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Universidade Federal Rural do Semiárido

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Apresentação em tema: "Universidade Federal Rural do Semiárido"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal Rural do Semiárido
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Direito Prof. José Albenes Bezerra Júnior DIREITO E PESQUISA ACADÊMICA

2 PRIMEIRA PARTE 1. Métodos e técnicas de pesquisa; 2. Métodos de abordagem: Dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético; 3. Métodos de Procedimento: Histórico, comparativo, estatístico, tipológico, monográfico, experimental e clínico. 4. Técnicas de pesquisa: Observação, questionário e entrevista.

3 Qual o conceito de método?
A definição mais comum de metodologia inclui prática de estudo da realidade que consiste em dirigir o espírito na investigação da verdade. É um instrumento, uma forma de fazer ciência, que cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos da pesquisa. O método científico consiste na lógica para justificar ou rejeitar um conhecimento. Ponto 1 Qual o conceito de método?

4 A METODOLOGIA Ponto 2 A metodologia inclui simultaneamente:
(1) A teoria da abordagem (o método); (2) Os instrumentos de operacionalização do conhecimento (as técnicas); e (3) A criatividade do pesquisador (sua experiência, sua capacidade pessoal e sua sensibilidade). Ponto 2 A METODOLOGIA

5 A METODOLOGIA Ponto 2 MÉTODO seria portanto:
Um conjunto de procedimentos que o homem emprega na investigação e demonstração da verdade; Ponto 2 A METODOLOGIA

6 MÉTODO é o caminho que se segue para alcançar um resultado.
TÉCNICA é a forma utilizada para percorrer esse caminho.

7 Quais são os métodos de abordagem?
Ponto 3 São métodos de abordagem: DEDUTIVO; INDUTIVO; HIPOTÉTICO-DEDUTIVO; DIALÉTICO; Quais são os métodos de abordagem?

8 Ponto 3.1 MÉTODO DEDUTIVO O método dedutivo parte de enunciados gerais (princípios) tidos como verdadeiros e indiscutíveis para chegar a uma conclusão; É um método puramente formal, que se vale apenas da Lógica; Deduzir é inferir, levar para fora. A lei fundamental do raciocínio dedutivo é: a conclusão não pode ter extensão maior que as premissas.

9 Ponto 3.1 MÉTODO DEDUTIVO O raciocínio dedutivo auxilia e muito ao estudante de Direito para melhor assimilar o funcionamento do silogismo jurídico. O problema é que o silogismo, se utilizado como base no sistema de ensino jurídico, pode limitar o aprendizado ao raciocínio simplista, fazendo com que o estudante considere justo e correto tão somente aplicar a lei ao caso legal. Estar-se-ia formando apenas meros aplicadores da lei.

10 PREMISSSA MAIOR – A NORMA – A LEI
PREMISSSA MENOR – A REALIDADE – O CASO CONCRETO CONCLUSÃO – APLICAÇÃO DA NORMA AO CASO CONCRETO

11 Ponto 3.2 MÉTODO INDUTIVO É constituído por um raciocínio em que, de fatos particulares, se tira uma conclusão genérica. Indução é levar para dentro. É um processo inverso ao dedutivo. A indução caminha de fatos singulares para chegar a uma conclusão ampla: parte-se da observação de um fenômeno particular para chegar a uma generalização (leis, por exemplo).

12 MÉTODO INDUTIVO Ponto 3.2 A INDUÇÃO pode ser:
(1) VULGAR: Tendência de generalizar propriedades; (2) FORMAL: Chega-se a uma conclusão que resulta da enumeração de todos os fatos de uma série incompleta; (3) CIENTÍFICA: Parte do fenômeno para chegar à lei geral. Ela observa, experimenta, descobre a relação causal entre dois fenômenos e generaliza esta relação em lei.

13 Ponto 3.2 No raciocínio dedutivo, se as premissas são verdadeiras e a forma é correta, a conclusão será verdadeira. Na indução, mesmo que todas as proposições do antecedente sejam verdadeiras, a conclusão pode não o ser. MÉTODO INDUTIVO

14 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO
Ponto 3.3 A indução e a dedução têm origem, como já dissemos, em duas correntes distintas: uma empírica e outra idealista. Ambas admitem que se pode chegar à verdade, apenas divergem quanto à fonte do conhecimento: enquanto para o empirismo são os sentidos que permitem o acesso ao conhecimento, para o idealismo a verdade provém da razão. MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO

15 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO
Ponto 3.3 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas baseada nas hipóteses, isto é, caso as hipóteses sejam verdadeiras as conjecturas também serão; Por isso as hipóteses devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas. É um método com consequências , que leva a um grau de certeza igual ao das hipóteses iniciais, assim o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese.

