A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Endereçamento Prof. Vilmair E. Wirmond.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Endereçamento Prof. Vilmair E. Wirmond."— Transcrição da apresentação:

1 Endereçamento Prof. Vilmair E. Wirmond

2 Endereçamento Os dados presentes num CLP podem ser expressos como:
um elemento de memória interna (M) um ponto de entrada (I) Um ponto de saída (Q). Utilizam ainda um segundo caractere indicativo do número de bits que representam, os quais podem ser: um bit (X), oito bits (B), 16 bits (W), de 32 bits (D), 64 bits (L). Eventualmente, quando a segunda letra não é especificada, subtende-se que o dado endereçado seja do tipo bit. .

3 Endereçamento A norma IEC propõe um esquema flexível de endereçamento que prevê a possibilidade de endereçamento dos dados tanto em um único equipamento isolado como em um módulo de expansão do CLP escravo da rede. A estrutura de endereçamento é composta pelo identificador de tipo seguido de até cinco dígitos separados por ponto, cujo significado é a seguir apresentado. Rede 0 CLP 0 Módulo 0 Byte 0 Bit 7

4 Exemplo de endereçamento
Rede 0 CLP 0 Módulo 2 Byte 5 Memória interna Rede 0 CLP 0 Módulo 0 Byte 0 Bit 7 Entrada digital Rede 0 CLP 0 Módulo 1 Byte 0 Bit 7

5 Endereçamento Entrada digital Rede 0 CLP 1 Módulo 1 Byte 0 Bit 6

6 PROGRAMAÇÃO

7 PROGRAMAÇÃO

8 CIRCUITOS COM LÓGICA NEGATIVA
Leitura de uma variável negada – LDN Se a entrada I0 não estiver atuada, a saída Q0 será atuada, Atribuição de valor invertido – STN Se a entrada I0 for atuada a saída Q0 será desativada, Atribuição de entrada e saída invertida, Qual outra forma dessa linha executar a mesma função, mas programado de forma diferente?

9 INSTRUÇÕES BOOLEANAS OPERAÇÃO E (AND)

10 INSTRUÇÕES BOOLEANAS OPERAÇÃO OU (OR)

11 INSTRUÇÕES BOOLEANAS CIRCUITO COM RAMOS SÉRIE EM PARALELO
CIRCUITO COM RAMOS PARALELOS EM SÉRIE

12 CIRCUITO MISTO COMPLEXO

13 EXERCÍCIOS Elabore um programa simples que execute a partida direta de um motor: ao pressionar um botão liga, energiza o contator de força K1. Ao pressionar o botão desliga, desliga-se o contator K1. Se ambos forem pressionados prevalece o desliga. Os botões são do tipo ‘impulso”. 2. Elabore um programa simples que execute a partida reversora de um motor: Ao pressionar um botão liga direto, energiza o contator de força K1, desenergizando K2. Ao pressionar o botão liga reverso, desenergiza K1 e energiza K2. Ao pressionar o botão desliga, desligam-se ambos, K1 e K2. Se ambos forem pressionados prevalece o desliga. Os botões são do tipo ‘impulso”.


Carregar ppt "Endereçamento Prof. Vilmair E. Wirmond."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google