A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Karolyne Menezes Silva Luana de Oliveira Arruda Solange do Nascimento Rosa Sueli Nascimento de Matos 1

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO
1

3 EDGARD ROQUETTE PINTO 1884 - 1954
PATRONO EDGARD ROQUETTE PINTO MÉDICO, ANTROPÓLOGO E EDUCADOR ; ENSINOU HISTÓRIA NATURAL NO RIO DE JANEIRO ; CRIOU A PRIMEIRA ESTAÇÃO DE RÁDIO DO PAÍS RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO; CRIOU JUNTAMENTE COM HUMBERTO MAURO O INSTITUTO NACIONAL DO CINEMA EDUCATIVO. 2

4 EMEI “Edgard Roquette Pinto”
Diretoria Regional de Educação – São Miguel Endereço: Rua Flor de Inverno Nº57 CEP: Telefone: (11) Bairro: Jardim das Camélias LOCALIZAÇÃO 2

5 IDENTIDADE DA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA
A EMEI Edgard Roquette Pinto atende alunos vindos em sua maioria das CEI’s mais próximas. Os Professores tem grande responsabilidade e participação no processo de desenvolvimento das atividades, e de aprendizagem dos alunos. Os pais tem participação constante em nosso espaço escolar. 2

6 ORGANIZAÇÃO QUANTIDADE DE TURNOS QUANTIDADE DE SALAS
QUANTIDADES DE CLASSES QUANTIDADE DE ALUNOS POR SALA 02 6 12 25 TOTAL 300 QUANTIDADES DE PROFESSORES QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS 15 08 2

7 CONCEPÇÕES Concepção de educador: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto o educador tem em si um dever com o conhecimento adquirido em saber de qual forma utilizará esse conhecimento incentivando o aluno a ser curioso e buscar novas formas de aprendizado, de forma que ele entenda realmente o assunto abordado. O educador precisa estar apto para exercer com qualidade e clareza seu trabalho de forma a reconhecer as dificuldades de cada aluno, e dessa forma poder auxilia-lo. Concepção de aluno: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto o aluno é a pessoa que vem com pouca ou nenhuma instrução de conhecimento didático de educação escolar, cheio de dúvidas, ele busca suprir seu desejo em aprender e seu entendimento sobre o mundo ao seu redor, na escola ele quer tirar suas dúvidas e quer aprender com as respostas recebidas. Concepção de cuidar e educar: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto cuidar é acompanhar cada passo dado em caminha ao novo saber, é indicar o caminho a seguir, educar é mostrar que cada passo dado tem um motivo para acontecer, orientar que cada caminho te leva a um lugar diferente com aprendizados diferentes, cuidar e educar, um não existe em sua plenitude sem o outro, um depende e complementa o outro em todas as fazes da vida. 2

8 Respeitando as diferenças Poetizando
PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO Respeitando as diferenças Poetizando Arte em Desenvolvimento 4

9 PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO
PROJETO : DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO NOME DO PROJETO ARTE EM DESENVOLVIMENTO ESTE PROJETO BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE EM NOSSAS ESCOLAS, TENDO EM VISTA QUE A ATIVIDADE ARTÍSTICA É UMA PRIORIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; FAZ COM QUE A MESMA DESENVOLVA SUA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. A ARTE É UMA MANIFESTAÇÃO NATURAL DO UNIVERSO DA CRIANÇA. QUANDO SE FALA DE MANIFESTAÇÃO, É A VONTADE E O IMPULSO DE EXPRESSÃO DO UNIVERSO INFANTIL, A ARTE É TRANSFORMADORA PORQUE POSSIBILITA À CRIANÇA UMA LEITURA DE MUNDO DIFERENCIADA E CRÍTICA. 2

10 PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO
PROJETO : DISCIPLINA METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NOME DO PROJETO POETIZANDO ESTE PROJETO BUSCAR MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SALA DE AULA, ESSA FAIXA ETÁRIA ESTÁ EM CONSTANTE APRENDIZAGEM, PORTANTO INCENTIVAR O CONTATO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, E POSSIBILITA QUE A CRIANÇA CRIE APRESSO POR LER E ESCREVER, MESMO AINDA NÃO SENDO ALFABETIZADOS. O GÊNERO POESIA APRESENTA RITMOS E RIMAS. É UM TIPO DE TEXTO QUE ATRAI MUITO AS CRIANÇAS. A POESIA MEXE COM O IMAGINÁRIO DA CRIANÇA, LEVANDO-A A EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS, DESCOBRINDO QUE SE PODE BRINCAR COM AS PALAVRAS. 2

11 PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO
PROJETO : DISCIPLINA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NOME DO PROJETO RESPEITANDO AS DIFERENÇAS ESSE PROJETO BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO MEDIANTE AS DIFERENÇA DE RAÇAS DENTRO DA SALA DE AULA. MOSTRANDO A CADA CRIANÇAS PASSO A PASSO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO. ENSINAR A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO EM SALA DE AULA E NO COTIDIANO, ENSINAR QUE DEVEMOS RESPEITAR TODAS AS ETNIAS E CULTURAS E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR E RESPEITAR O OUTRO. 2

12 LEGISLAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO
LDB 9394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL; BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; PORTARIA 5930/ 2013 – DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL; LEI /2003 – ACRESCIDA NA LDB, OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA UNESCO CONSTRUÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO REGIMENTO COMUM DA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO 2

13 40 s - Agradecemos a sua Participação!!!


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google