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PublicouCarolina Guimarães Palma Alterado mais de 6 anos atrás
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Visagismo conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a maquiagem e o penteado. . Funcional Em cuja execução ou fabricação se procura atender, antes de tudo, à função, ao fim prático:
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Quem mais difundiu o conceito do visagismo nos últimos anos foi Claude Juillard, co-autor do livro Formes et Couleurs(Solar, Paris, 1999), com Brigitte Gautier, mas antes dele, várias outras pessoas se dedicaram a manter esse conceito vivo. Foi o primeiro a criar um método, baseado na análise do comportamento (linguagem corporal) e nas características físicas. Foi um avanço grande, mas ainda limitado à percepção de como uma pessoa está e não de quem ela é. No entanto, o ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos do rosto e dos tons de pele . A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções,que particularmente acredito ser usado erroneamente ,pois, nossos clientes mudam de opinião a respeito de seu visual de tempo em tempo.Portanto o método que vamos aplicar é um método voltado para pratica do dia-a-dia do salão de beleza. ESSE É O VISAGISMO FUNCIONAL!!!
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COMO SE APLICA: O visagismo funcional relaciona-se diretamente com a imagem num todo, seja no cabelo, na maquiagem, na roupa... Portanto pode ser aplicado por profissionais de diferentes áreas não somente por cabeleireiros, hairstylist e maquiadores, mas também por cirurgiões plásticos, ortodontistas, consultores de moda, atores... Enfim, com qualquer profissão onde o objeto de trabalho seja a imagem. As maiores mudanças ocorrem a partir de modificações feitas no cabelo e na maquiagem, interagindo com o todo.
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Objetivo Motivo pelo qual você gostaria de fazer uma maquiagem; fazer um penteado; cortar/colorir o cabelo; mudar estilo etc. Para uma festa, entrevista, trabalho... O que você deseja expressar através dessa mudança? segurança, sensualidade, simpatia, seriedade...??? De acordo com as respostas é feita primeiramente uma análise de sua constituição física, seu porte, seus gestos, modo de falar, andar, sentar; formato de seu rosto (redondo, quadrado, triangular, oval...); em seguida é feita uma análise de suas partes (testa, sobrancelhas, olhos, nariz e boca) observando tamanho, formato, alinhamento; lateralidade e cor da pele. Concluindo então, sua personalidade básica, seu temperamento É importante fazer uma “leitura da pessoa”
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FORMAS/TIPOS DO CORPO Ao planejar a forma de esculpir o cabelo, você deve observar a forma e o tamanho do corpo da cliente. Altura, peso e áreas de largura específica podem requerer mais ou menos volume em um corte de cabelo para criar uma proporção agradável. Observe estes modelos e vejam como o corpo feminino apresenta, geralmente, mais curvas que o masculino, De maneira geral, o mesmo acontece com as características faciais. Corpo pequenos e mais baixos podem ser sufocados por cabelos muito longos, enquanto que pessoas altas podem ser favorecidas pelo comprimento. Por outro lado, algumas pessoas altas são pouco favorecidas com cabelos muito curtos, que se ajustam melhor á corpos menores.
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TIPOS DE ROSTOS: Cada pessoa tem um formato diferente que influencia na escolha de um corte de cabelo, armação de óculos, truques de beleza e maquilagem e acessórios como brincos e colares. Existem até 9 classificações para tipos e formatos de rosto. Para descobrir, puxe os cabelos para trás e de frente para um espelho, analise os ângulos e as linhas do seu rosto. • Analise a linha dos cabelos e maxilar, determinando um perímetro externo do seu rosto e veja qual formato predomina. • Compare a largura da testa em relação ao maxilar. Veja se o maxilar é mais largo que a testa ou vice-versa. • Repare as maças do rosto, se são proeminentes ou não. • Veja a distancia dos olhos em relação a distancia do canto externo dos olhos e a inserção dos cabelos nas têmporas.
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TIPOS DE ROSTO
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Redondo: É um rosto sem ângulos definidos
Redondo: É um rosto sem ângulos definidos. São mais largos nas maças do rosto e arredondados nas linhas da testa e maxilar. Para ampliar rostos arredondados, deve-se optar por um corte que dê volume em cima, mas pouco volume nas laterais
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Retangular: Possui testa e maxilar nas mesmas proporções
Retangular: Possui testa e maxilar nas mesmas proporções. Rosto mais alongado que o quadrado
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Quadrado: Possui testa larga e maxilar largo
Quadrado: Possui testa larga e maxilar largo. Alguns são mais alongados e dão aparência retangular. Esse formato de rosto deve considerar cabelos no comprimento do queixo para suavizar os cantos do quadrado. Franjas também ajudam.
