A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21."— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21

2 Alcance Transações e saldos em moeda estrangeira (exceto derivativos e saldos abrangidos pelo CPC 38/CPC 48). Conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior para fins de Equivalência Patrimonial e Consolidação. Conversão de demonstrações contábeis para uma moeda de apresentação.

3 Definições Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera. Moeda estrangeira é qualquer moeda diferente da moeda funcional da entidade. Entidade no exterior é uma entidade que pode ser controlada, coligada, empreendimento controlado em conjunto ou filial, sucursal ou agência de uma entidade que reporta informação, por meio da qual são desenvolvidas atividades que estão baseadas ou são conduzidas em um país ou em moeda diferente daquelas da entidade que reporta a informação. Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda. Investimento líquido em entidade no exterior é o montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade. Moeda de apresentação é a moeda na qual as demonstrações contábeis são apresentadas.

4 Moeda Funcional Fatores a serem analisados para determinar qual a moeda funcional da empresa A moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços. A moeda do país cujas forças competitivas e regulações mais influenciam na determinação dos preços de venda para seus bens e serviços. A moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para o fornecimento de bens ou serviços (geralmente é a moeda na qual tais custos estão expressos e são liquidados). Outros fatores a serem analisados A moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento (exemplo: emissão de títulos de dívida ou ações). A moeda por meio da qual os recursos gerados pelas atividades operacionais são usualmente acumulados. Há vários outros fatores a serem analisados (ver CPC 02).

5

6

7

8

9 Avaliação de investimentos societários no exterior pelo MEP
Elaborar as demonstrações contábeis da empresa investida na moeda funcional da própria investida. Fazer a conversão das demonstrações contábeis da empresa investida para a moeda funcional da empresa investidora. Reconhecer o resultado da investida por Equivalência Patrimonial com base na demonstração do resultado convertida para a moeda funcional da empresa investidora. Reconhecer os ganhos ou perdas cambiais no investimento em uma conta específica no Patrimônio Líquido. Caso seja um investimento em empresa controlada, a investidora deverá fazer a consolidação a partir das demonstrações contábeis convertidas da empresa controlada.

10 Conversão pelo Método da Taxa Corrente
Todos os Ativos e Passivos são convertidos pela taxa corrente do dólar (dólar da data de fechamento do Balanço). O Patrimônio Líquido inicial será o Patrimônio Líquido final do período anterior. As mutações do Patrimônio Líquido ocorridas no período (pagamento de dividendos e aumento de capital) são convertidas pela taxa histórica do dólar (dólar das datas em que ocorreram as transações). Receitas e Despesas são convertidas pelas taxas cambiais das datas das transações. Alternativamente, pode ser utilizada a taxa média do dólar no período (desde que não haja efeito relevante nas informações). As variações cambiais decorrentes dos tópicos anteriores são reconhecidas em conta específica no patrimônio líquido. Princípio do Método O resultado do exercício representa o desempenho operacional no país de origem e o CTA representa as perdas ou ganhos que o investidor teve por investir nesse país de origem

11 Conversão pelo Método da Taxa Corrente
As variações cambiais são decorrentes de: (a) diferença entre a conversão de receitas e despesas pelas taxas cambiais em vigor nas datas das transações e a de conversão de ativos e passivos pela taxa de fechamento. Tais variações cambiais decorrem também dos registros efetuados diretamente no patrimônio líquido. (b) diferença entre a conversão do patrimônio líquido inicial pela taxa atual de fechamento e pela taxa anterior de fechamento. Essas variações cambiais não são reconhecidas no resultado pois as mudanças nas taxas cambiais têm pouco ou nenhum efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros de operações.

12 Conversão pelo Método Temporal
Ativos e Passivos Monetários são convertidos pela Taxa Corrente do dólar (dólar da data do Balanço) Ativos e Passivos Não Monetários são convertidos pela Taxa Histórica do dólar (dólar da data da incorporação do item ao Balanço) Receitas e Despesas são convertidas pelas taxas das datas em que ocorrerem (quando relacionadas a itens monetários) ou pelas taxas históricas (quando relacionadas com itens não monetários). Alternativamente, as receitas e despesas podem ser convertidas pela taxa média do dólar no período, caso não haja distorções relevantes nas informações obtidas. As perdas e ganhos sobre itens monetários são apresentadas em uma única conta na Demonstração do Resultado e é chamada de Perdas ou Ganhos na conversão (Translation Gain or Loss).


Carregar ppt "Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google