A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÍDIA-EDUCAÇÃO Conceitos, histórico e atividades possíveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÍDIA-EDUCAÇÃO Conceitos, histórico e atividades possíveis"— Transcrição da apresentação:

1 MÍDIA-EDUCAÇÃO Conceitos, histórico e atividades possíveis
Profa. Dra. Roseane Andrelo – Profa. Ms. Lígia Beatriz C. Almeida - Profa. Mariana Cerigatto –

2 Questionamentos iniciais
Por que estudar a mídia? Centralidade Princípio da não transparência

3 De que forma se deu a evolução das concepções sobre a influência da mídia?
Anos 30 quando tratar a mídia na educação era encontrar formas de inocular as pessoas contra os efeitos nocivos dessa esfera da cultura; Anos 60 com a popularização dos chamados estudos culturais, que propunham como tarefa da escola criar as condições para o aluno refletir sobre o modo como as pessoas convivem com as mídias (período que ficou conhecido como o da abordagem da “desmistificação”);

4 De que forma se deu a evolução das concepções sobre a influência da mídia?
Anos 80 quando o estudo das mídias passou a ser incluído formalmente na educação escolar, seja em disciplina específica (media studies), seja na inclusão de atividades dessa natureza em outras áreas do currículo; Época atual Educadores não se preocupam mais em inocular seus alunos, mas sim em prepará-los para usar, de modo consciente e proveitoso, os benefícios que as novas plataformas podem oferecer.

5 Questionamentos iniciais
Como inserir o estudo da mídia na educação formal? Por meio de disciplinas De forma transversal Quais os conceitos e estratégias utilizados na mídia-educação?

6 Estruturas Narrativas
Linguagens Compreender que é a linguagem que produz significado, e não uma suposta expressão por si só e, consequentemente, até mesmo a notícia não é transparente em relação à realidade, mas sim uma recriação de um fato, mediada por forças de caráter técnico, político e simbólico. Estruturas Narrativas Verificar em que medida a narrativa está ligada ao conceito de “endereçamento”, isto é, ao modo como o teor de uma história – real ou fictícia - evolui, em função dos objetivos do autor e das expectativas do público. Instituições de mídia Compreender que as notícias produzidas pelos jornais todos os dias são feitas conforme as normas de um processo institucionalizado aparentemente objetivo mas que, no fundo, sustenta pressupostos ideológicos Audiências Investigar o papel da audiência na formatação de uma mensagem e refletir sobre o poder de persuasão do texto, o poder do receptor e o modo como audiências diferentes se apropriam do mesmo conteúdo de modo diferente Representação Avaliar em que medida a formação de uma identidade pessoal se relaciona com as representações mais comuns nos meios de comunicação  e em que medida podemos afirmar que determinadas representações são as verdadeiras ou apenas são tidas como verdadeiras, porque são predominantes na mídia

7 B. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
1. Análise de texto 2. Análise de contexto 3. Estudo de caso 4. Adaptação 5. Simulação 6. Produção

8 Atividade de leitura de publicidade
Primeiro, observe os três anúncios na sequência

9

10

11

12 Agora, discuta as seguintes questões:
A imagem da mulher é explorada do mesmo jeito nos três anúncios? Qual é o motivo para colocar cada uma das mulheres em cada anúncio? O grupo consegue definir a idéia de “apelo” na publicidade, a partir da observação dos três anúncios?

13

14 Percurso analítico O percurso a ser percorrido com o aluno é o seguinte: Descrição/denotação: identifique e liste tudo o que puder ver: Cenário, cor, características dos personagens, texto, logomarcas. Identifique como são mostrados: ângulos escolhidos, composição da imagem, iluminação,disposição dos elementos no espaço gráfico, linguagem corporal. Finalmente, pense: como esses recursos são combinados no texto publicitário como um todo?

15 2. O significado do texto – observe as conotações e associações invocadas pelo texto
Do que as imagens o fazem lembrar (sua vivência pessoal ou de outros materiais e gêneros que já tenha visto na tv, no cinema, na literatura). Analise como a iluminação, ou as cores, são usadas para estabelecer um determinado clima ou atmosfera, ou como certos ângulos de câmeras posicionam o leitor em relação à cena. O teste da comutação dá um bom resultado: imagine como o significado do texto mudaria se um elemento fosse alterado, como, por exemplo, a idade ou sexo da personagem, ou um estilo diferente de grafismo.

16

17

18 3. Julgamentos O texto como um todo veicula valores e ideologias?
Quais as qualidades positivas com as quais os produtos são associados? O produto é natural, familiar/caseiro, sexy, científico, vai transformar o consumidor em uma pessoa melhor, mais poderosa, sofisticada ou atraente? Como esse apelo pode ser identificado no texto? Ele é eficaz em convencer? Como o texto estimulou a idéia de excitação, o glamour, a energia.


Carregar ppt "MÍDIA-EDUCAÇÃO Conceitos, histórico e atividades possíveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google