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Pesquisa Social Teoria, método e criatividade

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Apresentação em tema: "Pesquisa Social Teoria, método e criatividade"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Social Teoria, método e criatividade

2 O homem sempre se preocupou com conhecimento da realidade.
Mitos, religião, filosofias, poesia e arte são meios de explicar e desvendar os mistérios e significados da existência humana (individual e coletiva). Ciência é a forma de expressão dessa busca de conhecimento. É uma forma hegemônica de construção da realidade.

3 A hegemonia da ciência se dá por duas razões:
De ordem externa - ela possibilita responder questões técnicas e tecnológicas postas pelo desenvolvimento industrial. De ordem interna - estabeleceu-se linguagem fundamentada em conceitos, métodos e técnicas para compreensão do mundo e das coisas. Surge discussões sobre a cientificidade das ciências sociais em comparação com as ciências da natureza. Ciências sociais continua “aceitável” enquanto conhecimento científico.

4 Um trabalho científico caminha em duas direções:
Elaborar suas teorias, métodos, princípios e estabelecer resultados. Inventar, mudar caminhos, abandonar certas vias e ir para direções privilegiadas.

5 CIÊNCIAS SOCIAIS

6 O objeto de estudo das ciências sociais é histórico – cada sociedade está em um espaço e se organiza de forma particular, mas todas as que vivem na mesma época histórica possui traços em comum devido a influência das comunicações. O objeto possui consciência histórica – todos os seres humanos, grupos e sociedades dão significados a suas ações com racionalidade.

7 Existe identidade entre sujeito e objeto – seres humanos por algum motivo tem uma base comum de identidade com o investigador (ele é da mesma natureza que o objeto). Ciências sociais é intrínseca (particular) e extrinsecamente (exterior) ideológica. Objeto dessa ciência é essencialmente qualitativo.

8 METODOLOGIA DE PESQUISA

9 Inclui abordagem (método), instrumentos de operacionalização do conhecimento (técnicas) e a criatividade do pesquisador (experiência, capacidade pessoal e sensibilidade). Teoria e metodologia caminham juntas. É necessário quebrar regras e paradigmas de acordo com a criatividade do pesquisador.

10 Pesquisa Junta pensamento e ação. Antes de achar um problema deve-se achar um problema na vida prática. Toda investigação começa com um problema (pergunta).

11 Teorias Conhecimentos de determinados assuntos feitos por estudiosos para estudar e/ou compreender um fenômeno e/ou processo. Existem várias teorias, porém existem também problemas novos que as teorias não explicam. Nenhuma teoria consegue explicar todos os fenômenos e processos devido a complexidade da realidade.

12 Proposições Hipóteses confirmadas sobre fenômenos e/ou processos.
Domínio de teorias fundamenta nosso caminho do pensamento e da prática teórica e constrói o plano interpretativo para a pesquisa.

13 Conceitos Termos mais importantes de um discurso científico.
O conceito é delimitador e focalizador do tema em estudo. Todo conceito deve ser valorativo, pragmático e comunicativo.

14 PESQUISA QUALITATIVA

15 Ocupa-se de um nível da realidade que não pode ser quantificado.
Trabalha com o universo dos significados, dos motivos, crenças e valores (realidade social). Enquanto as estatísticas visam criar modelos abstratos ou descrever e/ou explicar fenômenos que produzem regularidade, a abordagem qualitativa se aprofunda no mundo dos significados.

16 POSITIVISMO OBJETIVIDADE
Influencia na utilização da filosofia e dos conceitos matemáticos para explicação da realidade. Sua consequência é apropriação da linguagem de variáveis. OBJETIVIDADE Para positivistas a análise social é objetiva quando é realizada sobre realidade concreta ou pela criação de modelos matemáticos (pelas técnicas estatísticas cada vez mais sofisticadas conseguimos atingir objetividade). Não leva em conta que a construção de técnicas passa pela subjetividade dos pesquisadores e que as proposições e construções que as constituem absorvem interesses diferentes.

17 COMPREENSIVISMO A sociologia compreensiva propõe a subjetividade como fundamento do sentido da vida social e defende ela como constitutiva do social e ligado a construção da objetividade nas ciências sociais. Autores não se preocupam em quantificar e explicar, mas em compreender relações, valores, atitudes, crenças etc, e a partir desses fenômenos gerados socialmente compreender e interpretar a realidade.

18 MARXISMO Abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e conceitos, condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais. Como método propõe abordagem dialética que faria um desempate entre positivismo e compreensivismo, porque junta a proposta de analisar contextos históricos, as determinações socioeconômicas dos fenômenos, as relações sociais com a compreensão das representações sociais.

19 CICLO DA PESQUISA QUALITATIVA

20 FASE EXPLORATÓRIA TRABALHO EM CAMPO
Produção do projeto de pesquisa e de todos os procedimentos necessários para preparar a entrada em campo. TRABALHO EM CAMPO Levar para a prática a construção teórica elaborada na primeira etapa. Combina instrumentos de observação, entrevistas ou modalidades de comunicação, levantamento de material documental e etc.

21 ANÁLISE E TRATAMENTO DO MATERIAL EMPÍRICO E DOCUMENTAL
Conjunto de procedimentos para valorizar, compreender, interpretar e/ou articular os dados com a teoria escolhida. Pode dividir essa fase em 3 tipos: Ordenação de dados, classificação dos dados e análise propriamente dita. O ciclo não se fecha porque toda pesquisa produz conhecimento e geras novas indagações. Pensamos num produto que tem começo, meio e fim e ao mesmo tempo é provisório.


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