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Petrópolis, 8 de novembro de 2017

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Apresentação em tema: "Petrópolis, 8 de novembro de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Petrópolis, 8 de novembro de 2017
DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO DA SAÚDE Apresentação dos resultados preliminares REGIÃO I Petrópolis, 8 de novembro de 2017

2 DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO DA SAÚDE BREVE MARCO CONCEITUAL: A Epidemiologia Crítica, Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030

3 OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A AGENDA 2030
“Nós chefes de Estado e de Governo ..., reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de : ...Esta é uma Agenda de alcance e significado sem precedentes. Ela é aceita por todos os países e é aplicável a todos.... Estes são objetivos e metas universais que envolvem todo o mundo.... ...Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos .... Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.”

4 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social apropriados, para todos… … garantir que todos os homens e mulheres, em particular os pobres e os vulneráveis, tenham os mesmos direitos … ao acesso aos serviços básicos…

5 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável …garantir o acesso de todas as pessoas a uma alimentação sadia, nutritiva e suficiente durante todo o ano … acabar com todas as formas de desnutrição … e atender às necessidades de nutrição das adolescentes, as mulheres grávidas e lactantes e os idosos

6 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos …garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade… …todas as meninas e meninos tenham acesso a serviços de atenção e desenvolvimento na primeira infância … …acesso em condições de igualdade para todos a uma formação técnica, profissional e superior de qualidade, incluído o ensino universitário … adquirir os conhecimentos …necessários para promover o desenvolvimento sustentável, …a adoção de estilos de vida sustentável, os direitos humanos, …

7 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres…
OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 5: Alcançar a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres… Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos…

8 …alcançar o acesso universal e equitativo à água potável…
OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade de água e sua gestão sustentável e o saneamento para todos …alcançar o acesso universal e equitativo à água potável… …alcançar o acesso equitativo a serviços de saneamento e higiene… …melhorar a qualidade da água mediante a redução da contaminação… Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais na melhoria da gestão da água e o saneamento

9 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia Objetivo 8.Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos …promover um entorno de trabalho seguro e protegido para todos os trabalhadores… …alcançar o emprego pleno e produtivo e assegurar um trabalho decente para todos os homens e mulheres…

10 Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles …empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

11 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis ...garantir o acesso de todos à habitação adequada, segura e a preço acessível, e aos serviços básicos... proporcionar o acesso a transporte seguro, acessível, ... a preço acessível para todos, ...expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas ...vulneráveis aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e a capacidade para o planejamento e a gestão participativa... reduzir o impacto ambiental negativo das cidades, ...prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais,... proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, ...verdes, em particular para mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência.

12 Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos Objetivo 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

13 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada, em todos os lugares  acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças ... garantir a igualdade de acesso à justiça, para todos desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes... garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa...

14 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades reduzir a taxa de mortalidade materna global... acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos... acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool

15 OS ODS, A AGENDA 2030 E A SAÚDE Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo

16 OMS: “Estado de completo bem-estar físico, mental e social”
O QUE É SAÚDE?: ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Acepção técnica e popular mais comum: “Ausência de doenças ou moléstias” OMS: “Estado de completo bem-estar físico, mental e social” AMS / Saúde para todos no ano 2000: “…que permita levar uma vida social e economicamente produtiva” Sumak Kawsay: “Bom Viver” (Harmonia com a “Pacha Mama”) (MÃE TERRA) PERGUNTA: O QUE É MAIS RELEVANTE? A VERIFICAÇÃO “CIENTÍFICA” (INDICADORES DE SAÚDE) OU A “PERCEPÇÃO SUBJETIVA” DAS PESSOAS ?

17 A SAÚDE COMO PRODUTO GEOGRÁFICO
O Processo Saúde – Doença materializa-se SEMPRE num espaço geográfico específico. Esse espaço é permanentemente construído e modificado a partir da sua relação recíproca (dialética) com o homem (enquanto indivíduo e coletivo) e com o espaço global no qual está imerso e ao qual contribui. Portanto, tudo aquilo que constitui esse espaço construído socio-históricamente (O espaço vivido), determina a situação da saúde individual e populacional

18 DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO DA SAÚDE DADOS GERAIS DO TRABALHO REALIZADO NO MUNICÍPIO

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20 SÍNTESE DOS RESULTADOS SEGUNDO ODS E ÁREA DO PSF NA REGIÃO 1

21 ODS 1- Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Em 13 áreas, 4 das quais na Região 1, a maioria da população tem elevada vulnerabilidade social, muita pobreza, muito desemprego e muitas famílias dependentes de programas sociais: Alto Siméria, Amazonas, São Sebastião, Santíssima Trindade.

