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BALANÇO DA QUALIDADE E EFICÁCIA DO PROGRAMA

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Apresentação em tema: "BALANÇO DA QUALIDADE E EFICÁCIA DO PROGRAMA"— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO DA QUALIDADE E EFICÁCIA DO PROGRAMA
FASE ® FUNDO DE APOIO SOCIAL A ESTUDANTES DO POLITÉCNICO DE LEIRIA 2011/2016 BALANÇO DA QUALIDADE E EFICÁCIA DO PROGRAMA Miguel Jerónimo, PhD Nuno Mangas, PhD Patrícia Sousa, Dipl. Novembro, 2017

2 Âmbito e operacionalização do FASE ®
FASE ®: medida de apoio social, que complementa outros formatos de apoio social direto e indireto Programa gerido pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria Operacionaliza-se através da concessão de uma bolsa mensal

3 Princípios de funcionamento
Candidatos: todos os estudantes inscritos no Politécnico de Leiria Bolsa FASE ®: recompensa pecuniária ou em espécie, atribuída aos estudantes, pela sua participação voluntária em atividades diversificadas Para ser bolseiro: comprovada carência do estudante, da existência de atividades que lhe possam ser atribuídas, da compatibilidade de horários, do tipo de áreas de interesse demonstrado, do perfil do estudante observado através de entrevista ou formação adequada Duração máxima: um ano letivo A participação não poderá contribuir para o insucesso académico

4 Forma de apoio Valor da bolsa a atribuir
∆ Bolsa máxima – 10 x IAS* (4.213,20 €) ∆ O valor calculado em função do período de tempo de colaboração Formas de prestação ∆ Atribuição de uma bolsa pecuniária ∆ Atribuição de alojamento em Residência de Estudantes ∆ Atribuição de senha de refeição ∆ Atribuição de vale de transporte

5 Génese e evolução do FASE ®
Bolsa de Estudantes Colaboradores, criada em 2005 ∆ Abrange estudantes nacionais e oriundos dos PALOP ∆ Em 2008, não mais de 50 estudantes FASE®: criado em 2011 ∆ Desde 2011 colaboraram estudantes de 11 nacionalidades diferentes ∆ O número de estudantes colocados: de 135 em 2011 para 225 em 2016

6 Financiamento do FASE ®
De 2005 a 2011, a Bolsa de Estudantes Colaboradores foi suportada por receitas dos Serviços de Ação Social FASE ®, em 2011, financiado com 1% do valor das propinas do Politécnico de Leiria Em Conselho Geral de julho de 2014, aumento do valor da propina. Financiamento do FASE ®, passa de 1% para 2%

7 FASE ® 2011 - 2016 estudantes inscritos e colocados

8 Evolução Inscritos / Colocados FASE ® 2011 - 2016
FORGES, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

9 Os Colaboradores do FASE ® 2011 - 2016 (valores médios)
∆ 62% dos estudantes inscritos e 57% dos colocados são do sexo feminino ∆ 71% dos estudantes colocados são de nacionalidade portuguesa e 28% oriundos de PALOP ∆ 73% frequentam cursos de licenciatura e 19% cursos de mestrado ∆ 64% obtiveram aproveitamento escolar no ano letivo em que decorreu a colaboração

10 Encargo total do FASE ® por setor 2011 – 2016
Entre 2011 e 2016 foram apoiados pelo FASE® 1147 estudantes. O total do apoio concedido no âmbito do Programa FASE® entre 2011 e 2016 foi de euros. FORGES, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

11 Outros Setores do Politécnico de Leiria Áreas de colaboração no FASE ® 2011 – 2016
O número de áreas de colaboração no âmbito do FASE® duplicou em 2016, comparativamente com o ano de 2012.

12 Estudantes colaboradores do FASE ® Competências que revelam ter adquirido

13 2015 - Plataforma de gestão do FASE ®
Substituição de procedimentos com recurso a papel, por registos online Uniformização da comunicação: gestores do Programa, estudantes, responsáveis de setor e Administrador Importação de dados dos Serviços Académicos e da plataforma de análise de candidaturas a bolsas de estudo (SICABE) Celeridade no pagamento da bolsa FASE®

14 Plataforma de gestão do FASE ®
∆ Gestão de candidaturas: visualizar e editar as candidaturas enviar ofertas de colaboração

15 Plataforma de gestão do FASE ®
∆ Registo da assiduidade dos estudantes FORGES, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

16 Plataforma de gestão do FASE ®
∆ Gestão das propostas enviadas aos estudantes

17 FASE ® Perceção dos estudantes Importância do Programa
Apoio financeiro imprescindível para a frequência do curso Aquisição de conhecimentos relacionados com a área de estudo Aquisição de experiência em contexto de trabalho Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais Possibilidade de conciliar trabalho e estudo Integração social e académica

18 OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO
Miguel Jerónimo, PhD Nuno Mangas, PhD Patrícia Sousa, Dipl. Novembro, 2017


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