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Me. João Camilo de Souza Junior
BEHAVIORISMO Me. João Camilo de Souza Junior
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Primórdios Tentativa de uma Psicologia “sobretudo” científica;
Abandono de uma abordagem “introspectiva”; Influência cultural dos EUA; Interesse econômico por uma Psicologia do marketing;
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John B. Watson “Psicologia: como os behaviorista a veem” (1913); Baseou-se nos estudos com os animais, em uma “Psicologia animal”; Nega as tendências inatas; Problemas pessoais o fazem redefinir os rumos de sua carreira;
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IVAN PAVLOV (1849-1936) Experiências com animais;
Condicionamento clássico – reflexos incondicionados; Influência para a abordagem behaviorista.
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BEHAVIORISMO METODOLóGICO
Psicologia não estudaria os pensamentos e emoções, mas somente o comportamento observárvel; Comportamento reflexo S→R Condicionamento reflexo: 1º. Passo: estímulo →ação reflexa (involuntário); 2º. Passo: emparelhamento com estímulo neutro; 3º. Passo: Estímulo neutro→ação reflexa.
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John WATSON “Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, de boa constituição e a liberdade de poder criá-las a minha maneira. Tenho a certeza de que, se escolher uma delas ao acaso e puder educá-la convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira: médico, advogado, artista, grande comerciante e até mesmo em mendigo e ladrão, independente de seus talentos, propensões, tendências, aptidões, vocações e da raça de seus ascendentes”. (WATSON apud FREIRE, 2004)
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B. F. SKINNER (1904-1990) Iniciou sua carreira na literatura;
1953: “Ciência e comportamento humano”; Produziu até pouco antes de sua morte, em 1990. Tinha um laboratório em casa; Dormia poucas horas por dia;
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BEHAVIORISMO RADICAL Há consideração sobre pensamentos e emoções;
Monismo teórico e metodológico; Condicionamento operante (instrumental); Darwinismo e seleção por consequências; Sistema S→O→R.
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CAIXA DE SKINNER
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Influências sobre o comportamento
Herança genética; Contingências; Contexto sociocultural.
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SKINNER E A EDUCAÇÃO Se atenta ao modelo punitivo em que se dá o ensino; Considera o ambiente algo fundamental para a aprendizagem; Modelagem;
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CONDICIONAMENTO OPERANTE
Reforço positivo: Quando o comportamento obtém algum reforço e tal reforça o aumento de sua repetição; Ex: “birra” no mercado, estudar para prova, etc.
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CONDICIONAMENTO OPERANTE
Reforço negativo: Quando o comportamento é reforçado pela ausência de algo que traz sofrimento, o que faz com se repita tal comportamento; Ex. “Uso de protetor solar, birra para não comer os legumes”.
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CONDICIONAMENTO OPERANTE
Punição positiva: A resposta ao comportamento traz algo que causa a diminuição daquele comportamento; Ex.: Castigos;
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CONDICIONAMENTO OPERANTE
Punição negativa: Diminuição da frequência de um comportamento que causa perda ou retirada de uma gratificação; Ex. Traição.
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Condicionamento Operante
Extinção: quando os estímulos desaparecem, diminuindo ou extinguindo o comportamento; “Controle aversivo”.
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Exemplos: No trabalho, você excede a cota de vendas deste mês, por isso o seu chefe lhe dá um bônus. No experimento da caixa de Skinner, um rato tem comida como recompensa por um comportamento aceitável, como pressionar uma alavanca.
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Exemplos: c) Quando uma criança não coloca a sua roupa no cesto, tem que fazer dez minutos extras de tarefas. d) É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável.
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Exemplos e) Jorge recebe uma multa de R$ 500 e suspensão da carteira de motorista por dirigir sob a influência de álcool. Dinheiro e sua licença foram removidos para diminuir comportamento. f) Um funcionário apresenta um comportamento ruim no trabalho e o chefe critica.
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Implicações filosófica
Livre-arbítrio; Consequências para nossas ações cotidianas; Educação infantil.
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