22 ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição
Sete áreas, duas das quais na Região 1, relatam problemas nos alunos do ensino público relacionados à desnutrição, como problema prioritário. Em várias das entrevistas foi enfatizado o fato de muitas crianças terem a merenda escolar como única refeição diária: Amazonas, Dr Thouzet

23 ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Abundam doenças transmissíveis na população em geral, principalmente crianças, que a maioria associa com qualidade da água e condições de saneamento, tais como: diarreia, sinusite, conjuntivite, pediculose e problemas respiratórios, em A. Siméria, Amazonas, São Sebastião, Dr. Thouzet, Vila Saúde. Não Transmissíveis: Além da Diabetes e da Hipertensão arterial, mencionadas em 19 áreas das 6 regiões, na Região 1 (Vila Saúde) são relatados nas escolas problemas de alimentação inadequada (carente em nutrientes e rica em gorduras e carboidratos): Obesidade Serviços de Saúde: A Estratégia de Saúde da Família é a principal referência do Estado na comunidade. Não obstante, A. Siméria, Dr. Thouzet, São Sebastião e Santíssima Trindade reclamam da falta de pessoal médico ou dentista e/ou a falta de medicamentos nas respectivas unidades de saúde

24 ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos A escola que atende as crianças de Vila Saúde está em condições precárias, sem equipe permanente (muita rotatividade), descontinuidade do trabalho, ensino desinteressante. Absenteísmo escolar, com carência de acesso a escola em alguns locais Em Santíssima Trindade: ausência de creche ou a creche comunitária é insuficiente para atender a demanda do bairro Quanto à Escolaridade, A. Siméria apresenta baixa escolaridade, com ensino fundamental incompleto, enquanto em Amazonas, Dr Thouzet, Stma. Trindade e Vila Saúde predomina escolaridade até a conclusão do Ensino Fundamental Na Região 1, as áreas de A. Siméria, Amazonas, Santissima Trindade e São Sebastião relatam falta de oportunidade de cursos para os jovens. Nas escolas há referências a jovens soltos, sem perspectiva. Alunos desmotivados, faltam muito, famílias desestruturadas.

25 ODS 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos
Falta de saneamento básico: em praticamente todas as áreas (29/36) há setores com esgoto a céu aberto, despejo sem tratamento nos rios e fossa rudimentar. Em praticamente todas as áreas (33/36) é considerado sério problema de saúde o lixo nas ruas, falta ou distância das lixeiras, coleta de lixo irregular, moradores que descartam o lixo erroneamente e a consequente presença de roedores e vetores

26 ODS 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos Em 27 das áreas entrevistadas, as comunidades consideram que prevalecem nos territórios profissões de baixa qualificação ou de “baixíssima qualificação” com predomínio de informalidade laboral e elevado desemprego. Cinco das áreas pertencem à Região 1: Alto Siméria, Amazonas, Dr. Thouzet, São Sebastião, Vila Saúde

27 ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
A Região 1 é onde mais se caracteriza a autoconstrução de casas, vielas e servidões pelos próprios moradores. Isto é consequência da ocupação desorganizada dos espaços urbanos e da carência de políticas públicas de habitação e urbanização adequadas às necessidades das populações. Esse fato é destacado em A. Siméria, Amazonas, S.Sebastião, V.Saúde; Santíssima Trindade Alto Siméria e São Sebastião também reclamam da Iluminação pública precária ou inexistente Outras 4 áreas (nenhuma na Região 1) com Vulnerabilidade social muito intensa: tráfico de drogas, prostituição, desnutrição, medo, insegurança por conta de conflito do tráfico e polícia. A comunidade vive em constante ameaça de remoção

