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COMO ELABORAR UM PROJETO

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Apresentação em tema: "COMO ELABORAR UM PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR UM PROJETO
Professora Evelise Faraco de Oliveira

2 CONCEITO Projeto de pesquisa é o documento em que são traçados os objetivos e metas a serem cumpridos para a realização de uma pesquisa. É elaborado a partir das ideias e propostas de um aluno (pesquisador), com a colaboração de um orientador (com titulação compatível).

3 FINALIDADE DE UM PROJETO DE PESQUISA
Indicar os caminhos que serão percorridos para a efetivação da pesquisa, de acordo com o conhecimento prévio do pesquisador.

4 CARACTERÍSTICAS Deve ser elaborado pelo aluno com rigor científico e método, com base na literatura existente. De acordo com a sua finalidade, o projeto deve seguir as recomendações da instituição à qual é apresentado. Deve observar os padrões de elaboração fornecidos da ABNT (ver NBR da ABNT, publicada em 2005 e Emenda nº 1 dessa NBR).

5 Os resultados de um projeto de pesquisa devem ser divulgados formalmente em um trabalho acadêmico, TCC, monografia, dissertação, tese etc., para obtenção de: certificado ou diploma (ex.: de graduação) título (ex.: de especialista, mestre ou doutor) bolsa de iniciação científica, bolsa de estágio etc.

6 A informação produzida no estudo deve ser organizada, comunicada e disseminada, pois essa transferência contribui para o desenvolvimento científico-tecnológico.

7 OBJETIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISA
Planejar as ações do pesquisador para responder questões acerca de um fenômeno. Descrever a estrutura da pesquisa.

8 PASSO A PASSO Escolha do Tema Definição do Problema de Pesquisa
Levantamento da Literatura Elaboração do PROJETO

9 PARTES DE UM PROJETO 1.Tema
2.Problema de pesquisa ou questão norteadora 3.Justificativa 4.Objetivos geral e específicos

10 5.Hipótese(s) 6.Referencial Teórico ou Fundamentação teórica 7.Metodologia ou Material e Métodos 8.Cronograma 9.Plano de Trabalho 10.Orçamento 11.Referências

11 1. TEMA É a definição do que vai ser pesquisado.
Pode surgir da observação de situações do cotidiano, do estudo de literatura publicada, de sugestões de especialistas, de indicações de programas de pesquisa etc. É um tópico específico de uma área temática mais ampla, que pode ser objeto de uma investigação, investigação essa que poderá auxiliar outras pessoas a compreendê-lo melhor ou a mudar seu ponto de vista sobre ele.

12 ONDE BUSCAR TEMAS RELEVANTES?
Na internet, por exemplo: nas páginas dos departamentos e programas de pós-graduação de sua área; no site do CNPQ, na página “Grupos de Pesquisa no Brasil”; na “Plataforma Lattes”; na Base de Dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

13 Conversando com professores e colegas.
Em revistas e livros especializados de sua área, observe os temas ali tratados. Nas Introduções e Conclusões de teses e dissertações. Em palestras, seminários, fóruns de sua área de conhecimento.

14 2. PROBLEMA OU QUESTÃO(ÕES) DE PESQUISA (PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA)
É um questionamento, uma dúvida a ser solucionada através do desenvolvimento da pesquisa. Em toda pesquisa existem questões que o pesquisador quer responder e que norteiam seu trabalho.

15 As questões não devem ser amplas demais, porque, se forem, você não vai ser capaz de respondê-las nem vai dar tempo. As questões não devem ser restritas demais, pois corre-se o risco de que o trabalho não tenha a menor relevância.

16 SUGESTÕES DE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES (HUBNER, 2002)
Quais os fatores determinantes de X? Há relação entre x e y? Quais os efeitos de X sobre Y? Quais as características de X?

17 Quais as semelhanças (ou diferenças) entre X e Y?
O que acontece quando... Qual a causa de .... Como deveria ser ... para ...

18 3. HIPÓTESE São prováveis respostas, explicações provisórias, afirmações que serão testadas mediante a reflexão teórica ou evidência de dados, por meio da pesquisa. Ao final da pesquisa, as hipóteses podem ser confirmadas ou rejeitadas. A hipótese é uma tentativa prévia de responder à questão de pesquisa.

