Cristiane Benvenutti – UNINTER Ademir Pinhelli - UNINTER

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Apresentação em tema: "Cristiane Benvenutti – UNINTER Ademir Pinhelli - UNINTER"— Transcrição da apresentação:

1 Cristiane Benvenutti – UNINTER Ademir Pinhelli - UNINTER
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO _ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA. Cristiane Benvenutti – UNINTER Ademir Pinhelli - UNINTER

2 Objetivo da pesquisa: Analisar dissertações e teses, pesquisas científicas, que enfatizam a relação das TIC e a prática pedagógica buscando mostrar apontamentos, características e tendências, bem como, contribuições positivas e negativas da pesquisa do tipo estado da arte relacionada ao tema apresentado.

3 Justificativa: Desde 2008 acompanho a implantação e desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição de ensino superior que oferta EJA a distância nas modalidades do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Evidenciar a relevância sobre o tema da minha pesquisa de mestrado. Analisar no banco de dados (IBICT) as publicações de dissertações e teses sobre a influência da usabilidade das TIC na prática pedagógica do professor do ensino médio da EJA a distância.

4 O que apontam as pesquisas científicas, dissertações
Problema: O que apontam as pesquisas científicas, dissertações e teses, sobre quais caminhos, tendências e teorias metodológicas associados às TIC à prática pedagógica docente do ensino médio da EJA a distância?

5 Percurso Metodológico:
Pesquisa qualitativa do “tipo estado da arte” e propõem tecer uma reflexão teórico-prática sobre a influência das TIC na formação doente e prática pedagógica do professor do ensino médio da EJA a distância.

6 A metodologia de pesquisa está pautada na proposta por Romanowski e Ens (2006), que consiste em levar e analisar um Corpus de pesquisa por meio de procedimentos específicos como: delimitação de palavras-chave para o filtro das dissertações e teses na base de dados do IBICT; inserção dos dados em planilhas Excel com vistas para uma melhor quantificação e compilação das publicações averiguadas e elaboração de categorias de análise a partir da leitura das dissertações e teses em consolidação e análise aos dados coletados.

7 TABELA 01- ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO DO ARTIGO
Nº de PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS FASES DESENVOLVIMENTO 1 Levantamento do 'Corpus' da pesquisa Fase A Delimitação dos parâmetros para a busca dos materiais de pesquisa Período de 2010 a 2015 a ser investigado Fase B Escolha do banco de dados para a pesquisa que delimitam o campo de amostragem amostral da pesquisa. Fase C Exploração e busca das dissertações que irão compor o 'Corpus' de Pesquisa do banco de dados definido. 2 Filtro e tabulação dos dados Fase D Transferência das informações como: autor, título e ano das dissertações encontradas para uma planilha de Excel. Fase E Filtro das dissertações refinando e retirando as informações repetidas em títulos, resumo e não estão condizentes com a temática e objetivo de pesquisa. 3 Construção do 'Corpus' da pesquisa Fase F Enumeração e classificação das dissertações e teses que serão submetidos à leitura e análise. 4 Análise do 'Corpus' da pesquisa Fase G Leitura dos resumos das dissertações e análise. Fase H Construção de uma planilha com novas e relevantes informações sobre a temática. Fase I Conclusão dos procedimentos e resultados levantados durante a pesquisa. Fase J Tabulação, estatística e interpretações das informações. 5 Transcrição dos dados da pesquisa Análise descritiva crítica do 'estado da arte' em relação aos objetivos de pesquisa.

8 Campo Teórico: DECRETO Nº 9
Campo Teórico: DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. CAPÍTULO II _ DA OFERTA DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Art. 8º Compete às autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital, no âmbito da unidade federativa, autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância nos seguintes níveis e modalidades:

9 I - ensino fundamental, nos termos do § 4º do art. 32 da Lei nº 9
I - ensino fundamental, nos termos do § 4º do art. 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;           II - ensino médio, nos termos do § 11 do art. 36 da Lei nº 9.394, de 1996; III - educação profissional técnica de nível médio; IV - educação de jovens e adultos; e V - educação especial.

10 preparar os candidatos para: a) o estudo do mundo, de si mesmo, e do conhecimento acadêmico ao longo da sua carreira; b) o estudo continuado do ensino; c) participar em esforços de renovação; e) enfrentar os problemas gerais do seu local de trabalho (a escola e a classe). A capacidade para aprender e o desejo de exercer este conhecimento é o produto mais importante da formação de professores. Garcia (1999, p. 81)

11 O novo processo de educação considerando as TIC também adentrou a aula do aluno jovem e/ou adulto da educação. O uso de diferentes tecnologias digitais, por exemplo, em cursos presenciais, demanda novas habilidades dos docentes, além de estratégias e dinâmicas diversificadas para a apresentação e a organização dos conteúdos, até a realização de atividades, a distribuição dos tempos, a definição das formas de participação de professores e alunos e o processo de avaliação (KENSKI, 2007, p.111).