28 ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (Cont) Em33 das 36 ESF, ou seja 92%, é citado Transporte irregular e/ou precário com falta de cumprimento de horários, carências ou atrasos em dias de chuva o que incide diretamente sobre o isolamento das comunidades nos finais de semana. Isto inclui A. Siméria, Amazonas, Santíssima Trindade V. Saúde Dr. Thouzet, S. Sebastião A. Siméria, S.Sebastião e Santíssima Trindade também descrevem a existência de ruas esburacadas e falta de calçamento como problema. Na grande maioria das áreas (31/36, ou 83%) se destaca como problema grave a ausência de espaços e atividades de lazer e de interesse dos jovens. Essa situação, somada aos outros graves problemas sociais relatados, é citada por muitos como fator que favorece o uso de drogas, o alcoolismo, a falta de motivação e, inclusive, a existência de crianças brincando nas ruas com risco de atropelamentos. Na Região 1, essa situação se aplica a A. Siméria, Santíssima Trindade Amazonas, Dr Thouzet, São Sebastião e V. Saúde

29 ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis Falta de policiamento e a insegurança são mencionadas por membros de 13 das comunidades, incluindo São Sebastião e Santíssima Trindade na Região 1. Associação de Moradores inoperante ou inexistente é causa da ausência de organização e participação da comunidade em A. Siméria, Amazonas, Dr Thouzet, São Sebastião e Vila Saude A falta da participação dos pais nas escolas, óbice para uma maior participação da sociedade como um todo na busca por soluções integradas, mencionado em Amazonas, São Sebastião e V.Saúde.

30 SÍNTESE DA REGIÃO I POR ÁREA DA ESF aspectos destacados

31 1ª Região de Saúde

32 Áreas de Vulnerabilidade Pontos de Relevância Social
AMAZONAS Áreas de Vulnerabilidade Pontos de Relevância Social

33 Síntese AMAZONAS - Aspectos destacados
Saúde Escabiose/pediculose, problemas de pele, Diarreia/vômitos/dengue, barriga dilatada, anemias por carência nutricional, problemas dentários/virose, gripe, alcoolismo/problemas de visão (olhos), saúde bucal, higiene Cidade Precariedade da iluminação pública e da pavimentação, valas, cachorros, transporte irregular, coleta insuficiente Vulnerabilidade Social Jovens e crianças (aviõezinhos) envolvidos com drogas Desafios Resistência da comunidade a mudanças, falta de união Ausência de alternativas culturais e de lazer Localização estratégica (acesso a pessoas de fora) Potencialidades Presença de organizações sociais, igrejas e PSF atuantes Prioridades a fortalecer Atuação com a Juventude

34 Dr. Thouzet

35 Síntese Dr. THOUZET – Aspectos destacados
Saúde O prédio do PSF é alugado e a equipe incompleta Educação Falta espaços e alternativas de lazer e cultura Combate a Fome Vulnerabilidade ambiental Várias famílias moram em áreas de risco. Potencialidades Presença de instituições, igrejas, Associação cultural O que fortalecer

36 Vila Saúde

37 Síntese VILA SAÚDE – aspectos destacados
Vulnerabilidade Social Déficit de atenção, dificuldades de fala e grau baixo de autismo (relatos na CEI) Desafios Ausência de creche e de escola em boas condições de infraestrutura (Jandira Bordingnon) transporte público irregular, falta de pavimentação de ruas, falta de áreas de lazer, coleta de lixo precária, ausência de cursos profissionalizantes Potencialidades PSF atuante Aspectos a fortalecer Organização Comunitária

38 Santíssima Trindade

39 Vulnerabilidade social e ambiental
Síntese SANTÍSSIMA TRINDADE – aspectos destacados – necessário completar informações Saúde Micro área 5 está descoberta por ACS Vulnerabilidade social e ambiental Muita atividade de drogas na região, apesar dos moradores não falarem claramente. Cidade / Saneamento Partes onde não chega o ônibus; falta de asfaltamento, saneamento básico muito precário abastecimento de água muito precário, sem pressão a áreas mais altas. Ruas de terra, mato e trilhas, coleta de lixo precária e utilização de terrenos baldios para depósito de entulho Potencialidades Algumas conquistas na comunidade foram realizadas através de mutirões de moradores (calçamentos e servidões) e há uma Associação de Moradores atuante (em algumas áreas), boa relação de vizinhança O que fortalecer Atuação com a juventude

