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Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing

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Apresentação em tema: "Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
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Questões abordadas no capítulo Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? O que são registros internos úteis? O que um sistema de inteligência de marketing envolve? Quais são os métodos-chave para rastrear e identificar as oportunidades no macroambiente? Quais são as principais tendências macroambientais? Copyright © 2006 by Pearson Education

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Perguntas para descobrir necessidades de informações Que decisões você toma regularmente? De que informações você precisa para tomar essas decisões? Que informações você obtém regularmente? Que estudos especiais você solicita periodicamente? Que informações você quer e não está obtendo agora? Quais são as quatro principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informações de marketing atualmente em uso? Copyright © 2006 by Pearson Education

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Registros internos Ciclo pedido-pagamento Sistemas de informações de vendas Bancos de dados, data warehouses e data mining Sistema de inteligência de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

5 Medidas para melhorar a inteligência de marketing
Treinar o pessoal de vendas para que relate novos acontecimentos Motivar membros do canal para que repassem informações importantes Conhecer melhor a concorrência Criar um painel consultivo de clientes Usar fontes de dados governamentais Comprar informações Coletar informações por meio de feedback on-line Copyright © 2006 by Pearson Education

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Fontes de dados secundários Nielsen SAMI/Burke MRCA Simmons Information Resources Arbitron Copyright © 2006 by Pearson Education

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Necessidades e tendências Modismo Tendência Megatendência Copyright © 2006 by Pearson Education

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10 megatendências que modelam o cenário do consumo nos EUA Envelhecimento dos baby-boomers Retardamento da aposentadoria Natureza em mutação do trabalho Maior nível de instrução Escassez de mão-de-obra Aumento da imigração Crescente influência latina Mudanças nas tendências de natalidade Aumento das diferenças entre as regiões norte-americanas Mudança da pirâmide etária Copyright © 2006 by Pearson Education

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Forças ambientais Demográfica Político-legal Econômica Tecnológica Sociocultural Natural Copyright © 2006 by Pearson Education

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Ambiente demográfico Crescimento da população Composição etária da população Mercados étnicos Graus de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população Copyright © 2006 by Pearson Education

11 Mercado da Mattel na China
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12 Grupos de faixa etária da população
65+ 40-65 25-40 Adolescentes Crianças em idade escolar Pré-escolares Copyright © 2006 by Pearson Education

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Home page do site em chinês da Charles Schwab Copyright © 2006 by Pearson Education

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Ambiente econômico Poder de compra Distribuição de renda Poupança Endividamento Disponibilidade de crédito Copyright © 2006 by Pearson Education

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Tipos de estrutura industrial Economias industrializadas Economias em fase de industrialização Economias de exportação de matérias-primas Economias de subsistência Copyright © 2006 by Pearson Education

16 Ambiente sociocultural
Visões de si mesmas Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visões da natureza Visões do universo Copyright © 2006 by Pearson Education

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Atividades de lazer mais populares nos EUA Caminhada Jardinagem Natação Fotografia Ciclismo Pesca Boliche Acampamento Corrida Musculação Golfe Educação continuada Excursionismo Passeios de lancha Copyright © 2006 by Pearson Education

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Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo da energia Pressões antipoluição Mudança no papel dos governos Copyright © 2006 by Pearson Education

19 Copyright © 2006 by Pearson Education
Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades para a inovação Variações nos orçamentos de P&D Regulamentação da mudança tecnológica Copyright © 2006 by Pearson Education

20 Ambiente político-legal
Aumento da lesgislação que regulariza os negócios Crescimento de grupos de interesse especiais Copyright © 2006 by Pearson Education


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