16 HIPÓTESES (CONJECTURAS)
PROBLEMA HIPÓTESES (CONJECTURAS) TESTE DAS HIPÓTESES CONCLUSÕES

17 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO
Ponto 3.3 Este método busca sempre testar as hipóteses formuladas para responder aos problemas de pesquisa. Se as hipóteses não resistem aos testes, que buscam falsear a hipótese, serão refutadas e o caminho investigativo será recomeçado. Se a hipótese resistir ao teste de falseamento, aí sim poderá ser assumida como uma conclusão da investigação. MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO

18 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO
Ponto 3.3 O superendividamento é fator que gera a impossibilidade global de o devedor pessoa física, consumidor, leigo e de boa-fé, pagar todas a suas dívidas atuais e futuras de consumo; O superendividamento é um fenômeno de ocorrência mundial, porém se faz mais presente em países de menor conscientização cultural dos consumidores pelos seus direitos, ou seja, costuma afetar mais severamente aquelas sociedades em que parcela da população mostra-se flagrantemente despreparada para a análise dos efeitos financeiros das relações contratuais. MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO

19 MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO
Ponto 3.3 As causas do superendividamento podem ser as mais diversas possíveis, como: Problemas de saúde; Desemprego; ou Decorrer da má gestão financeira do prejudicado, o que impossibilita, na prática, até mesmo, a quitação de suas despesas básicas. MÉTODO DEDUTIVO-HIPOTÉTICO

20 MÉTODO DIALÉTICO Ponto 3.4
A dialética leva a uma interpretação dinâmica da realidade: todos os fatos sociais precisam ser entendidos em sua relação com aspectos políticos, econômicos, culturais. Não há fatos isolados e, portanto, não podem ser compreendidos se considerados isoladamente. Pensa a realidade não como algo dado e estabilizado, mas procura identificar o processo, os conflitos existentes e as contradições envolvidas na análise de um problema de pesquisa.

21 MÉTODOS DE PROCEDIMENTO
Ponto 4 MÉTODOS DE PROCEDIMENTO Diferentemente dos métodos de abordagem, caracterizados pelo elevado grau de abstração ao examinarem fenômenos da natureza e da sociedade, os métodos de procedimentos constituem etapas mais concretas da pesquisa. Eles subdividem-se em Histórico; Comparativo; Monográfico / Estudo de caso; Estatístico; Tipológico; Experimental; e Clínico.

22 MÉTODO HISTÓRICO Ponto 4.1
Busca nos acontecimentos passados explicações, causas para a ocorrência de determinados fatos. Para entender as formas de vida social contemporâneas, suas instituições e costumes, é preciso examinar o passado. Só assim poderemos compreender sua natureza e função. O método consiste, pois, em examinar o passado para verificar sua influência na sociedade atual. As instituições atuais seriam resultado de alterações ocorridas nas instituições ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época.

23 MÉTODO COMPARATIVO Ponto 4.2
O método comparativo objetiva explicar semelhanças e dessemelhanças por meio de observações de duas épocas, ou dois fatos. Em outros termos, podemos compreender melhor duas sociedades diferentes, analisando suas semelhanças e diferenças culturais, institucionais, de sistema de governo etc. MÉTODO COMPARATIVO

24 MÉTODO ESTATÍSTICO Ponto 4.3
O uso da estatística gera apenas uma verdade provável, mas não absolutamente verdadeira. Essa técnica apoia-se na aplicação da teoria estatística da probabilidade. Pela utilização de testes estatísticos, é possível determinar, em termos numéricos, a probabilidade de acerto de uma conclusão, assim como a margem de erro de um valor alcançado. Consiste em reduzir os fenômenos sociológicos, econômicos, jurídicos, políticos a termos quantitativos, que, manipulados estatisticamente, possibilitam comprovar relações entre eles e alcançar generalizações ou a compreensão e seu significado.

25 MÉTODO TIPOLÓGICO Ponto 4.4
Estabelecido por Max Weber, consiste em criar modelos ideais, construídos com base em elementos fundamentais de um fenômeno. É um tipo idealizado que, por isso, não se encontra na realidade, mas se torna útil na análise e compreensão de fatos e fenômenos concretos. Por meio de comparações e seleção de similitudes, retém aspectos da realidade, construindo um modelo ideal.