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Oval: Possuem as maças do rosto mais largas que a testa ou maxilar
Oval: Possuem as maças do rosto mais largas que a testa ou maxilar. O rosto é largo nas maças e afunila em direção ao queixo. Pessoas com rosto oval podem usar qualquer tipo de chapéu, corte de cabelos, óculos ou brincos. É um tipo de rosto que tudo fica bem, a escolha só depende da personalidade.
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Diamante: Possui as maças do rosto proeminentes, porém com testa e maxilar mais estreitos. Seu formato assemelha-se a um hexágono. Geralmente possuem as maças do rosto bem evidenciadas
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Triangular: Possui maxilar mais largo que a testa
Triangular: Possui maxilar mais largo que a testa. Quem tem esse formato, deve optar por cortes curtos e volumosos, em camadas, com volume em cima para equilibrar o rosto como um todo
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Coração ou Triangular Invertido: Possui testa mais larga que o maxilar e deve optar por franja e cortes na linha do queixo. Um leve cacheado nas pontas ajuda a dar volume a ponta do triangulo, equilibrando o formato.
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PERFIL CONVEXO Este perfil se caracteriza por um nariz proeminente, com as áreas da testa e do queixo menos proeminentes. Volume próximo ao rosto, particularmente na testa, ajudará a criar a sensação de um perfil mais reto
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PERFIL CÔNCADO Este perfil apresenta queixo proeminente. Uma franja suave, direcionada para cima irá dissimular esta área problemática. Evite voluma na frente da testa, já que acentuará o efeito côncavo.
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CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS
Na escultura de cabelo, as influências biológicas adicionais que são importantes para nós são: padrão de crescimento e densidade, assim como a linha de crescimento do cabelo. Você também deve estar atento á forma dos fios – se são redondas, ovais ou planas – já que isto que determina se o cabelo é liso, ondulado ou crespo.
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LINHAS DE CRESCIMENTO DO CABELO
Se você está esculpindo um cabelo, seja ele de um cliente masculino ou feminino, observe cuidadosamente a linha de crescimento do cabelo. Além da linha que segue, procure áreas esparsas, mudanças na direção de crescimento e a relação com o rosto e o pescoço. Geralmente, as linhas de crescimento dos homens estão, de alguma maneira, situadas mais baixas do que as das mulheres, nas costeletas e na nuca. Se a linha de crescimento da nuca é visível no desing finalizado, você pode escolher linhas de corte que reflitam mais as características femininas ou masculinas. Uma linha quadrada ou retilínea criará um efeito mais masculino, enquanto que linhas arredondadas ou curvilíneas são mais suaves e mais femininas.
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TIPOS DE TEMPERAMENTO:
Os temperamentos: Baseia-se numa das primeiras classificações de personalidade, a de Hipócrates e na teoria de que a personalidade se manifesta fisicamente. Foram os chineses que fizeram essa observação, pela primeira vez, há mais de 5 mil anos, e até hoje é motivo de pesquisas científicas. A personalidade de uma pessoa se desenvolve ao longo de muitos anos e é determinada por um conjunto de fatores: sua herança genética, a cultura do meio em que vive, sua educação e suas experiências pessoais. O rosto do indivíduo também se desenvolve ao longo de muito tempo e atinge sua forma definitiva somente aos 23 anos, acompanhando e refletindo a evolução da sua personalidade. No sistema de avaliação de temperamentos de pessoas criado por Hipócrates, há quatro categorias: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.Todas as pessoas apresentam características das quatro categorias, mas em graus diferentes. Essas características tem aspectos positivos, chamados de forças, e outros negativos, chamados de fraquezas.
