A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neurose obsessiva e compulsão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neurose obsessiva e compulsão"— Transcrição da apresentação:

1 Neurose obsessiva e compulsão
Denizye Aleksandra Zacharias

2 A compulsão Sempre existiu compulsões e obsessões, o que nos perguntamos é: há tratamento possível? Atos obsessivos e práticas religiosas (1907). Vol. IX

3 Atos obsessivos e prática religiosa
Um cerimonial consiste em uma série de atos padronizados, que foram no conjunto uma unidade que se aproxima do universal. (p.122) Nos atos obsessivos são manobras para tornar equivalentes uma ação e uma unidade de tempo.

4 Atos obsessivos Caráter privado Tolas e absurdas Caricaturas Desaparece com o tratamento. Atos cerimoniais Caráter público Tem significado simbólico

5 No tratamento descobre que eles tem um sentido e que servem para a personalidade e que expressam experiências atuantes e pensamentos catexizados com afeto.

6 A causa das proibições é a compulsão.
O NO é dominado pelo sentimento de culpa – não sabe- portanto é Ics. Ele se origina de certos eventos mentais primitivos e é revivido diante das tentações.

7 O cerimonial é para evitar o mal, ele é um ato de defesa ou de segurança, uma medida protetora. “O processo do recalque que acarreta a NO deve ser considerado como um processo que só obtêm êxito parcial, estando constantemente sob a ameaça de um fracasso”. (p.128)

8 Na NO as manifestações preenchem a condição de ser uma conciliação entre as forças antagônicas da mente. “A NO como correlato patológico da formação de uma religião, descrevendo a neurose como uma religiosidade individual e a religião como uma NO universal”.(p.130)

9 O neurótico obsessivo, vive na tarefa interminável de suas obsessões que consagra a sua vida a esmiuçar as regras do outro buscando a garantia de seu reconhecimento.

10 A demanda anal Diante de reter e expulsar as fezes na hora certa, a criança quer Satisfazer a expectativa do outro de entregar o objeto que se torna precioso e na disciplina da limpeza anal. Nesse campo se instala a oblatividade anal, onde se entrega “tudo para o outro”.

11 O sujeito se designa no próprio objeto evacuado, fazendo do outro sua lixeira.
A impotência do desejo se manifesta na dependência passiva neurótica que outorga ao outro o comando, satisfação do sadismo e masoquismo anal que, além do princípio do prazer, extraem prazer na dor e no sofrimento.


Carregar ppt "Neurose obsessiva e compulsão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google