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Introdução à formação de preços:

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Apresentação em tema: "Introdução à formação de preços:"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à formação de preços:
EAE 5876 Economia da Alimentação e da Nutrição Perspectiva Microeconômica Aula 6 Introdução à formação de preços: - O modelo de Estrutura-Conduta-Desempenho - Teoria da Demanda 2017

2 Roteiro Relembrando: Economia, problemas econômicos básicos;
Macro x Micro: Fluxo Circular da Renda e mercados específicos Modelo de análise dos mercados: Estrutura, Conduta e Desempenho Desempenho Estrutura Conduta Teoria da Demanda

3 Economia Conjunto das atividades produtivas e comerciais visando atender as necessidades materiais do homem; Capitalismo: tipo específico de organização das atividades produtivas e comerciais em que o atendimento das necessidades humanas aparece como meio para a realização do objetivo de valorização do capital. Características básicas: Produção voltada para o mercado; Propriedade privada dos meios de produção; Existência de uma classe desprovida de meios de produção; Comportamento individual, egoísta, e consumista. Frisar daí a importância de estudar o funcionamento dos mercados!

4 Produção voltada para o mercado
A Economia não se preocupa (diretamente) com a produção doméstica (no lar); A Economia tem no MERCADO a instituição organizadora! Organiza a produção: o quê e como produzir! Organiza a distribuição: quem tem acesso ao que foi produzido! Os preços são formados pelo MERCADO! Portanto, precisamos entender como os preços são formados no mercado!

5 O que é o mercado? Instituição organizadora das atividades humanas;
O mercado resolve os problemas econômicos básicos! Teoricamente, para o seu funcionamento eficiente é necessário: Produto homogêneo; Muitos agentes econômicos interagindo! Informação perfeita; Ausência de bens públicos e de externalidades; Ausência de barreiras à entrada e à saída/livre mobilidade de fatores de produção (Liberdade); Racionalidade ilimitada. O mercado, como você sabe, é o local onde se encontram os vendedores e compradores de um determinado bem ou serviço. Antigamente, a palavra mercado tinha uma conotação estritamente geográfica, mas isso já está deixando de ser assim. Hoje, com os avanços tecnológicos nas comunicações, as transações econômicas podem se realizar sem contato pessoal direto entre comprador e vendedor, tal como ocorre nas compras e vendas pela internet. Exemplo: Mercado de valores: uma ação é um produto homogêneo, a informação é bastante difundida/generalizada, há livre entrada e saída de atores desse mercado. O mercado de produtos agrícolas, em geral, também é aproximado do mercado de concorrência perfeita; Exemplo de monopólio: empresa de energia elétrica, a Petrobrás; Exemplo de Monopsônio: o mercado produtor de leite fluído de Minas Gerais, onde os milhares de produtores não tem outra alternativa a não ser vender seu produto para a única grande empresa pasteurizadora de sua região. Exemplos de oligopólio: mercado de eletrodomésticos, sabão em pó, automóveis, cimento, derivados de leite; derivados de carne; Exemplos de concorrência monopolística: butiques de shoppings, restaurantes, escolas privadas, padarias, etc. Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

6 Forças de mercado Como funcionam os mercados?
Mercado de Abacaxi Qd = Qo P0 $ $ Qd Qo Famílias Empresas Para iniciar, vamos supor que numa determinada cidade exista uma feira livre onde são vendidas semanalmente, entre outros produtos, uma certa quantidade X de laranjas e uma quantidade Y de maçãs. Suponhamos mais que, por uma razão qualquer, verifica-se uma mudança na preferência dos consumidores e, em consequência, a demanda por laranjas tenha aumentado (talvez porque alguém tenha espalhado o boato de que a laranja é melhor para a saúde do que a maçã). Dado que a renda ou o poder aquisitivo dos consumidores não se alterou, esta preferência por mais laranjas só será satisfeita se ocorrer uma queda na demanda por maçã. Como a produção de maçãs e de laranjas permanece inicialmente a mesma de antes, o que acontecerá com os preços desses dois produtos? Ora, o aumento na procura de laranjas provocará uma falta deste produto, enquanto a queda na demanda por maçã provocará um excesso de oferta deste produto. Em consequência, o preço da laranja se elevará, enquanto os vendedores tratarão de reduzir o preço da maçã para acabar com o estoque. Como, agora, os lucros da venda de laranjas são maiores, os produtores irão transferir recursos (ou fatores) da produção de maçãs para a de laranjas, aumentando a oferta destas e reduzindo a oferta daquelas. Obviamente, com o aumento da quantidade de laranjas, seus preços deverão cair um pouco, enquanto os preços das maçãs (agora, reduzidos) se elevarão. Enquanto o preço das laranjas for compensador (mais lucrativo), os produtores continuarão transferindo recursos para sua produção – isto é, até que o consequente declínio de seus preços não mais compense essa transferência. No final desse processo, os níveis de produção e de preços de ambos os produtos se estabilizarão – com o preço relativo da laranja mais alto e o da maçã mais baixo que inicialmente – enquanto se registrou uma alteração na utilização dos recursos produtivos entre os dois produtos. Conclui-se que todas essas mudanças ocorreram em função de uma simples mudança no gosto dos consumidores e da consequente atuação do mecanismo de preços de mercado. Como funcionam os mercados? Que aspectos influenciam o funcionamento dos mercados?

