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Gráfico & Tabelas Plano de Aula
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Sinopse É comum utilizarmos a representação por meio de gráficos, tabelas e infográficos para facilitar o entendimento de determinadas informações. Provavelmente, as crianças percebem isso quando observam revistas e jornais. Por estarem cercadas de informações que chegam por todos os lados e com os mais diversos conteúdos, uma das tarefas do professor é auxiliar as crianças a selecionar e compreender o significado do que precisam utilizar.
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Recursos & Materiais de Apoio
1. Softwares/Aplicativos Processador de texto – MS Word Planilha Eletrônica: MS Excel 2. Material Escolar Caderno; Lápis Lápis de cor; Régua; Folha Sulfite;
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PERGUNTA(S) PROBLEMATIZADORA(S)
Você já pensou o que os números têm a nos dizer? Vamos supor que você precise organizar alguns itens de acordo com o seu tipo e função, como faria isso? Caso tivesse que comparar preços de um objeto em épocas diferentes, como saber quais os melhores períodos para se comprar o produto?
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PROPÓSITOS Conceituais Procedimentais Atitudinais
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas; D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). Procedimentais Construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada; Trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira; Interpretar informações em gráfico e tabela; Colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética; Elaborar e registrar situações-problema. Atitudinais Produzir conteúdo de acordo com as orientações, escopo e regras estabelecidas para cada tipo de gênero; Trabalhar de modo colaborativo, de acordo com regras de convivência que contribuam para ambientes harmoniosos; Observar as sugestões do colega e da professora e realizar as alterações necessárias.
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PLANEJAMENTO Prazo Produto(s) 4 aulas de 50 minutos
Tabela de no mínimo duas entradas e Gráfico de colunas Critérios de avaliação dos produtos Tabela ( ) Coerência ( ) Capricho ( ) Detalhamento ( ) Espaço ( ) Presença de no mínimo duas entradas ( ) Identificação ( ) Título ( ) Legenda ( ) Prazo
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PLANEJAMENTO Exercícios de Fixação 5 acertos – Ótimo 4 acertos – Bom
Gráfico ( ) Coerência ( ) Capricho ( ) Detalhamento ( ) Espaço ( ) Identificação ( ) Título ( ) Legenda ( ) Tipo correto de gráfico, no caso gráfico de colunas ( ) Prazo Exercícios de Fixação 5 acertos – Ótimo 4 acertos – Bom 3 acertos – Regular 2 ou menos acertos – Precisa melhorar
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PESQUISA BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais:Matemática. Brasília: MEC, Disponível em: < CAVALCANTI, M. R. G., NATRIELLI, K. R.; GUIMARÃES, G. L. Gráficos na mídia impressa. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 36, p , ago Disponível em: < 038/3275> COELHO, S. Quando crescer vou ser... estatístico! Ciência Hoje das Crianças, São Paulo, ano 15, n. 125, p , jun Disponível em: <
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Publicação Produtos Tabelas e Gráficos
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REFERÊNCIAS acessado em 29/03/2016. GIOVANNI, CASTRUCCI, GIOVANI JR. A conquista da matemática – Caderno de Atividades. Editora FTD, São Paulo 2008. IEZZI, G.;DOLCE, O.; MACHADO, A.; Matemática e realidade. Atual Editora- 6°Ed. – São Paulo. Oliveira, F. E. M. ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: Exercícios Resolvidos e Propostos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. acessado em 29/03/2016. acessado em 29/03/2016. acessado em 29/03/2016. Q&biw=1366&bih=673, acessado em 29/03/2016.
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