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AULA 4 Marketing.

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Apresentação em tema: "AULA 4 Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 4 Marketing

2 Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)
Um SIM é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.

3 Componentes de um S.I.M. SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING SISTEMA DE APOIO ÀS DECISÕES DE MARKETING

4 S.I.M. - Registros Internos
SÃO REGISTROS DE PEDIDOS, DE VENDAS, DE PREÇOS, DE CUSTOS, NÍVEIS DE ESTOQUE, CONTAS A RECEBER, CONTAS A PAGAR, ENTRE OUTROS. É POR MEIO DA ANÁLISE DESSAS INFORMAÇÕES QUE SE PODE LOCALIZAR OPORTUNIDADES E PROBLEMAS IMPORTANTES.

5 S.I.M. - Inteligência de Marketing
É UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E FONTES USADO POR ADMINISTRADORES PARA OBTER INFORMAÇÕES DIÁRIAS SOBRE EVENTOS NO AMBIENTE DE MARKETING. OS GERENTES DE MARKETING COLETAM INFORMAÇÕES LENDO LIVROS, JORNAIS E PUBLICAÇÕES SETORIAIS; CONVERSANDO COM CLIENTES, FORNECEDORES E DISTRIBUIDORES; PARTICIPANDO DE REUNIÕES COM OUTRAS EMPRESAS, VISITANDO FEIRAS E CONGRESSOS, ETC.

6 S.I.M. - Pesquisa de Marketing
CORRESPONDE À ELABORAÇÃO, À COLETA, À ANÁLISE E À EDIÇÃO DE RELATÓRIOS SISTEMÁTICOS DE DADOS E DESCOBERTAS RELEVANTES SOBRE A SITUAÇÃO ESPECÍFICA DE MARKETING ENFRENTADA PELA EMPRESA. TIPOS DE DADOS: PRIMÁRIOS SECUNDÁRIOS NATUREZA: QUALITATIVA QUANTITATIVA

7 Pesquisa de Marketing Fases do Processo
1 - Levantamento do Problema de Marketing 2 - Planejamento ou Briefing da pesquisa 3 - Concorrência e aprovação das propostas 4 - Execução e Análise 5 - Apresentação dos Resultados

8 S.I.M. - Pesquisa de Marketing
Dados Primários podem ser coletados de cinco maneiras: PESQUISA POR OBSERVAÇÃO FOCUS GROUP LEVANTAMENTOS DADOS COMPORTAMENTAIS PESQUISA EXPERIMENTAL

9 S.I.M. - SADM SÃO SISTEMAS / MODELOS COM SOFTWARES QUE ORGANIZAM E SIMULAM PROGRAMAS DE MARKETING

10 Que decisões você toma regularmente?
Perguntas para descobrir necessidades de informações Que decisões você toma regularmente? De que informações você precisa para tomar essas decisões? Que informações você obtém regularmente? Que estudos especiais você solicita periodicamente? Que informações você quer e não está obtendo agora? Quais são as quatro principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informações de marketing atualmente em uso? 10

11 Registros internos Ciclo pedido-pagamento Sistemas de informações de
vendas Bancos de dados, data warehouses e data mining Sistema de inteligência de marketing 11

12 Medidas para melhorar a inteligência de marketing
Treinar o pessoal de vendas para que relate novos acontecimentos Motivar membros do canal para que repassem informações importantes Conhecer melhor a concorrência Criar um painel consultivo de clientes Usar fontes de dados governamentais Comprar informações Coletar informações por meio de feedback on-line 12

13 Fontes de dados secundários
R.Investidores IBGE IPEA Entidades representativas Etc …. 13

14 Necessidades e tendências
Modismo Tendência Megatendência 3- 14


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