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Além dos traços do rosto, o cabelo pode revelar muito sobre uma pessoa
Além dos traços do rosto, o cabelo pode revelar muito sobre uma pessoa. Curto, longo ou reto, a verdade é que falamos ao mundo quem somos apenas por meio do visual. Veja alguns exemplos: Cabelo cacheado: Transmite uma mensagem de sensualidade. Ideal para mulheres que querem conquistar e chamar a atenção. Cabelo liso: Demonstra controle, porém com seriedade. Ideal para pessoas com profissões mais rígidas, como advocacia ou cargos na área financeira. Cabelo curto: Pessoas com personalidade forte e destemidas. Geralmente passam uma imagem de força. Cabelo longo: Transmite a idéia de liberdade descompromissada, seja ela emocional, financeira, religiosa, entre outros. Fio reto: A simetria dos fios indica que a pessoa é controlada, leva qualquer situação da melhor forma. Cabelo desconectado: Com pontas para fora transmite alegria e dinamismo. É uma boa opção para quem trabalha com público. Franja lateral: Direciona e suaviza a imagem de forma moderna. Quando se mostra parte da testa uma imagem de respeito é transmitida, porém de forma leve. Franjinha para frente: Suaviza a imagem, mas remete a conceitos mais adolescentes. É uma boa opção para quem trabalha com crianças. Testa a mostra: O visual impõe respeito. É bom para pessoas que precisam liderar – principalmente mulheres que trabalham diretamente com homens. Topete: Passa a imagem de autoridade, força e determinação
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Para o cliente, o tempo dedicado a ele é de um valor inestimável
Para o cliente, o tempo dedicado a ele é de um valor inestimável. Sente-se especial, valorizado e apreciado. Para muitas pessoas, talvez a maioria, é uma experiência rara. Cria um bem-estar, que querem repetir. Na realidade, podemos dizer que exercer o visagismo funcional é um ato de amor fraterno. Mas não é só isso que diferencia a experiência. Através do visagismo, a pessoa passa por um processo de auto conhecimento. Conhece o formato de seu rosto, a cor de sua pele e as proporções de suas feições. A maioria não conhece suas características físicas, nem seus pontes fortes e seus pontos fracos. Muitas pessoas acham que seu rosto é redondo - o que as desagrada - quando, na realidade, não é. Essa simples descoberta pode lhe dar uma grande alegria ou, até, resolver um trauma. Fica sabendo da lateralidade do seu rosto e a diferença entre o lado máscara e o lado da alma. Surpreender-se-á ao descobrir que seu rosto revela sua personalidade e que o cabelo pode acentuar tanto as suas forças, quanto as suas fraquezas. Ela se conscientizará sobre o que sua imagem atual está dizendo de si mesma e como ela está sendo vista. Descobrirá que sua imagem tem uma influência poderosa sobre suas relações, tanto íntimas quanto profissionais, e que muitos problemas poderão ser resolvidos com mudanças de corte, de coloração ou de penteado. E o mais importante, descobrirá que sua imagem afeta decisivamente seu comportamento e sua auto-estima, podendo criar entusiasmo ou depressão. (ver ilustração)
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Teste de cores Fazer teste de formas e de cores Pedir p/ cliente escolher 3 formas ou cores que ele ñ gosta dar cinco minutos a cliente só para não influenciar, a cliente faz seu próprio pré-diagnostico Analisar a escolha da cliente Pedir p/ ela mostrar o q não gosta e por que,pedir para mostrar o que gosta e por que, a partir daí você tem um pré-diagnostico
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Colocar a cliente de costas para o espelho
A Gestual Intuitiva É a linguagem não verbal, aquela do inconsciente. É a linguagem dos olhos, dos dedos Colocar a cliente de costas para o espelho Despentea-la com a palma da mão no sentido contrario ao penteado pedir para cliente se repentear ,sempre dando costas para o espelho e sentada despentea-la uma segunda vez,em pé
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FORMAS: Para visualizar uma ou mais formas sempre se deve começar pelo exterior ,e em seguida para o interior cabelo+ rosto = Uma casa Fundações = maxilar + queixo +maxilar Paredes = uma linha que vai do maxilar a têmpora telhado(externo) = formato externo do cabelo telhado (interno) =véu da borda/cabelo inteiro telhas = textura “ visualização!
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A EVOLUÇÃO DE ESTILO: Os cabelos sempre se constituíram como excelente adorno do rosto, tidos historicamente para a mulher como símbolo de sedução e para o homem como demonstração de força. De tempo em tempo nossos clientes tem a necessidade de mudar seu estilo ,muitas vezes influenciada por uma amiga ou um artista.Existe uma máxima na psicologia que é a seguinte: um ser humano se vê no outro,olho pra você me identifico. Provavelmente você já mudou o corte e a cor do seu cabelo várias vezes na vida,porem nunca trocou o formato do seu rosto. O Visagismo Funcional nos dá ferramentas suficientes para decifrar o “momento” das nossas clientes. Vamos ver a evolução de algumas mulheres que hoje são referencia no que diz respeito a moda cabelo:
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VISAGE HAIR CUTTING COLOR
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Linha ,figura,proporção,cor,textura
. Linha ,figura,proporção,cor,textura.São todas essenciais para o esforço criativo para um designer de moda.Assim como com o cabelo,o design da roupa deve ser atual e ajustar-se a quem o vestirá para que seja um sucesso. Em uma forma de arte ,como a pintura,linha,figura e cor se tornam meios pelos quais o artista expressa seu tema.Designers de cabelo também usam linha , figura e cor para criar um corte que represente a imagem e personalidade da cliente. O design de cabelo se encaixam bem dentro das esferas das disciplinas artísticas.Ao entrarmos nessa série de possibilidades dentro de sua carreira,esforce-se para manter uma mente artística e orgulhe-se de seu trabalho.Esta linha de estudo continuará reforçando o processo criativo relacionado ao design de cabelo ao dar os conceitos e conhecimento técnicos necessários para compor seus designs