19 4. JUSTIFICATIVA Envolve a descrição da origem do problema levantado e a relação do tema com o contexto social. Trata-se de uma argumentação que justifique a escolha desse tema/problema, considerando as contribuições para o crescimento pessoal, social, científico e da instituição.

20 5. OBJETIVOS Determina as metas que se quer alcançar com a pesquisa/estudo. Podem ser divididos em Geral e Específicos. Geral: é a meta mais ampla da pesquisa/estudo. Específicos: determinam aspectos particulares que se pretende estudar, compreender, explicar, a fim de alcançar o objetivo geral.

21 Podem ser listados com marcadores, usando-se verbos de ação no infinitivo (estudar, compreender, entender, explicar, descrever, identificar etc.) Cada objetivo envolve um único verbo de ação.

22 EXEMPLOS “Verificar a relação entre infraestrutura escolar e o envolvimento da escola com a comunidade e suas taxas de evasão e faltas.” “Identificar os motivos da evasão e das altos índices de falta.” “Criar mecanismos de atração dos alunos à escola.”

23 6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Elaboração de uma síntese do que já foi dito e publicado sobre o assunto, ou seja, uma visão geral do problema. Apresenta o “Estado da Arte” ou nível de desenvolvimento atingido (por uma ciência, uma técnica) na atualidade. Inclusão de citações diretas, indiretas e notas de rodapé.

24 Autores e obras citadas devem estar nas referências.
Não é um texto conclusivo: a pesquisa ainda será desenvolvida.

25 7. MATERIAL E MÉTODOS (OU METODOLOGIA)
Indica como serão coletados os dados; como serão trabalhadas as informações; como será feita a seleção e a localização das fontes de informação, os sujeitos da pesquisa (informantes); quais os procedimentos, instalações, equipamentos e demais instrumentos utilizados na realização do trabalho.

26 São definidas as formas de coleta e análise de dados e informações: por exemplo, entrevistas, questionários, formulários, bibliografia, documentos, análises, estatísticas etc. São informados o universo a ser pesquisado e a técnica de amostragem. A confiabilidade da pesquisa depende da representatividade da amostra.

27 Coleta de dados: descreve-se claramente o método a ser utilizado
Coleta de dados: descreve-se claramente o método a ser utilizado. Se a opção for uma pesquisa qualitativa deve-se indicar como serão coletados e analisados os dados. Se for uma pesquisa quantitativa, deve-se deixar claro como se pretende fazer a coleta.

28 Seleção dos Participantes ou Informantes e amostragem: é importante informar quem são os participantes da pesquisa (ou sujeitos). Análise e interpretação dos resultados: deve-se descrever como serão analisados os resultados da pesquisa. Se for qualitativa, pode-se interpretar a resposta global ou individualmente. Se for quantitativa, pode-se utilizar a estatística descritiva.

29 8. CRONOGRAMA Indica o período de realização e as etapas de execução em relação ao tempo previsto para alcançar o que foi estabelecido. É essencial que o aluno-pesquisador acompanhe o desenvolvimento da pesquisa em relação às atividades propostas, ao tempo gasto etc.

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31 9. PLANO DE TRABALHO De acordo com o cronograma, apresenta-se um plano de trabalho onde deve ficar claro o envolvimento direto do(s) pesquisador(es) com a pesquisa, suas principais responsabilidades e funções.

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33 11. REFERÊNCIAS Deve-se incluir a bibliografia utilizada no desenvolvimento da proposta conforme as normas técnicas vigentes. NBR 6023, de 2002, com 24 páginas. NBR 6034 (12/2004), 4 p. NBR (8/2002), 7 p. NBR (10/1988), 11 p. outros documentos complementares.

34 REFERÊNCIAS 1.CONDURÚ, M. T.; Pereira, J. A. R Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 4. ed. Belém. 2.GIL, A. C Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 3.GRESSLER. L. A Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola. 4.MARTINS, D. S.; Zilberknop, L. S Português Instrumental. 28. ed. São Paulo: Atlas. 5. VIEIRA, Ana Regina. Slideshare.com. Acesso em 30 de ago. 2016


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