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Orçamento participativo 2017/2018

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Apresentação em tema: "Orçamento participativo 2017/2018"— Transcrição da apresentação:

1 Orçamento participativo 2017/2018
Grupo de Educação Especial Agrupamento de Escolas de Seia A escola é o meio mais favorável para a educação de todas as pessoas. Na riqueza do convívio com a diversidade é que há o verdadeiro crescimento.

2 Âmbito da proposta: Educação
Título da Proposta: “(A) Fazeres e Saberes ”: Descrição: - Requalificação de uma sala na Escola Secundária de Seia. - Valorização, conservação, e colocação de equipamento.

3 Nota Introdutória No final da escolaridade obrigatória todos os jovens precisam de estar munidos de habilidades capazes de estabelecer independência e autonomia no que diz respeito às decisões sobre o estilo de vida: a participação na vida da comunidade requer que os adultos sejam capazes de fazer escolhas acerca das pessoas com quem querem estar, do sítio onde vivem, onde trabalham e que atividades de lazer querem fazer.

4 Nota Introdutória Em termos educativos, com os jovens portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) pretende-se que os mesmos sejam dotados da capacidade de tomar decisões e recorrer aos serviços da comunidade necessários para atingir os seus objetivos e que mantenham esta capacidade na vida adulta. Uma capacidade reconhecida como fundamental para atingir estes objetivos de autonomia e independência é a autodeterminação – uma combinação de habilidades, conhecimentos e crenças que permitem a uma pessoa desenvolver e apresentar um comportamento autodirigido, auto-regulado e autónomo.

5 Nota Introdutória Para atingir esta meta é necessário criar espaços próprios e específicos que respondam às necessidades e anseios destes jovens. Espaços que permitam aprender fazendo. Espaços que permitam experienciar texturas, verbalizar emoções e sentimentos, que promovam as capacidades pessoais, sociais e laborais, na perspetiva de uma vida adulta autónoma e com qualidade. Espaços que permitam adaptar o ensino às singularidades de cada aluno, atualizando a sua formação efectiva.

6 Destinatários/Objetivos:
Reiterando estes princípios, surge este projeto que se destina a alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que frequentam o ensino secundário. São alunos oriundos de escolas das proximidades. Pretende-se: Melhorar a qualidade do ensino para todos, superando a discriminação e promover uma inclusão mais ampla, permitindo acesso, permanência, qualidade e equidade; Promover a autonomia, preparando-os para a vida ativa; Valorizar as potencialidades de cada aluno;

7 Estimular a prática de atividades da vida diária como meio de desenvolver o “ aprender/ fazendo”;
Favorecer o desenvolvimento progressivo de sentimentos de auto confiança e auto estima; Desenvolver atividades de índole vocacional ou pré profissional que promovam a transição e inserção dos alunos na vida ativa em comunidade; Adquirir competências para a integração no mundo laboral, conforme o perfil de funcionalidade dos alunos;

8 Desenvolver hábitos de trabalho;
Valorizar a criatividade e o espirito de observação; Desenvolver competências de relacionamento interpessoal; Fomentar, através da requalificação do espaço com cores vivas, a estimulação multissensorial, o conforto e o bem‐estar.

9 PROJETO A DESENVOLVER :
Partindo de uma sala de aula na Escola Secundária de Seia, pretendemos a sua reformulação, tendo em conta os seguintes aspectos: Requalificação do chão existente de forma a tornar a sala confortável e de fácil limpeza; Criação de dois gabinetes de apoio individualizado, permitindo efetivar atividades que estimulem a atenção e concentração dos alunos, bem como as suas competências escolares; Organização do espaço por ateliers de tarefas distintas (Tapeçaria, carpintaria, pintura, informática...) numa perspetiva pré profissional para alguns dos nossos alunos;

10 Planta da Sala

11 Requalificação do chão existente

12 Criação de dois gabinetes de apoio individualizado

13 Organização do espaço por ateliers

14 SALA MODELO Espaço destinado a trabalho individual e a trabalho de grupo orientado ( desenvolvimento de atividades de promoção cognitiva, das áreas académicas funcionais, autonomia e independência); Espaço destinado a Atividades de Promoção e Capacitação dos alunos com mais de 15 anos, Espaço de ateliers: plástica, horta biológica/ jardinagem; Espaço destinado à promoção de competências de literacia digital.

15 Sala Modelo

16 Resultados esperados:
Um local equipado para o desenvolvimento de atividades para alunos com NEE.

17 Resultados esperados:
De forma lúdica, os alunos terão a oportunidade de experimentar e descobrir uma possível área profissional de forma teórica e prática, permitindo a aprendizagem de novas competências, Conhecer as capacidades dos alunos sondando motivações, procurando vocações.

18 Valor estimado: Criação dos 2 gabinetes: 2452.62€
Requalificação do Chão: 950€+ IVA(23%)= € Compra de 3 computadores:399.99x3= 1199,97€ Software Inclusivo: 138,38€ TOTAL:4959,47€


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