A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores
Prof. Vilmair E. Wirmond

2 Tipos de variáveis As variáveis são declaradas antes de serem usadas.
A declaração consiste do nome da variável e o tipo de dado. Dependendo do tipo de dado atribuído a uma variável existe uma faixa de valores admissíveis. Exemplos: o tipo de dado SINT possui 8 bits, e pode assumir valores entre -128 a 127, o tipo USINT que também possui 8 bits, pode assumir valores entre 0 e 255. Os tipos de dados elementares definidos pela IEC são: Binary :um ou vários bits em grupo de operações binária. Integer: todos os números inteiros. Real:números com ponto flutuante. (Somente PS4-300 e PS416) String: conjunto de caracteres alfanuméricos. Date/Time: datas, hora do dia e data e hora. .

3 Tipos de variáveis Junto com o tamanho da variável e sua faixa de valores, os tipos de dados também decidem que tipos de operação são permitidas para estas variáveis, por exemplo uma variável do tipo Integer só pode ser usado em funções aritméticas, já uma variável do tipo Binary só pode ser usada em funções lógicas. Isto soluciona o problema do operador que testa diferentes tipos de dados na aplicação. Freqüentes erros podem ser facilmente reconhecidos com uma rápida observação do programa. Temos os seguintes tipos de dados descritos a seguir:

4 Blocos de função Um Diagrama de Blocos de Função, (Function Block Diagram) FBD é uma linguagem gráfica para programação de CLP baseado na interpretação do comportamento do sistema. Cada bloco tem um número fixo de pontos de conexão de entrada e de saída, e é representado por um simples retângulo A saída de um bloco pode ser conectada a entrada de outro bloco. Os sinais se propagam da saída dos blocos para as entradas de outros blocos e as saídas são atualizadas como um resultado do processamento dos blocos.

5 TEMPORIZADORES Os temporizadores constituem uma importantíssima função possível de ser implementada nos sistemas automatizados com CLP. Pode-se dizer que praticamente quase todas as aplicações empregam pelo menos uma das três principais formas de temporizadores. Estes tipos de temporizadores são denominados: Temporizador de atraso na subida, Temporizador de atraso na descida e Temporizador de pulso, Observe que em todos os casos eles funcionam ligando uma saída dependente de uma temporização que tem início definido pelo nível lógico do sinal na entrada.

6 a) Temporizador de Atraso de Subida (TON)

7 b) Temporizador de atraso na descida TOF

8 c) Temporizador de pulso definido TP

9 DECLARANDO FUNCTION BLOCK
Vamos voltar à Área de Declaração de Variáveis, aqui nós declararemos uma nova variável. • Clique com o botão da direita sobre a área de declaração de variáveis e selecione a opção Insert Variable Declaration... ou pressione F5. • A seguinte tela irá aparecer:

10 • Em Select the group deixe ativada a opção Function Block
• Em Select the group deixe ativada a opção Function Block. • Provavelmente não aparecerão tantas bibliotecas em seu programa, somente a manufacturer (Selecione esta) , e a User. • No item 2 selecione o grupo Timer function blocks. Dentro deste grupo escolhemos a opção MS_TimeRising. • Item 4 serve para inserirmos o nome deste Function Block , neste caso DeltaStarDelay , em nosso programa. No item 5 determinamos o escopo desta variável , podemos deixa-la como Global ou local , tanto faz.

11 Endereçamento Clique com o botão da direita do mouse em algum lugar da Área de Programação, quando a janela abrir, selecione a opção Insert Variable.

12 Na pasta logo acima desta caixa escolhemos que vamos inserir um Function Block , no item 1 escolhemos em que escopo está este Function Block.

13 • Quando declaramos um dos contatos como ON_DELAY
• Quando declaramos um dos contatos como ON_DELAY.OutputControl este contato terá a mesma função da saída OutputControl do bloco de função ON_DELAY. Nada impede o programador de colocar um Flag na saída do temporizador e utilizar este Flag no programa.

14 PROGRAMAÇÃO Atividade 01:
Teste as funções de temporização TON, TOF, e TPULSE. Elabore uma partida estrela-triangulo, para partida de um motor. Atividade 02: Elabore um semáforo em que temos 5 leds. Após o inicio do programa, dado pela entrada 0.0, acende-se o led 1, e após 3 segundos apaga-se o led 1 e acende o led 2, após mais 3 segundos apaga-se o led 2 e acende-se o led 3, mais 3 segundos apaga-se o led 3 e acende-se o led 4 e mais 3 segundos apaga-se o 4 e acende-se o led 5. Após 3 segundos do led 5 aceso, apaga-se, liga-se uma saída para mudança de cor e o processo de acendimento recomeça. Para 05/09 – Teste todos os diferentes tipos de temporizadores e mostre a diferença entre eles.


Carregar ppt "Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google