A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construindo a Autoestima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construindo a Autoestima"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo a Autoestima
Bruno Alvarenga

2 A autoestima é uma construção
EU OUTROS

3 Autoestima não é motivação
Motivação é um movimento interno que gera disposição para decidirmos por este ou aquele curso de ação. MOTIVAÇÃO Estudar Trabalhar Viajar Estar motivado é apresentar disposição para fazer alguma coisa.

4 = O que é autoestima? Estima Afeição Afeto Afetividade
Afetividade é a capacidade que nós temos de sermos afetados por aquilo que acontece em nós mesmos e ao nosso entorno.

5 Afetividade Somos afetados de duas maneiras:
Por eventos positivos. Por eventos negativos. Portanto, há dois tipos de afetos: Positivos. Negativos.

6 Afetividade Os afetos podem ter dois tipos de encaminhamento:
Podem ser dirigidos aos outros como: Manifestação genuína do que sentimos. Preservação do “Eu” (mecanismos de defesa). Podem ser dirigidos ao próprio “EU”.

7 Afetividade Afetos positivos dirigidos ao próprio “EU” elevam a autoestima. Afetos negativos dirigidos ao próprio “EU” diminuem a autoestima. Que motivos tem uma pessoa para dirigir afetos negativos ao próprio “EU”?

8 A formação da auto-imagem
A nossa auto-imagem é formada a partir daquilo que pensamos sobre nós, do que imaginamos que os outros pensam sobre nós e do que de fato os outros pensam sobre nós.

9 A formação da auto-imagem
O que pensa- mos sobre nós O que imagi- namos que os outros pensam O que de fato os outros pen- sam Auto-imagem

10 A formação da auto-imagem
Duvide de suas convicções: nem sempre o que pensamos sobre nós mesmos é verdadeiro, principalmente se o pensamento é auto-depreciativo. Não seja refém de seus pensamentos: procure checar se o que você imagina sobre aquilo que os outros pensam de você é verdadeiro.

11 A formação da auto-imagem
Avalie o que os outros pensam de você: toda informação sobre nossas atitudes é valiosa. O que os outros pensam sobre nós é uma fonte inesgotável de informações sobre como nos comportamos. Devemos receber estas informações como críticas construtivas.

12 Traços que caracterizam a baixa autoestima
Características das pessoas com baixa autoestima: Possuem tendências perfeccionistas e precisam sentir que estão no controle de tudo. Se consideram vítimas. Temem correr riscos. Dificilmente encaram os outros nos olhos por muito tempo. Têm dificuldades de focar a atenção em algo por muito tempo.

13 Traços que caracterizam a baixa autoestima
Características das pessoas com baixa autoestima: Tendem a ser negativistas. Tendem a abusar de álcool e outras drogas. Preocupam-se com os comentários a seu respeito.

14 Baixa autoestima e transtornos emocionais
Depressão. Transtornos de ansiedade: Ansiedade generalizada. Transtorno do Pânico. Fobia Social. Transtornos alimentares: Anorexia. Bulimia.

15 Dicas para elevar a autoestima
Autoconhecimento. Identificar as potencialidades. Aprender com a experiência passada. Tratar-se com amor e carinho. Manter diálogo interno.


Carregar ppt "Construindo a Autoestima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google