Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouValdomiro Porto Castelo Alterado mais de 6 anos atrás
1
Grandezas que definem o estado de um gás
2
Pressão Temperatura Volume
3
Lei Geral dos Gases
4
Transformação Isotérmica
Temperatura Constante Pressão e volume inversamente proporcionais
5
Transformação Isobárica
Pressão Constante Temperatura e volume diretamente proporcionais
6
Transformação Isocórica ou Isovolumétrica
Volume Constante Pressão e Temperatura diretamente proporcionais
7
Importante Também é possível que em uma transformação de estado, o gás sofra mudança na pressão, no volume e na temperatura, todos ao mesmo tempo. Nesse caso usar a Lei Geral dos Gases Em todos os casos use a temperatura na escala Kelvin, lembrando que: Tk = Tc + 273
8
EQUAÇÃO DE CLAPEYRON n – número de mols
R – constante universal dos gases perfeitos R = 0,0082 atm . L / mol . K ou R = 8,31 J/ mol . K (usar a pressão em Pa e o volume em m3
9
Exemplo 1 15 litros de determinada massa gasosa encontram-se a uma pressão de 8 atmosferas e à temperatura de 30 0C. Ao sofrer uma expansão isotérmica, seu volume passa a 20 litros. Qual será a nova pressão?
10
Exemplo 2 Certa massa de um gás ideal sofre uma transformação a volume constante. Sua pressão inicial é de 1 atmosfera e sua temperatura passa de 400 K para 500 K. Qual deve ser o novo valor da pressão do gás?
11
Exemplo 3: Um gás ideal encontra-se inicialmente a uma temperatura de 150 0C e a uma pressão de 1,5 atmosferas. Mantendo-se a pressão constante, de quanto deve ser o aumento da temperatura para que o volume seja dobrado?
12
Exemplo 4 Um recipiente rígido contém 0,5 mol de gás perfeito à temperatura de 27 0C e pressão de 1,2 atm. a) Calcule o volume desse recipiente. b) Calcule a temperatura do gás, em Kelvin, quando a pressão for igual a 1,5 atm.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.