40 Alto Siméria

41 Síntese ALTO SIMÉRIA – necessário completar informações
. Síntese ALTO SIMÉRIA – necessário completar informações Vulnerabilidade social Alto índice de desemprego e ausência de alternativas sócio-culturais Vulnerabilidade ambiental Grave questão de falta de saneamento básico (esgoto a céu aberto), muito lixo jogado na rua, falta capina, pois tem mato alto. Cidade Educação Jovens precisam sair da localidade para estudar em outros locais, pois só há Escola até o 5º ano Potencialidades Presença de ACS’s, Igreja Batista e Associação de Moradores Aspectos a fortalecer Organização Comunitária e a formação de parcerias para projetos socioculturais

42 São Sebastião

43 Síntese SÃO SEBASTIÃO – aspectos destacados
Saúde Ocorrência de DST’s Vulnerabilidade ambiental Construções irregulares, e habitações precárias, pavimentação, saneamento e iluminação precários Saneamento básico precário Problemas com o lixo, sobretudo em áreas próximas do Sgt. Boening, com ocorrência de roedores e qualidade duvidosa da água fornecida pelas Águas do Imperador Educação e vulnerabilidade social Potencialidades Fácil acesso aos serviços públicos, sobretudo ao Posto e às escolas Aspectos a fortalecer Fortalecimento da organização comunitária

44 DRP- SAÚDE ASPECTOS POSITIVOS MENCIONADOS E ALGUMAS REFLEXÕES

45 1- Quando a localização é favorável e há serviços básicos, as comunidades apreciam o local onde vivem. Tal sentimento prevalece nas regiões onde a natureza é exuberante e os valores da vida rural ainda permanecem. Isso acontece também onde a ocupação se deu de forma mais natural e paulatina, em que não houve reassentamento de grupos advindos de lugares diferentes.

46 2- Importância da presença estatal como principal referência: o PSF e a Escola, mesmo quando a equipe está incompleta ou o prédio escolar em condições precárias, especialmente nos territórios mais destituídos. Também é mencionado como referência o CRAS, quando existe.

47 Há os que declaram nem sonhar
3- Sonhos do jovem: “fazer uma faculdade”, “ser médica”, “engenheiro”, “bióloga”, “estudar música”... “dar uma vida melhor para minha mãe” ou “ser motivo de orgulho para os pais”. Mas a ausência ou a distância de escolas de Ensino Médio, junto com a urgência de ajudar a família levam ao abandono, motivo de grande frustração Há os que declaram nem sonhar

48 4- Muita importância à existência de uma Associação, mesmo que inoperante, e a entidades civis, não- governamentais ou esportivas. Mas são quase inexistentes nas áreas. Importância também das agremiações religiosas, como único espaço de acolhida e de exercício da sociabilidade. Elas oferecem a possibilidade de vida social, porém exercem influência no sentido do individualismo, do assistencialismo, da resignação, da rejeição à política, o que em resumo significa a não transformação das condições adversas, tanto individuais como locais e, em última análise, da transformação da cidade num espaço de convivência democrática

49 5- Nas áreas com perfil rural e naquelas mais consolidadas, a identidade e o sentimento de pertencer são fortes. Quando houve deslocamento de diferentes grupos e de diversas localidades (Vicenzo Rivetti, Boenning, etc.) se observa fragmentação, perda de referências, falta de identificação e de pertencimento.

50 6- Os jovens apontam claramente como descaso do poder público, a ausência de saneamento básico e a infraestrutura precária, que aparecem relacionadas aos problemas de saúde, à desvalorização e à exclusão do morador. Tal situação interfere diretamente na autoestima e no interesse pelo lugar onde se vive, na motivação para contribuir com a cidade, mina a credibilidade no governo e nas instituições e frustra a expectativa juvenil quanto ao futuro.

51 7- É significativa a percepção dos adolescentes quanto à ausência de praças e quadras públicas e à não oferta de atividades esportivas e culturais, especialmente nos finais de semana, quando estão livres, fator que eles relacionam com situações negativas, que os tornam socialmente vulneráveis.

