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SISTEMA LÍMBICO EMOÇÕES.

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Apresentação em tema: "SISTEMA LÍMBICO EMOÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA LÍMBICO EMOÇÕES

2 Elaborado pela MSc. Maria Maristela C. Schneider
SISTEMA LÍMBICO Elaborado pela MSc. Maria Maristela C. Schneider

3 SISTEMA LÍMBICO Estrutura cerebral por onde passa todo o sinal enviado pelos órgãos dos sentidos Possibilita toda a gama de todos os estados emocionais – tristeza, raiva, medo, felicidade, prazer...

4 SISTEMA LÍMBICO Avalia as informações, ainda antes que a consciência possa desenvolver algum papel. Por isso reagimos instantânea e instintivamente a um sinal de perigo.

5 SISTEMA LÍMBICO O sistema emocional decide também que estímulos são importante e valiosos. Quando passa pelo córtex cerebral, toda situação é comparada a experiências e reflexões anteriores, alcançando, então a consciência..

6 SISTEMA LÍMBICO Em conjunto, os sentimentos podem estimular o aprendizado, intensificando a atividade de redes neuronais e fortalecendo suas ligações sinápticas. Hoje está comprovado cientificamente que as emoções desempenham papel decisivo na construção da memória.

7 SISTEMA LÍMBICO Informações em que o sistema límbico colocou um “selo” emocional, encravam-se no fundo da memória de forma bastante duradoura.

8 SISTEMA LÍMBICO Como os sentimentos perduram por muito tempo, o cérebro faz uso disso, vinculando diversos conteúdos da memória a um mesmo matiz emocional, que no aprendizado é reativado e facilita a integração dos elementos de uma nova situação de rede preexistente.

9 SISTEMA LÍMBICO Informações revestidas de colorido emocional encontram com mais facilidade o caminho até a memória de longa duração permanecendo mais acessíveis, prontas para serem evocadas.

10 SISTEMA LÍMBICO Certos distúrbios da memória, como o mal de Alzheimer, está vinculado a lesões do sistema límbico. Segundo a neurobiologia, se aprende melhor quando o objeto do aprendizado tem conteúdo emocional.

11 SISTEMA LÍMBICO O ambiente de aprendizagem deve ser emocionalmente agradável – estimula a curiosidade e motivação dos estudantes. Os sentimentos exercem influência sobre a percepção e atenção – isso é perceptível quando lemos um livro em que nele mergulhamos – o sistema límbico se encarrega de tornar inesquecível.

12 SISTEMA LÍMBICO Apenas os sentimentos, as emoções são capazes de transformar a aula numa situação de experiência pessoal, imprescindível para a cognição.

13 SISTEMA LÍMBICO Emoção e motivação balizam o sistema de atenção, que decidirá que informações serão armazenadas nos circuitos neuronais e, portanto, aprendidas. A atenção deve estar focada em um tópico da aula. A atividade numa inibe a rede neuronal nas demais atividades.

14 SISTEMA LÍMBICO Crianças precisam de tempo para a assimilação consciente de um conteúdo a aprender. Despertado o interesse, oportunizar a concentração no assunto e, se despedir dele, com igual cuidado.

15 SISTEMA LÍMBICO Em termos neurobiológicos isso significa aquecer, primeiro, a rede neuronal em questão, mantê-la ativa e, por fim, deixá-la trabalhando em paz. O cérebro tem uma capacidade imensurável, porém, em certos aspectos apresenta limitações – o “gargalo” parece situar-se entre a memória de curta e de longa duração.

16 SISTEMA LÍMBICO Toda impressão sensorial que o sistema de atenção considera relevante, deposita-se, primeiramente, na memória de curta duração. Fixação mais duradoura no cérebro – intensidade da impressão provocada nele, e dele seguir ou não se ocupando dela.

17 SISTEMA LÍMBICO Provoca alterações químicas e elétricas capazes de fortalecer os contatos sinápticos. As células nervosas interconectadas vão pouco a pouco formando um padrão de conexões sólidas que constituem a memória de longa duração.

18 SISTEMA LÍMBICO No processo de aprender muitas horas se passam até que as conexões entre as células nervosas envolvidas possam se estabilizar ou enfraquecer. Entre uma aprendizagem e outra nova, deve haver um intervalo para que o cérebro infantil possa armazenar o conhecimento sem perturbação.

19 SISTEMA LÍMBICO Igualmente importante são os recursos empregados na construção do conhecimento para que o cérebro processe o armazenamento na memória de longa duração. Quanto mais envolvermos os órgãos dos sentidos, tanto mais chances de uma aprendizagem efetiva, atenção e consequentemente, armazenamento na memória de longa duração terá a criança – lembrando sempre que todos os neurônios se comunicam via sinais elétricos.

20 SISTEMA LÍMBICO A genética nos dá precondições cognitivas, sob a forma de potencial. No entanto, desenvolver esse potencial só se faz possível se houver a interação da criança com o mundo, produzindo aprendizagem.

21 SISTEMA LÍMBICO A criança em que a curiosidade, interesse e motivação são saciadas, tende a crescer cada vez mais no conhecimento, aprendendo cada vez mais e melhor. Pestalozzi nos diz que a aprendizagem deve se dar com a cabeça, o coração e as mãos. Quem tem confiança nas próprias capacidades consegue lidar melhor com suas deficiências.

22 SISTEMA LÍMBICO Glaucia Leal nos diz que desde a primeira molécula, só sobrevivemos graças à aprendizagem, à adaptação e à comunicação. Afirma ainda, que conhecer a história da criança e tratá-la como sujeito único pode mudar o rumo de muitas pessoas.

23 SISTEMA LÍMBICO A mensagem de incapacidade é devastadora e afeta o potencial cognitivo e motor da criança.


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