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PublicouSérgio do Amaral da Conceição Alterado mais de 5 anos atrás
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Mobilidade Urbana
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Mobilidade Urbana
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Mobilidade Urbana
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Mobilidade Urbana
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Em busca de alternativas para Mobilidade Urbana
Primeiro veículo de Levitação Magnética Supercondutora no mundo a transportar mais de 10 mil pessoas
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Breve História da Supercondutividade
1911 Onnes percebe resistência nula no mercúrio refrigerado próximo do zero absoluto. 1933 Meissner e Ochsenfeld descobrem que os supercondutores também são diamagnetos perfeitos. 1987 Bednorz e Müller descobrem supercondutores HTS. Chamados de Supercondutores do Tipo II. Os supercondutores (Tipo II) apresentam imperfeições. Estas imperfeições se tornam centros de aprisionamento de fluxo. Impondo uma força que permite a levitação estável.
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Marcos do Projeto MagLev-Cobra
1987 Descoberta dos HTS 1988 Roberto Nicolsky organiza a EBS 1 – Primeira Escola Brasileira de Supercondutividade, juntamente com a LACHTS – Latin American Conference on High Temperature Superconductors. 1998 Roberto Nicolsky funda o LASUP, com a participação de Richard Stephan e Rubens de Andrade Jr. 2000 16th International Conference on Magnetically Levitated Systems and Linear Drives realizada no Rio de Janeiro. Chair: Roberto Nicolsky, co-chair: Richard Stephan. Apresentação do primeiro protótipo em escala reduzida. 2014 22nd International Conference on Magnetically Levitated Systems and Linear Drives realizada no Rio de Janeiro. Chair: Richard Stephan, co-chair: Roberto Nicolsky. MagLev-Cobra Avant Premiére.
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As Fases do Projeto MagLev-Cobra
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Baixo consumo energético Baixa emissão de ruídos
Principais Vantagens do Projeto MagLev-Cobra Baixo consumo energético Baixa emissão de ruídos Zero emissão de poluentes Estruturas de vias leves e esbeltas Baixo custo de estrutura civil (comparável à passarela de pedestres) Altas taxas de subida de rampa Pequenos raios de curvas Tecnologia desenvolvida no Brasil Custo de implantação comparável ao do VLT Veículo leve (350 kg/metro) Não há desgaste no material levitante (não há atrito com a via)
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Concepção atual
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Concepção atual
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Concorrentes de tecnologia no mundo
Chengdu-China (45 metros)
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Concorrentes de tecnologia no mundo
Dresden-Alemanha (80 metros)
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Técnicas de Levitação Magnética
Eletromagnética EML Forças atrativas Eletrodinâmica EDL Forças repulsivas Supercondutora SML Forças estáveis Transrapid e MagLev Urbano Yamanashi Maglev Cobra
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Disponibilidade tecnológica
1947 – Invenção do transistor (micro eletrônica) 1953 – Tiristor (eletrônica de potência) Possibilidade de implantar as técnicas EML e EDL, de forças instáveis. 1983 – Ímãs de terras raras 1987 – Supercondutores de elevada temperatura crítica Possibilidade de implantar a técnica SML do MagLev-Cobra
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MagLev x Roda-Trilho Caracterísiticas MagLev Roda- Trilho
Custo do material rodante/levitante Custo e tempo de execução das obras de construção civil Tempo de viagem / paradas Custo operacional: manutenção, combustível Impacto ambiental: ruído audível, emissão de CO2 17
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MagLev de Alta Velocidade
Transrapid Felipe, o Transrapid foi desativado na Alemanha em 2016 – precisa corrigir o slide.
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MagLev de Alta Velocidade
Yamanashi
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Veículos MagLev Urbanos em Operação Comercial
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EML x SML (vantagens) Técnica de levitação: simples e leve
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EML x SML (vantagens) MagLev-Cobra Obra civil: simples e leve
Linimo - Japão Changsha - China Beijing - China Ecobee - Coréia
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EML x SML (desvantagem)
Trilho de imãs 2 x 50 kg/m 2 x 1500 US$/m
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EML x SML EML SML MagLev-Cobra, nicho de aplicação:
Levitação peso/simplicidade Construção civil custo/leveza Custo do trilho por km MagLev-Cobra, nicho de aplicação: pequenas distâncias/ transporte urbano
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Curvas S de implantação de trens de Alta Velocidade TAV: Roda-Trilho x MagLev
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Curvas S de implantação de veículos MagLev para transporte Urbano
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P&D no desenvolvimento do Maglev
Para desenvolver um veículo com um conceito totalmente novo foi necessário o trabalho de diversos alunos e pesquisadores produzindo artigos, teses e publicações internacionais. Ao longo de 20 anos de laboratório, o projeto Maglev contribuiu para a formação de diversos técnicos, engenheiros, mestres e doutores, bem como a aproximação universidade-empresa.
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Reconhecimento nacional
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Reconhecimento internacional
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Reconhecimento internacional
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Reconhecimento internacional
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Dificuldades no desenvolvimento do Maglev-Cobra
Empresa interessada na comercialização; Financiamento escasso para ordem de grandeza necessária; Falta de verba para manter a equipe técnica.
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Desdobramentos da tecnologia gerada
Fabricação de imãs de terras raras com grande impacto na indústria eletro/mecânica (motores, compressores, …); Fabricação de supercondutores com grande impacto no setor elétrico (trafos, geradores, limitadores, cabos, …); Fabricação de conversores de potência (interesse da WEG); Fabricação de vagões leves (eventual interesse da EMBRAER); Mancais Magnéticos (flywheel, ultracentrífugas, …); Tração linear com variada aplicação industrial; Projeto catalizador de novos talentos para a carente área de tecnologia e ciência;
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Dificuldade Tecnológica Tempo CICLO FECHADO DE REFRIGERAÇÃO
Perspectivas futuras CICLO FECHADO DE REFRIGERAÇÃO DOS CRIOSTATOS CRIOSTATOS COM FITAS SUPERCONDUTORAS Dificuldade Tecnológica MAGLEV-COBRA-APM VEÍCULO AUTÔNOMO CERTIFICAÇÃO DO MAGLEV-COBRA-APM Tempo
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Mancais Magnéticos =MagLev Rotativo
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O próximo passo: Maglev Cobra APM
RETESP GB criogenia CISCO ALTA-RT automação WEG EQUACIONAL tração CIVILFER superestrutura MagLev-Cobra APM Produto competitivo com outras tecnologias de transporte urbano, p.ex.: Mono-rail, VLT, Aeromóvel, BRT TRENSURB AEROMOVEL operação ARCO CLIMA refrigeração TÜV CERTIFER RINA certificação
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colocando o Brasil para funcionar
Buscamos o desenvolvimento de tecnologia Nacional competitiva como outros países fizeram MagLev-Cobra APM: colocando o Brasil para funcionar
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Grato pela atenção!!! 2020
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