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PublicouVera Guterres Cesário Alterado mais de 5 anos atrás
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Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
Prof. Ms. Alexandre Santos Prof. Ms. Alexandre Ferreira
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Agenda 1 Apresentação 2 Referencial Teórico 3 Evasão 4
O Papel do Coordenador 5 Consideração Final
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Apresentação
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Interatividade e Conectividade
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE, em 2015, tínhamos: 139 milhões pessoas utilizando celulares no Brasil, um incremento de 2,5 milhões de pessoas comparando com o ano anterior; mais de 102 milhões de pessoas conectadas à internet, aumento de 6,7 milhões de pessoas comparando com 2014.
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Interatividade e Conectividade
Estudos realizados pela International Telecommunication Union (ITU, 2017) indicam que, no mundo todo, a estimativa é que ao final de 2017: 67% da população jovem (entre 15 e 24 anos) estarão on-line dentre os países em desenvolvimento. 94% da população, se pensarmos apenas nos países desenvolvidos.
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Interatividade e Conectividade
adoção da internet pela população jovem é de 88%, contra 66% de outras idades no continente americano, a média mundial é de 70,6% adoção da internet pela população jovem e 48% outras idades
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Interatividade e Conectividade
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Educação a Distância - EaD
Será que o EaD vem apresentando as inovações educacionais esperadas para melhorar a interação? As tecnologias favorecem um processo de interatividade no AVA?
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Aprendizagem colaborativa
Para Pesce (2011), a utilização e integração cada vez maior das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), em geral, colocam novos desafios pedagógicos e obriga à redefinição dos papéis dos diferentes parceiros no processo educativo. Os aspectos de interatividade são um desafio permanente, pois são o elo que compõe toda movimentação e fluxo nos mais diversos públicos e setores da instituição, assim é de suma importância que as instituições promovam capacitações e treinamento com os professores, justamente para que possam utilizar métodos e meios instrucionais estruturados para produzir um eficiente processo de ensino aprendizagem.
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Aprendizagem colaborativa: base para a criação coletiva;
Relação com as teorias cognitivistas (Construtivismo, Epistemologia genética, Aprendizagem por descoberta, Aprendizagem baseada em problemas, Teoria da inclusão, Inteligência múltipla, Abordagem Sócio histórica) (GIUSTA, 2003; KENSKI; SCHULTZ, 2015); Relação com o paradigma conectivista (SIEMENS, 2005); Relação com o pensamento complexo de Morin (DEMO, 2002);
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Educação a Distância - EaD
Taxa de Evasão Educação a Distância - EaD Figura 02 - Evasão no ensino Superior no Brasil Figura 01 – Matriculas EaD Figura 03 - Evasão no ensino Superior na rede privada no Brasil
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Barreiras no engajamento dos estudantes na realização das atividade
Evasão pouca interação e colaboração Administração do tempo Formulação do problema
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Barreiras no engajamento dos estudantes na realização das atividade
Evasão pouca interação e colaboração Administração do tempo Formulação do problema
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Papel do Coordenador do curso
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Considerações Finais Diante das transformações pelas quais passam atualmente as instituições de ensino no âmbito da educação a distância, as instituições tiveram que se adaptar e adotar novas estratégias de sobrevivência e desenvolvimento perante o mercado. Buscar um novo modelo é hoje condição primeira para apontar seus pontos fortes e seus diferenciais para um público cada vez mais exigente. Dentro dos ambientes virtuais, fica claro que a atuação do coordenador/professor/tutor no sentido de conduzir o aprendizado de seus alunos, principalmente em EAD, deve estar fundamentada em ações e condutas afetivas, permitindo ao aluno se sentir seguro e motivado durante o processo de ensino-aprendizagem.
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Referências DEMO, P. Complexidade a Aprendizagem: A Dinâmica não Linear do Conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002. KENSKI, V.; SCHULTZ, J. Teorias e Abordagens Pedagógicas. In. KENSKI, V. (Org.). Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo: SENAC, 2015. SALTER, C. Entangled: Technology and the Transformation of Performance. Cambridge: MIT Press, 2010. Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 1–8, 2005. PESCE, Lucila; HESSEL, Ana; BRUNO, Adriana Rocha. Educação e tecnologias: a contribuição da webconferência à aprendizagem em rede. In: BARROS, Daniela Melaré et al. (orgs.). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.], p
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