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ANALISE QUALITATIVA Na análise qualitativa você observa e lista as partes do objeto.Também são anotadas as propriedades destas partes.Por exemplo,na analise qualitativa esse quadro visto aqui é formado por um coração e um casal ANÁLISE QUANTITATIVA Na análise quantitativa , você começa a determinar a quantidade de cada parte em relação ao tamanho,à proporção e a dimensão.Por exemplo,o mesmo quadro visto a análise qualitativa se torna em analise quantitativa:um coração vermelho no centro ,um homem colorido do lado esquerdo e uma mulher do lado direito ambos combinando como fundo colorido e com formas geométricas
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TRÊS NÍVEIS DE OBSERVAÇÃO
O cabelo pode assumir uma infinita variedade de formas.Isto inclui diferenças na figura,textura e comprimento.Como começar a analisar este vasto numero de possibilidades?Utilizando um constante sistema de comunicação.Ver de forma seletiva através da observação se cria este sistema. Cada um tem uma percepção diferente da mesma realidade,mas usando este sistema constante,você pode discutir sobre as diferentes percepções da mesma realidade.Logo, podemos visualizar a realidade e classifica-la com divisões que podem ser estudada facilmente.Os três níveis de observação você irá utilizar seus conhecimentos de análise qualitativa e quantitativa
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FORMA ESTRUTURA TEXTURA
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PROCESSO DE PENSAMENTO DE UM DESIGN VISAGISTA
Após aprendermos a observar como um visagista funcional,devemos determinar como usar a informação que adquirimos. Neste estágio devemos pensar como designers.Mesmo que cada um de nós perceba e analise as coisas de forma diferente,geralmente usamos os lados esquerdo e direito do nosso cérebro para entender e usar a informação que adquirimos .O lado esquerdo é considerado técnico,enquanto o lado direito é considerado artístico.Cada um destes lados têm uma variedade de qualidades especificas.Aqui estão apenas algumas.
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FORMA TEXTURA COR LINHA , DIREÇÃO E FIGURA
O visagista funcional é composto de três elementos , que podem ser separados do todo e analisados individualmente.Estes elementos são: FORMA TEXTURA COR
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Forma: Forma é a representação tridimencional da figura que inclui comprimento, largura e profundidade. As propriedades da forma são: Linha Direção Figura
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Observe as características similares nas formas geométricas em 3 dimensões e os desing acima. Desing com linhas retas são considerados retilíneos ou angulares. Desing com linhas curvas são considerados curvilíneos. ÂNGULOS Ângulos são formados quando linhas se cruzam. Os ângulos principais do eixo espacial são 0º, 45º e 90º. Uma vez que tenha localizado o ponto de partida, você pode medir o ângulo em qualquer direção. Tenha em mente que certas figuras contêm ângulos.
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COR E TEXTURA TEXTURA COR
Quando analisamos formas no caimento natural também observamos a aparência da superfície ou textura. A textura esta relacionada diretamente com a estrutura da forma. COR Efeito visual obtido quando a luz é refletida de um objeto determinado. É o elemento do desing que cria profundidade ou dimensão e geralmente causa um impacto mais forte. Lembre-se, portanto, que forma, textura e cor juntas criam uma composição completa – nenhum elemento pode se suportar por si só. Apesar da textura lisa ou desativada criar uma reflexão de luz uniforme, é possível dar ao cabelo liso a sensação de textura adicionando diferentes cores á formas. Isto cria uma reflexão difusa da luz. A cor também pode criar a sensação de movimento e direção e pode levar o olho a uma área focal especifica. Nestes exemplos, a forma geral permanece a mesma, ainda que profundidade, dimensão e textura sejam criadas através da cor.
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TEXTURA Textura é a qualidade da superfície que pode ser sentida e vista. Na escultura de cabelo a textura pode ser ativada, desativada ou uma combinação das duas. Quando falamos sobre a textura, é importante permanecer atento à distinção entre textura esculpida, textura natural ou com permanente . TEXTURA DESATIVADA A textura desativada é caracterizada por linhas continuas que podem ser retas ou curvas.Existe onde a camada superior do cabelo é visivel.
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TEXTURA ATIVADA Quando as pontas do cabelo estão expostas, a textura esculpida é ativada.Estas linhas descontinuas criam uma superfície com aparência áspera.
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TEXTURA COMBINADA Algumas esculturas apresentam a combinação de texturas esculpidas ativadas e desativadas.Por exemplo, a escultura pode ter as duas formas em um só design.
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Equilíbrio Uma integração de elementos esteticamente agradável,que pode ser simétrica (equilíbrio formal)ou assimétrico(equilíbrio informal). Simetria A simetria equilibra o tamanho e a figura em relação à posição das unidades de design, igualmente em ambos os lados do eixo espacial. Assimetria A assimetria equilibra unidades desiguais em lados opostos de um eixo.Também pode ser obtida com unidades similares ao longo de um eixo fora do centro.
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