A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: CONVERGÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM

2 INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no cotidiano social e escolar. As instituições de ensino superior enfrentam o grande desafio de equilibrar a expertise tecnológica de seus alunos, já inseridos na cultura digital, com a falta de adequação estrutural e metodológica das instituições de ensino. BARATTO; CRESPO, 2013. SILVA, et al, 2014.

3 OBJETIVO O objetivo deste estudo é identificar a participação da cultura digital na implementação de metodologias ativas no ensino superior.

4 Revisão de literatura. Bases de Dados: SciELO- Portal CAPES, ERIC e SCOPUS. Palavras-chave: educação superior, tecnologias educacionais, cultura digital e metodologias ativas. Questão de pesquisa: A cultura digital pode colaborar para a implementação de metodologias ativas no ensino superior?

5 *** A amostra final totalizou 17 referências.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: Artigos científicos (pesquisa de campo, reflexão teórica e relatos de experiência): Livre acesso nas bases de dados consultadas; Período de publicação: CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: Enquadramento temático específico relativo ao objeto de estudo (cultura digital na educação superior). *** A amostra final totalizou 17 referências.

6

7 METODOLOGIA

8 RESULTADOS E DISCUSSÃO

9 RESULTADOS E DISCUSSÃO
PRIMEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL NO CONTEXTO ACADÊMICO Orientação pedagógica tradicional X linguagem digital. NOGUEIRA; PADILHA, 2014 LOPES; MELO, 2014 CUNHA; BIZELLI, 2016

10 RESULTADOS E DISCUSSÃO
SEGUNDA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E LITERACIA DIGITAL Perfil tecnológico dos sujeitos da aprendizagem X aprendizagem na cultura digital. CAMAS et al, 2013 SANTOS; AZEVEDO; PEDRO, 2015

11 RESULTADOS E DISCUSSÃO
TERCEIRA DIMENSÃO: CULTURA DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS TDICS X Metodologias Ativas X Prática Docente. SOUZA; MURTA; LEITE, 2016 VALENTE, 2014

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS A cultura digital participa de forma ativa na implementação das metodologias ativas no ensino superior. Há convergência entre a cultura digital e as metodologias ativas no que refere-se a aprendizagem significativa; A caracterização do perfil tecnológico de discentes e docentes;

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Identificar os desafios atuais para a modernização tecnológica no ensino universitário; Novo paradigma para orientação curricular - tanto a cultura digital quanto as metodologias ativas ainda aparecem no contexto do ensino superior como elementos em busca de afirmação em relação a prática docente.

14 REFERÊNCIAS BARATTO, Silvana Simão; CRESPO, Luís Fernando. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Revista Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p , ago/dez Disponível em: < > Acesso em: 26 março de 2017. CUNHA, Maíra Darido; BIZELLI, José Luís. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. RPGE– Revista online de política e gestão educacional, v. 20, n. 2, p , Disponível em: < Acesso em: 18 de fevereiro de 2017. LOPES, Priscila Malaquias Alves; MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), São Paulo, n. 38, p , jun Disponível em: < Acesso em: 15 de março de 2017. NOGUEIRA, Márcia Gonçalves; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p , ago Disponível em: < >. Acesso em: 02 de fevereiro de 2017. SILVA, Bento Duarte et al. Aplicação e uso de tecnologias pelos professores do ensino superior no Brasil e Portugal. Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 3-18, jan./jun., Disponível em: < Acesso em: 11 de abril de 2017. SOUZA, André Luiz; MURTA, Cláudia A. Rodrigues; LEITE, Luciano Gobo Saraiva. Tecnologia ou metodologia: aplicativos móveis na sala de Aula. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online), Anais... v. 5, n. 1, Disponível em: < Acesso em: 28 de abril de 2017. VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p , Disponível em: < Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.


Carregar ppt "INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google