12 O espaço de uma instituição de ensino constitui-se por uma gramática escolar apoiada à “figura” do professor, do aluno, do material didático, do método, do currículo, do tempo e do espaço e, por mais que as escolas usem computadores e internet em suas aulas, estas continuam sendo seriadas, finitas no tempo, definidas no espaço restrito das salas de aulas, ligadas a uma única disciplina e graduadas em níveis hierárquicos e lineares de aprofundamento dos conhecimentos em áreas específicas do saber Kenski (2007, p.45).

13 TABELA 02 - RESUMO DO LEVANTAMENTO DO CORPUS DE
PESQUISA  Quantidade de: BANCO DE DADOS IBICT Dissertações encontradas 4 Teses encontradas 5 Trabalhos repetidos 2 Trabalhos não aderentes ao período/tempo 1 Trabalhos não aderentes 3 Trabalhos financiados Total de trabalhos selecionados TOTAL DE TRABALHOS NO CORPUS

14 TABELA 03- CATEGORIAS DE PESQUISA
Tópicos Assunto Quantidade Ciências Exatas e da Terra Etnomatemática 2 Física 1 Matemática Ciências Humanas Currículo Currículo Integrado Educação Educação de Adultos Educação de Jovens e adultos Tecnologia 7 Outras Ensino 3 Metodologia TOTAL DE ASSUNTOS 27

15 Trabalhos por Instituições de Ensino Superior
TABELA 04- QUANTIDADE DE TRABALHOS DA TEMÁTICA PESQUISADA PUBLICADOS POR ANO. Trabalhos por Instituições de Ensino Superior Quantidade Ano METODISTA T 2 2016 PUCSP D 2008 PUC/SP 2012 UERJ 1 UFRN 2014 UFSM TOTAL 9

16 Trabalhos por estado brasileiro
TABELA 05- QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADO POR ESTADO BRASILEIRO Trabalhos por estado brasileiro Quantidade DISSERTAÇÃO SP 1 RG TESE RJ RN TOTAL 7

17 Tipo de Metodologia de Pesquisa Instrumentos de Pesquisa
TABELA 06- QUANTIDADE DE PESQUISA POR TIPO DE PESQUISA IES Ano Tipo de Metodologia de Pesquisa Instrumentos de Pesquisa Quantidade UFSM 2014 metodologia qualitativa - estudo de caso atividades e entrevista 1 UFRJ 2012 diálogo com base na alteridade observação participante UMSP 2016 natureza qualitativa - exploratória questionário fechado e entrevista PUCSP análise documental mapas temáticos com suporte na tecnologia e contribuições de Bakhtin. TOTAL 4

18 Considerações Finais:
Há carência ou expansão na produção de estudos sobre a temática é que há poucas dissertações e teses publicadas neste banco de dados e o Estado que mais expressou um olhar frente a temática foi São Paulo, ainda que nos anos de 2012 e 2014;

19 No IBICT há em média 02 publicações a cada dois anos, o que sugere aos profissionais da educação, em especial professores do ensino médio da EJA, e interessados na temática, um real e ótimo espaço para a produção de pesquisas em aberto;

20 Enfoque metodológico- somente bibliográfico
Indica repensar formas novas de se realizar pesquisas, tais como, pesquisas de intervenção e pesquisa-ação, propor aos participantes da pesquisa (docentes e discentes) espaços e materiais tecnológicos que possibilitem criação, manipulação e interferência de todos sobre um tema ou conteúdo

21 Referências BRASIL, Lei n 9394/96, de 20 de dezembro de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 1996. Disponível em:< Acesso em: 25 ago BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

22 LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34,1996.
MARTINS, Onilza Borges e MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. As tecnologias digitais e a formação docente: representações, apropriações e práticas. Revista Actualidades Investigativas em Educación, Costa Rica: v.14, n.3, p.1-21, set./dez Disponível em:<http//revista.inie.ucr.bc.cr/ISSN /pdf> Acesso em 16 set.2015.

23 FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e
epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1993. GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, p.1355 1379, out./dez.2010. Disponível em:< Acesso em 23 ago. 2015 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo:Atlas,2002.

24 Ditamos ideias. Não trocamos ideias. Discursamos aulas
Ditamos ideias. Não trocamos ideias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Opomos-lhe uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe propiciamos meios para o pensar autentico, porque recebendo as fórmulas que damos, simplesmente os guarda. Não as incorpora porque a incorporação é a busca de algo que exige, de quem o tenta, esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção. (FREIRE, 1967,p.97) Obrigada a todos!


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