A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente:
atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola participante: Melhora da comunicação e desenvolvimento de ações. 3. Criação de um banco de dados para formação dos professores: periódicos, livros e materiais de apoio. 4. Propor indicadores de qualidade e convivência escolar: aplicação de um instrumento sobre convivência escolar. 5. Difundir o programa do projeto na comunidade escolar e para as famílias: difusão e sensibilização do tema. 6. Criar redes de colaboração entre os centros escolares e serviços sociais para abordar em conjunto os problemas e projetos: desenvolvimento do trabalho em rede, partilha. 7. Capacitar as pessoas ou setores responsáveis pelo gerenciamento de conflitos escolares: estabelecer um padrão nas ações de relação.

4 Inclusão da aprendizagem cooperativa no cotidiano da sala-de-aula.
8. Criação de mutirões escolares; Recolher lixo/folhas: Mudas: implantação de rotinas e experiências em rede. 9. Criação de prêmios para grupos de professores e alunos que se distinguiram na convivência para paz: criação de mecanismos de incentivo e reconhecimento. 10. I Festival Escolar de Jogos Cooperativos ; levantamento junto a rede municipal de projetos e atividades: dança, coral, modalidades esportivas; artesanato, música, teatro, pintura, etc 11. Inaugurar na escola uma 'praça' ou um 'monumento' da paz; 12. Criação de uma bandeira da paz/cooperando em rede; Inclusão da aprendizagem cooperativa no cotidiano da sala-de-aula.

5 AÇÕES ESPECÍFICAS Língua Portuguesa: - debates com os alunos a partir do Manifesto 2000 da UNESCO ou do Manifesto 2000 (versão infantil) e de outros textos que falem da paz ou da violência; - concurso de poesia; - poema coletivo para a paz (cada aluno faz uma estrofe); - teatro, festival de música; cartazes (com Educação Artística); proporcionar debates sobre valores que promovam a paz; -a idéia de paz em textos literários (poesia, romance, contos, etc.) Matemática: - número das vítimas da violência das guerras, dos conflitos religiosos, étnicos e raciais, da miséria, da fome, do desemprego, etc; - comparação dos gastos de uma família com os salários; - números das desigualdades sócio-econômicas (entre os grupos sociais e entre as nações) e debates suas causas; Ciências: - estudo sobre as reações orgânicas de um organismo com fome e em estado de inanição; - caracterização da violência contra a natureza e o espaço público; - estudo comparativo das calorias diárias consumidas em diferentes classes sociais, regiões ou nações; - estudo das contribuições das ciências que têm favorecido a paz.

6 História: - estudo das causas históricas das desigualdades na América Latina, - estudo dos períodos de paz e de guerras na História; - estudo da vida e das ações de personagens considerados promotores da paz. Geografia: - lugares de paz e de conflito no mundo; - estudo das migrações e suas conseqüências nas relações sociais. Educação Artística: - estudo das representações artísticas da paz; - participação das atividades das outras disciplinas que envolvam a comunicação visual; - concurso de símbolos da paz; Sociologia e filosofia: - estudo das representações de paz na vida cotidiana, nos ritos e mitos, no imaginário popular; - debate sobre sentido do conceitos de paz, democracia, igualdade social, liberdade, preconceito, violência, etc. Inglês: - tradução de tratados internacionais de paz, de declarações de direitos humanos, de letras de música; - debate sobre o caráter universal da língua inglesa no mundo atual e suas possibilidades de ser instrumentos de concordância entre os povos.


Carregar ppt "AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google