7 Modelo de análise dos mercados: Estrutura, Conduta e Desempenho
Análise dos mercados em três dimensões: Estrutura de Mercado Organização, disposição e distribuição das unidades que constituem o mercado; Conduta no mercado Comportamento das empresas no mercado, no que se refere às suas estratégias de concorrência e crescimento; Desempenho Grau de realização dos objetivos. Os economistas, para entender o funcionamento dos mercados, inicialmente, desenvolveram uma teoria sobre o que seria o mercado perfeito: o modelo de Concorrência Perfeita. Depois começaram a relaxar certos pressupostos desse modelo, de acordo com o que acontecia nos mercados reais, verificando o efeito dessas mudanças sobre a formação do preço. Uma corrente teórica analisa essas circunstâncias por meio do esquema de análise E-C-D. A estrutura possui 4 facetas: Domínio de grandes empresas na economia como um todo; Domínio de grandes empresas em um mercado específico; Domínio da diversificação nas linhas de produção das empresas; Domínio da integração vertical de processos intermediários da produção.

8 Modelo de análise dos mercados: Estrutura, Conduta e Desempenho
Análise dos mercados em três dimensões: Estrutura Atomizada: Concorrência Perfeita Concentrada: Monopólio, Concorrência Monopolística e Oligopólio; Conduta: Passiva Ativa Desempenho Ótica privada Ótica social Preços; Outras estratégias de concorrência;

9 Estruturas de Mercado: características básicas
Tipo produto Número Muitos de Agentes Poucos Ofertantes Um Homogêneo Concorrência Perfeita Oligopólio homogêneo Monopólio Diferenciado Concorrência Monopolística Oligopólio Monopsônio OU

10 Conduta: Passiva: Peculiar à estrutura de concorrência perfeita;
As condições do mercado são tais que cada agente aceita o preço estabelecido pelo mercado, ajustando a quantidade a ser ofertada ou demandada de modo a maximizar o seu lucro ou sua utilidade; As firmas reagem ao mercado! Ativa: Peculiar aos oligopólios e à concorrência monopolística, e de certo modo aos monopólios; Estratégia de concorrência preço; Estratégia de concorrência extra-preço (diferenciação); As firmas influenciam o mercado!

11 Desempenho Ótica privada Ótica social:
Maximização do lucro/da utilidade; Expansão da participação no mercado; Crescimento da margem de lucro; Ótica social: Eficiência alocativa; Equidade; Estabilidade dos preços nominais; Estabilidade do emprego; Ética nos negócios; Perspectiva Microeconômica Perspectiva Macroeconômica

12 Exercício Quais são os problemas econômicos básicos?
Dê um exemplo de cada tipo de mercado abaixo: Concorrência perfeita Monopolista Oligopolista Monopólio: Telefonia Fixa, Rodovias, Ferrovias, Energia Elétrica, TV a cabo, Água e saneamento; Medicamentos; vacinas, produtos de biognéticas patenteados; Oligopólio: Indústria Automobilística; montagem de ônibus, telefonia móvel, Concorrência Perfeita: ações, sal, produtos hortigranjeiros;

13 Em qualquer estrutura de mercado existem:
As forças da Demanda As forças de Oferta

14 Sob as condições da Concorrência Perfeita!
Em qualquer estrutura de mercado existem: As forças da Demanda As forças de Oferta Sob as condições da Concorrência Perfeita!

15 Quais são as condições para que um mercado opere em Concorrência Perfeita?
Produto homogêneo; Bem privado; Informação Perfeita; Racionalidade Ilimitada; Livre entrada e saída do mercado; Ausência de Externalidades; Muitos agentes econômicos interagindo; Atores econômicos auto-interessados!

16 Teoria da Demanda (consumo)
As famílias enquanto consumidoras vão atuar nos mercados como a força da demanda; Demanda: Corresponde ao conjunto de quantidades que os consumidores desejam comprar de um determinado produto aos diferentes preços possíveis, em determinado período de tempo; A Demanda é um plano de possibilidades! Quantidade Demandada: É uma determinada quantidade que os consumidores desejarão comprar se determinado preço for estabelecido no mercado;

17 Produtos industrializados, na cidade?
Exercício Admita que, em uma cidade do nordeste, se instala uma indústria que emprega 25% da população da cidade que antes vivia de bicos na zona rural. O que, teoricamente, pode acontecer com a demanda e a quantidade demandada de: Produtos industrializados, na cidade? Farinha de mandioca? Explique verbalmente com a ajuda de um gráfico.

18 Exercício (Esta situação é independente da anterior)
Admita que o governo decida aumentar o imposto que incide sobre o leite de vaca vendido nessa cidade. O que, teoricamente, pode acontecer com a demanda e/ou quantidade demandada: Leite de vaca? Leite de cabra? Farinha de mandioca? Explique verbalmente com a ajuda de um gráfico.

19 Bibliografia Scherer - Industrial market strucutre and economic performance. Cap. 1 – Introdução. Mankiw - Princípio de microeconomia (cap. 4, p 65 a 70)

20 Obrigada!


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