodovias; 1996 – São implantadas as primeiras concessões;

20 As concessões hoje  37 concessionárias em 8 estados: PE, BA, ES, MG, RJ, SP, PR e RS  6 concessionárias federais, 30 estaduais e 1 municipal  As 36 concessionárias em operação administram quase 10 mil km de rodovias, cerca de 6% da malha rodoviária nacional  Administram importantes corredores de exportações, que levam aos portos de Santos, do Rio de Janeiro, de Rio Grande e de Paranaguá, por exemplo

21 Transporte Ferroviário
Características: Os veículos movimentam-se sobre carris. Constituídos por carruagens interligadas entre si. A infra-estrutura apresenta terminais (estações), onde é permitida a carga e descarga. Os serviços de transporte são arrendados ao operador que poderá ser privado ou público.

22 Transporte Ferroviário
Vantagens: Menor custo de transporte para grande distâncias. Sem problemas de congestionamento. Terminais de carga próximo das fontes de produção. Adequado para produto de baixo valor acrescentado e alta densidade. Adequado para grandes volumes. Possibilita o transporte de vários tipos de produtos. Independente das condições atmosféricas. Eficaz em termos energéticos.

23 Transporte Ferroviário
Desvantagens: Não possui flexibilidade de percurso. Necessidade maior de transbordo. Elevada dependência de outros transportes. Pouco competitivo para pequenas distâncias. Horários poucos flexíveis. Elevados custos de manuseamento.

24 Extensão da Malha Ferroviária (km)
Densidade de Ferrovias (km / 1000 km2) Países Extensão da Malha Ferroviária (km) Densidade EUA 21,3 Rússia 87.157 5,1 China 65.650 7,0 Canadá 64.994 Índia 63.518 21,4 Alemanha 45.514 130,3 Austrália 41.588 5,5 França 32.682 59,9 Brasil 28.556 3,4 Japão 23.168 61,8 África do Sul 22.298 18,3 Inglaterra 16.893 69,9 Densidade Brasil 3,4 São Paulo 20,6 Paraná 12,4 Rio Grande do Sul 11,2 Minas Gerais 8,7

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28 Principais Ferrovias do Brasil

29 Transporte Marítimo Características:
Transporte através de meios aquáticos (mares e rios). Os transportes representam um importante elo entre o continentes. Os portos absorvem o impacto do fluxo de cargas do sistema. Existe uma grande variedade de navios (Tanques, Porta-Contentores, Cargueiros, entre outros…).

30 Transporte Marítimo Vantagens:
Competitivo para produtos com baixo custo de tonelada por quilometro transportado. Qualquer tipo de cargas. Maior capacidade de carga. Menor custo de transporte.

31 Transporte Marítimo Desvantagens: Baixa Velocidade.
Disponibilidade limitada. Maior exigência de embalagens. Necessidade de transbordo nos portos. Distância aos centros de produção. Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos.

32 Transporte Aéreo Características: Utiliza o ar como meio de navegação.
Serviço terminal a terminal (aeroportos). Obedecem a um conjunto de regulamentos extremamente rígido. A capacidade de carga dos aviões tem aumentado significativamente.

33 Transporte Aéreo Vantagens:
Ideal para o envio de mercadorias com pouco peso e volume. Maior rapidez. Eficácia comprovada nas entregas urgentes. Acesso a mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte. Redução dos gastos de armazenagem. Agilidade no deslocamento de cargas. Possibilita redução de stocks por aplicação de procedimentos just in time. Não necessita embalagem mais reforçada (manuseamento mais cuidadoso).

34 Transporte Aéreo Desvantagens: Menor capacidade de carga.
Custos bastante elevados em relação aos outros meios de transporte. Pouco flexível por trabalhar terminal a terminal. Menos rápido para pequenas distâncias (menos de 500 km).

35 Oleodutos - PIPELINES Características:
Transporte realizado no interior de tubos. A movimentação dá-se através de sistemas de bombagem. Os sistemas de bombagem baseiam-se na variação de pressão entre zonas, pelo que, os produtos propagam-se das zonas de mais elevada pressão paras zonas de pressão mais reduzida.

36 Oleodutos - PIPELINES Vantagens:
Fluxo de produtos é monitorizado e controlado por computador. Perdas e danos do produto por ruptura dos oleodutos são bastante raros. Mudanças climáticas têm pouca influência no fluxo de produtos e não afecta os produtos. Baixa dependência de trabalho humano. Longa vida útil.

37 Oleodutos - PIPELINES Desvantagens: Limitada diversidade de produtos.
Rede extremamente rígida. Investimento elevado.

38 Comparação sistemas modais
In “Logística”, J. M. Crespo de Carvalho


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