26 MÉTODO MONOGRÁFICO Ponto 4.5
Esse método focaliza o estudo em profundidade de um caso considerado representativo de um conjunto de fenômenos. Hoje, fala-se propriamente em estudo de caso. Parte-se do princípio de que um caso investigado em profundidade, se representativo de muitos outros, pode ter suas conclusões estendidas para casos semelhantes.

27 MÉTODO EXPERIMENTAL Ponto 4.6
O método experimental ocupa-se de submeter os objetos de estudo à influência de variáveis, em condições controladas pelo investigador, a fim de observar os resultados que a variável produz no objeto. Um exemplo na área do Direito seria investigar o comportamento de pessoas que cumprem penas alternativas ou prisão domiciliar.

28 Ponto 4.7 MÉTODO CLÍNICO Se o pesquisador na área jurídica dispuser de conhecimentos de Psicologia e interessar-se pela Psicologia Forense, é possível realizar uma investigação utilizando esse método, que consiste em uma relação profunda entre pesquisador e pesquisado. O pesquisador que adota o método clínico deve cercar-se de muitos cuidados ao propor generalizações, visto que esse método se apoia em casos individuais e envolve experiências subjetivas.

29 TÉCNICAS DE PESQUISA Ponto 5
Além dos métodos, importa estudar as técnicas de pesquisa, que são conjuntos de normas utilizadas especificamente pelas mais diversas ciências. Elas estão relacionadas com a parte prática da pesquisa. Dividem-se em (1) documentação direta e (2) indireta. A primeira inclui observação direta e sistemática da realidade, entrevista, questionários, testes. A segunda inclui a pesquisa bibliográfica e a documental.

30 Ponto 5.1 OBSERVAÇÃO É pela observação que o pesquisador encontra a formulação adequada de um problema de pesquisa, constrói hipóteses; ela é a fonte da coleta de dados, que servirão à análise e interpretação. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar. Desempenha papel importante no contexto da descoberta e obriga o investigador a um contato mais direto com a realidade. É o ponto de partida da investigação social.

31 Ponto 5.1 OBSERVAÇÃO Deve ser objeto da preocupação do pesquisador, sobretudo porque se trata de uma observação planejada, estruturada, sistemática, que tem como objetivo obter informações da realidade empírica para verificar a procedência das hipóteses estabelecidas para a pesquisa: Por que observar? Para que observar? Como observar? Que instrumentos precisa para a observação? O que observar? Quem será o sujeito da observação? Ele tem competência e imparcialidade para não contaminar as informações com opiniões e interpretações?

32 Ponto 5.2 QUESTIONÁRIO O questionário é um dos instrumentos de pesquisa de que se vale o pesquisador para a coleta de dados. Ele é constituído por um conjunto de perguntas entregues por escrito a informantes que devem respondê-las por escrito e devolvê-lo. O questionário deve apresentar questões que estejam relacionadas com o objeto e os objetivos da pesquisa.

33 Ponto 5.2 QUESTIONÁRIO As perguntas abertas permitem que o respondente escreva livremente sua resposta. Suponhamos: 1. Você se sente protegido, nas suas relações de consumo, pelo Código de Defesa do Consumidor? 2. O fato de os estabelecimentos comerciais terem à vista do consumidor um exemplar do Código tem coibido infrações? 3. Qual tem sido a transgressão ao Código mais comum que você tem vivenciado no dia a dia? Essas são questões abertas para as quais o respondente pode escrever uma, duas, três linhas.

34 Ponto 5.2 O enunciado das questões deve ser preciso e claro ao entendimento de qualquer pessoa. Daí a necessidade de um léxico apropriado que não ofereça dificuldades de interpretação. Se o pesquisador sabe com clareza de que informações precisa para confirmar suas hipóteses e quais atendem ao objetivo de sua investigação, sua tarefa pode ser facilitada. QUESTIONÁRIO

35 Ponto 5.3 ENTREVISTA É procedimento de pesquisa em que o pesquisador, diante de uma pessoa cujas respostas lhe interessam, faz determinadas perguntas para obter informações necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho. Por meio dela, podem-se averiguar fatos, verificar a opinião sobre determinados acontecimentos ou objetos, checar sentimentos, conhecer condutas e motivações.

36 Ponto 5.3 ENTREVISTA A entrevista pode ser estruturada, que é aquela em que o entrevistador segue um roteiro estabelecido previamente, ou não estruturada, que é aquela em que o entrevistador conversa com quem lhe fornece as informações, formulando perguntas livremente, ao sabor do desenrolar da conversa. Enquanto na estruturada faz-se sempre as mesmas perguntas para todos os indivíduos entrevistados, na não estruturada, cada situação é particular e as perguntas são abertas.

37 POR HOJE É SÓ!


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