A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

School of Higher Education

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "School of Higher Education"— Transcrição da apresentação:

1 School of Higher Education

2 Specialized Training

3 N.º Formandos Inscritos N.º Formandos Certificados
Ano Lectivo Designação do Curso N.º Candidatos N.º Formandos Inscritos N.º Formandos Certificados 1998/1999 Educação Especial - problemáticas de risco 246 60 49 1999/2000 Administração Escolar e Administração Educacional 278 31 30 Animação Sóciocultural 395 29 170 28 Organização e Desenvolvimento Curricular 252 2000/2001 140 203 115 25 116 2001/2002 78 Animação Sócio cultural 70 2002/2003 82 47 26 44 50 27 2003/2004 23 22 35 18 15 13 11 16 8 7 2004/2005 18 b) 15 b) 19 9 9 b) 16 b) 2005/2006 Administração Escolar e Administração Educacional a) 24 24 b) TOTAL 2656 677 550

4 N.º Formandos Inscritos N.º Formandos Certificados
Ano Lectivo Designação do Curso N.º Candidatos N.º Formandos Inscritos N.º Formandos Certificados 1998/1999 Administração Escolar 26 21 Organização e Desenvolvimento Curricular 9 8 1999/2000 30 14 2000/2001 15 Educação Especial - problemáticas de risco - VISPROF 23 Educação Especial - problemáticas de risco - S.JOÃO DA MADEIRA 27 2001/2002 24 16 2002/2003 22 17 2003/2004 25 2004/2005 Administração Escolar - Turma A 71 Administração Escolar - Turma B Educação Especial - Deficiência Mental-Motora (Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico) 77 Educação Especial - Deficiência Mental-Motora ( Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário) 88 31 18 Curso de Especialização em Organização e Desenvolvimento Curricular no Ensino Artístico: Projectos em Expressão Dramática e Teatro no Ensino Pré Escolar, Ensino Básico e Secundário 19 12 9 b) Comunicação Educacional e Gestão da Informação/Educação para os Media - A Imagem e os Media 2005/2006 Administração Escolar a) 63 24 b) 130 18 b) 96 TOTAL 567 437 255

5 General Purposes 1 - Aquisição de competência e conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, bem como o desenvolvimento de capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação em domínio específico das ciências da educação. 2 - Qualificação para o exercício de cargos, funções ou actividades educativas especializadas de natureza pedagógica ou administrativa com aplicação directa no funcionamento do sistema educativo e das escolas. 3 - Trata-se de uma formação acrescida, proporcionada e certificada pelas instituições de ensino superior, que habilita os docentes para o desempenho de cargos, actividades e funções especializadas no sistema educativo.

6 School Administration
1 - Analisar e interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, da teoria curricular e das ciências da organização, e ainda da administração pública e do direito administrativo. 2 - Avaliar contextos, situações, programas, processos e produtos educativos, quer a nível institucional quer a nível intermédio, com vista a melhorar a qualidade dos projectos educativos. 3 - Utilizar métodos e técnicas de planeamentos e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros, designadamente na programação do ano lectivo. 4 - Assesorar os membros dos órgão de administração e gestão da escola, do conselho local de educação, do centro da área educativa e do centro de formação da associação de escolas, na instrução de processos nomeadamente para a tomada de decisão.

7 Curriculum Orientation
Avaliar projectos e processos de aprendizagem a nível de áreas curriculares e utilizar os dados obtidos para a melhoria da intervenção educativa. Assessorar os centros de formação de associações de escolas no planeamento e organização de projectos e acções de formação contínua no domínio do desenvolviemnto curricular. Interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente a teoria curricular, a didáctica geral e os fundamentos pedagógicos, psicológicos e sociológicos da acção educativa Assessorar os órgão de direcção executiva e de coordenação pedagógica das escolas no planeamento e organização de projectos curriculares e na formulação dos seus projectos educativos.

8 Special Education Apoiar activamente a diversificação de estratégias e de métodos educativos, por forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens. Organizar programas de educação especial e intervir em processos de envolvimento dos pais na educação precoce, na educação escolar e na formação profissional dos seus filhos, nos respectivos projectos de integração educacional e social. Interpretar a escola e a organização do currículo à luz dos contributos teóricos das ciências da educação na vertente das necessidades educativas especiais. Identificar as necessidades educativas especiais, limitações físicas e desvantagens sociais no quadro do desenvolvimento social e educativo dos alunos.

9 ICT and Comunication Organizar os recursos de informação, de acordo com os critérios técnicos da biblioteconomia, aplicando princípios e procedimentos técnicos das ciências documentais e das ciências da comunicação. Promover a produção e divulgação da informação, assegurando o envolvimento de alunos, professores e de outros agentes da comunidade educativa. Proporcionar a existência de fundos documentais diversificados, assegurando a unicidade do seu tratamento. Estruturar o funcionamento de dispositivos de utiilização e de produção multimédia.

10 Organização e Desenvolvimento Curricular no Ensino Artístico: Projectos em Expressão Dramática e Teatro no Ensino Pré Escolar, Ensino Básico e Secundário Abrir perspectivas de trabalho e possibilidade de diversificação das áreas de intervenção por parte dos professores, o que necessariamente enriquece e abre novos horizontes para a concepção de práticas e projectos, quebrando o isolamento entre os professores na medida em que as práticas teatrais facilitam por si mesmas a criação de equipas de trabalho multidisciplinar. Dotar os formandos com instrumentos didácticos e metodológicos no âmbito do Ensino, da Prática do Teatro e da Expressão Dramática. Articular a formação específica da Prática do Teatro com as práticas de ensino/aprendizagem no interior das escolas Criar condições para a emergência de projectos de intervenção que assumam o Teatro como um espaço transdisciplinar no interior das escolas.

11 Animação Sócio-Cultural
Supervisionar a execução de programas de enriquecimento curricular, de ocupação de tempos livres e outros que envolvam as famílias e elementos da comunidade local. Interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da educação e formação ao longo da vida, da relação entre a escola e a comunidade e os fundamentos pedagógicos e sociológicos da acção educativa. Formular e desenvolver programas e projectos que promovam a ligação escola-çfamília e a escola comunidade local. Promover a articulação de programas e projectos oriundos de várias instituições e associações da comunidade local.

12 Ensino de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico - Francês
Promover a reflexão sobre as finalidades do ensino/ aprendizagem de línguas não maternas no 1º Ciclo Formar os professores para a gestão da diversidade linguística e cultural.

13 Ensino de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico - Inglês
Desenvolver o conhecimento das dimensões psicológicas, sociológicas, contextuais e curriculares que envolvem o pensamento e a acção no 1º Ciclo do EB Desenvolver nos professores competências para a coordenação de projectos integrados de introdução às Línguas Estrangeiras no currículo do 1º Ciclo.

14 Ensino de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico - Inglês
Desenvolver o conhecimento das dimensões psicológicas, sociológicas, contextuais e curriculares que envolvem o pensamento e a acção no 1º Ciclo do EB Desenvolver nos professores competências para a coordenação de projectos integrados de introdução às Línguas Estrangeiras no currículo do 1º Ciclo.


Carregar ppt "School of Higher Education"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google