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Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais

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Apresentação em tema: "Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais"— Transcrição da apresentação:

1 Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
Prof. Ms. Alexandre Santos Prof. Ms. Alexandre Ferreira

2 Agenda 1 Apresentação 2 Referencial Teórico 3 Evasão 4
O Papel do Coordenador 5 Consideração Final

3 Apresentação

4 Interatividade e Conectividade
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE, em 2015, tínhamos: 139 milhões pessoas utilizando celulares no Brasil, um incremento de 2,5 milhões de pessoas comparando com o ano anterior; mais de 102 milhões de pessoas conectadas à internet, aumento de 6,7 milhões de pessoas comparando com 2014.

5 Interatividade e Conectividade
Estudos realizados pela International Telecommunication Union (ITU, 2017) indicam que, no mundo todo, a estimativa é que ao final de 2017: 67% da população jovem (entre 15 e 24 anos) estarão on-line dentre os países em desenvolvimento. 94% da população, se pensarmos apenas nos países desenvolvidos.

6 Interatividade e Conectividade
adoção da internet pela população jovem é de 88%, contra 66% de outras idades no continente americano, a média mundial é de 70,6% adoção da internet pela população jovem e 48% outras idades

7 Interatividade e Conectividade

8 Educação a Distância - EaD
Será que o EaD vem apresentando as inovações educacionais esperadas para melhorar a interação? As tecnologias favorecem um processo de interatividade no AVA?

9 Aprendizagem colaborativa
Para Pesce (2011), a utilização e integração cada vez maior das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), em geral, colocam novos desafios pedagógicos e obriga à redefinição dos papéis dos diferentes parceiros no processo educativo. Os aspectos de interatividade são um desafio permanente, pois são o elo que compõe toda movimentação e fluxo nos mais diversos públicos e setores da instituição, assim é de suma importância que as instituições promovam capacitações e treinamento com os professores, justamente para que possam utilizar métodos e meios instrucionais estruturados para produzir um eficiente processo de ensino aprendizagem.

10 Aprendizagem colaborativa: base para a criação coletiva;
Relação com as teorias cognitivistas (Construtivismo, Epistemologia genética, Aprendizagem por descoberta, Aprendizagem baseada em problemas, Teoria da inclusão, Inteligência múltipla, Abordagem Sócio histórica) (GIUSTA, 2003; KENSKI; SCHULTZ, 2015); Relação com o paradigma conectivista (SIEMENS, 2005); Relação com o pensamento complexo de Morin (DEMO, 2002);

11 Educação a Distância - EaD
Taxa de Evasão Educação a Distância - EaD Figura 02 - Evasão no ensino Superior no Brasil Figura 01 – Matriculas EaD Figura 03 - Evasão no ensino Superior na rede privada no Brasil

12 Barreiras no engajamento dos estudantes na realização das atividade
Evasão pouca interação e colaboração Administração do tempo Formulação do problema

13 Barreiras no engajamento dos estudantes na realização das atividade
Evasão pouca interação e colaboração Administração do tempo Formulação do problema

14 Papel do Coordenador do curso

15 Considerações Finais Diante das transformações pelas quais passam atualmente as instituições de ensino no âmbito da educação a distância, as instituições tiveram que se adaptar e adotar novas estratégias de sobrevivência e desenvolvimento perante o mercado. Buscar um novo modelo é hoje condição primeira para apontar seus pontos fortes e seus diferenciais para um público cada vez mais exigente. Dentro dos ambientes virtuais, fica claro que a atuação do coordenador/professor/tutor no sentido de conduzir o aprendizado de seus alunos, principalmente em EAD, deve estar fundamentada em ações e condutas afetivas, permitindo ao aluno se sentir seguro e motivado durante o processo de ensino-aprendizagem.

16 Referências DEMO, P. Complexidade a Aprendizagem: A Dinâmica não Linear do Conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002. KENSKI, V.; SCHULTZ, J. Teorias e Abordagens Pedagógicas. In. KENSKI, V. (Org.). Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo: SENAC, 2015. SALTER, C. Entangled: Technology and the Transformation of Performance. Cambridge: MIT Press, 2010. Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 1–8, 2005. PESCE, Lucila; HESSEL, Ana; BRUNO, Adriana Rocha. Educação e tecnologias: a contribuição da webconferência à aprendizagem em rede. In: BARROS, Daniela Melaré et al. (orgs.). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.], p

17 Contatos

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