52 8- Nas áreas mais rurais, a natureza exuberante atrai a admiração dos jovens pelo seu lugar e até os leva a frequentar trilhas e cascatas (Bonfim, Videiras, Boa Esperança); Mas os jovens apontam a inexistência de possibilidades de lazer, referidos aos atrativos urbanos de consumo e entretenimento (shopping/Loja, boliche, etc.), valorizados pela mídia e a sociedade de consumo. A ausência de lugares e oportunidades de convivência, deixa espaço para grupos marginais ou, no mínimo, para o mergulho solitário nas redes sociais, que desinformam e até distorcem os valores da cidadania.

53 9- A ausência de espaços de lazer e cultura atinge particularmente, crianças e jovens. E também as mulheres. Abre espaço para a influência do tráfico de drogas, posição que vai ocupando os vazios deixados pelo poder público e pelas famílias que, assoberbadas pelas dificuldades do cotidiano, também não conseguem participar da vida dos filhos. Entre os idosos, esta situação caminha para os casos de depressão e supermedicação.

54 10- “Sair do país” ou “mudar para outro lugar”, um lugar “sem bandido”, está no discurso da juventude petropolitana, no Brasil do século XXI. ausência de perspectiva de futuro, desenraizamento, reflexo no descrédito nas autoridades e nas instituições, na baixa-estima e na desmotivação do jovem para contribuir nas transformações da vida, da comunidade, da cidade, do país. - ter “sonho coletivo de eleger alguém que propõe, por exemplo, a volta de militares”, evidencia o desconhecimento absoluto da história do país e da importância da Política, agrava o sentimento de exclusão e de não pertencer ao local, características observadas especialmente nas áreas mais urbanizadas.

55 11- Especialmente, com relação às mulheres, a falta de oportunidades culturais e de lazer é ainda mais grave, reduzindo as meninas a mero expectador (do futebol e da TV), reforçando o papel subalterno e doméstico, culturalmente “reservado” a elas na sociedade. Dessa forma, se observa que o lazer se restringe ao entretenimento na sociedade de consumo e que a dimensão Cultura, praticamente, não é mencionada.

56 CONCLUINDO É fundamental oferecer aos jovens possibilidades de se desenvolverem de forma saudável, com afetividade, com a garantia de uma sociedade pacífica e inclusiva. Considerar a necessidade de se recolocar a Cidade, na direção do futuro e do cuidado de suas novas gerações, a fim de quebrar o círculo vicioso da reprodução da pobreza social e cultural, evidenciada na mesma forma de viver voltada para si mesmo, fechada em núcleos familiares restritos e sem visão de futuro e de transformação Abrir espaços de participação aos próprios jovens e envolver a sociedade na tarefa de construir uma cidade inclusiva, humana e segura.

57 PRÓXIMOS PASSOS: Implantação Piloto do Programa: “SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INDUTOR DA GESTÃO LOCAL INTERSETORIAL PARTICIPATIVA” - Áreas Amazonas I e Amazonas II Sargento Boenning Bataillard Castelo São Manoel Carangola I e Carangola II Boa Esperança e 1º de Maio / Madame Machado Vila Rica

58 PRÓXIMOS PASSOS: Implantação Piloto do Programa: “SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INDUTOR DA GESTÃO LOCAL INTERSETORIAL PARTICIPATIVA” – Algumas Ferramentas   Fortalecimento dos Grupos Focais Intensificação e ampliação das Rodas de Conversa Realização de Travessias Criação de Núcleos de Teatro do Oprimido Criação de Oficinas de Cinema

59 Grupo Técnico – GT: SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INDUTOR DA GESTÃO LOCAL INTERSETORIAL PARTICIPATIVA
OBJETIVO Elaborar e promover a implementação do Plano de Ação do Projeto de Saúde da Família como indutor da Gestão Local Intersetorial Participativa no Município de Petrópolis MEMBROS DO GRUPO DE TRABALHO Um representante do Planejamento da SMS Um representante dos apoiadores da atenção básica Um representante da Educação Continuada / Educação Popular da SMS Um representante de cada uma das ESF’s participantes na GLP Educação Popular Três representantes do Fórum Itaboraí

60 MATERIAL COMPLETO DISPONÍVEL EM:
Equipe do Fórum Itaboraí Felix Rosenberg Sonia M. G. de Carvalho e Marcelo Mateus Marina Rodrigues Nina Mayer Lilia Gomes Caiett Genial


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