A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof"— Transcrição da apresentação:

1 A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof
A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof. Carlos de faria Júnior

2 O que é História Econômica?
Importância das estatísticas, quantificações e seriações Importância da cultura: a economia de um povo faz parte de sua cultura, é inerente à mesma! Não existe análise econômica que dispense análise política: Exemplo: Se uma das premissas do Liberalismo é a não intervenção do Estado na economia, impossível analisar uma economia liberal sem observar se o Estado interfere ou não. - Se a economia existe para a sociedade, impossível qualquer análise econômica desvinculada da análise desta sociedade e seu contexto.

3 CULTURA ECONOMIA SOCIEDADE POLÍTICA

4 O VIVER, ATENDENDO ÀS NECESSIDADES MATERIAIS E IMATERIAIS DO INDIVÍDUO OU GRUPO, DEPENDE DA ECONOMIA. EXEMPLO: Frase comum: “Para mim basta o amor”. Numa sociedade baseada na circulação de moeda, você consegue resolver todos os problemas apenas com amor? Mesmo que o sujeito resolva viver de “caridade”, ele não depende da economia do outro? Até o “não gastar” tem relação com a questão econômica. No mundo ocidental, queiramos ou não, indivíduos e coletividades não tem como se isentar da relação com o econômico!

5 HISTÓRIA ECONÔMICA E MEMÓRIA HISTÓRICA IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA A SOCIEDADE
ECONOMIAS QUE DERAM CERTO ECONOMIAS QUE FRACASSARAM MEMÓRIA – CONHECIMENTO DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

6 O CASO DO BRASIL Não valorização da memória
Repetição de erros constante no campo econômico Repetição das tipologias das crises e dos discursos de mudança

7 MODELOS EXPLICATIVOS DA HISTÓRIA ECONÔMICA - SÍNTESE
Economistas do Governo: A História Econômica “oficial”, pragmática, baseada em estatísticas e receitas; Escola Clássica – Liberalismo e Economia Política; Escola Socialista; Revisionistas: críticas aos modelos liberais e marxistas, ditos “tradicionais”; Econometria e New Economic History; História Econômica à partir dos Annales e da escola inglesa (Hobsbawm, Thompson, etc.) e do Primeiro Congresso de História Econômica (1960).

8 PROBLEMAS DA AUSÊNCIA DE MEMÓRIA HISTÓRICA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: O CASO BRASILEIRO
Discursos simplórios, sem reflexão e reducionistas: - O socialismo não presta; O Liberalismo é corrupto; O liberalismo/Socialismo é demoníaco (influência de pseudo-discurso religioso na cultura depreciando um modelo econômico); Acreditar que tal Partido Político é socialista só por que ele se afirma como tal (desconhecimento das premissas do socialismo); Acreditar que tal partido é Liberal só porque ele se afirma como tal (desconhecimento das premissas do liberalismo). Exemplo: Como chamar de liberal uma sociedade que vive de monopólios e privilégios? Como classificar um governo de socialista apenas porque ele faz reformas sociais: elas não existem no capitalismo?

9 CONCLUSÃO DESCONHECER O SIGNIFICADO DA HISTÓRIA ECONÔMICA DESPREZO PELA MEMÓRIA HISTÓRICA ACREDITAR NA ISENÇÃO DA MÍDIA E DO DISCURSO OFICIAL CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM NÚMEROS E ESTATÍSTICAS Repetição de erros na economia, ao invés de solucionar problemas; Manutenção de estruturas arcaicas.


Carregar ppt "A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google