Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Pilar Penha Eger Alterado mais de 5 anos atrás
1
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
parte do geral e universal para o particular. Exemplo: "todos os homens são mortais“; “João é humano” (afirmações de caráter geral) . Dedução “Lodo, João é mortal" (uma afirmação particular - conclusão). 2. Método indutivo parte do particular para o geral. Exemplo: "João morreu", "Maria morreu", "Pedro morreu", e todos os outros seres humanos morreram (ou seja de várias constatações individuais). Logo, "todos os seres humanos são mortais" (afirmação geral). o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos. consiste na observação de casos particulares para o estabelecimento de hipóteses de caráter geral. A validade universal de uma hipótese científica não pode ser verificada definitivamente através de um número finito de observações, medições e experimentos.
2
MÉTODOS CIENTÍFICOS 3. Método hipotético-dedutivo 4. Método dialético
Método que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese. 4. Método dialético Parte da premissa de que, na natureza, tudo se relaciona, se transforma e há sempre uma contradição inerente a cada fenômeno. O conhecimento não é algo rígido tudo no mundo está sempre em constante mudança. Os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, econômico, político, etc. 5. Método fenomelógico Descrição direta da experiência tal como ela é. Consiste em isolar, num fenômeno, influências para estudá-lo e usá-lo. 6. Método estatístico Significa a redução, em termos quantitativos, de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc. A manipulação estatística permite comprovar as relações dos fenômenos entre si e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado.
3
FASES DA PESQUISA CIENTÍFICA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.