A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Paulo, 09 de setembro de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Paulo, 09 de setembro de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 São Paulo, 09 de setembro de 2013
Energia Solar Agronomia Noturno Ana Karolina Karina Vital Matheus Violla São Paulo, 09 de setembro de 2013

2 Introdução O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios de escassez da matriz energética. O Sol, além de fonte de vida é a origem de praticamente todas as outras fontes de energia que o homem vem utilizando em sua história e pode ser a resposta para o abastecimento energético no futuro.

3 Conhecendo a Energia Solar
Energia solar é a designação dada a qualquer captação de energia luminosa proveniente do sol, e posteriormente transformada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água (energia solar térmica), como energia elétrica (energia solar fotovoltaica) ou mecânica. Os maiores produtores de energia solar no mundo são: Arábia Saudita, Estados Unidos, Japão e Alemanha;

4 No Brasil Apesar de ser considerada a fonte de energia menos poluente e inesgotável, a energia solar ainda não tem participação significativa na matriz energética brasileira. O Brasil é o país com maior quantidade de radiação solar no mundo. Porém, o grande problema são os custos e a falta de política que incentive a inovação tecnológica que reflitam no desenvolvimento de um parque industrial nacional e no aumento da oferta de equipamentos solares. Capacidade do Brasil: 7,5 MW Resolução 482/2012 Usina de Tauá - Ceará - CE Usina Tanquinho – Campinas – SP; Usina de Tauá – Ceará – Inaugurada em agosto de 2011

5 Energia Solar Térmoelétrica Energia Solar Fotovoltaica
Formas de Utilização Energia Solar Térmica Energia Solar Térmoelétrica Energia Solar Fotovoltaica Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de água ou outros afins Concentra a luz solar em um líquido que atinge o ponto de ebulição, e o vapor é usado para acionar uma turbina que gera eletricidade É a energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade (efeito fotovoltaico)

6 Obtenção da Energia Solar
Direta: a obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de materiais semicondutores, sendo o silício muito utilizado. A luz solar, ao atingir as células é diretamente convertida em eletricidade. Ex.: A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água. Indireto: mesmo recebendo e transformando toda energia do Sol, ela não pode ser usada de forma útil sem ter um processo de transformação. Ex.: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

7 Tipos de Sistema Sistema Passivo: onde a energia solar é transformada em energia mecânica e posteriormente é utilizada para outros fins. Sistema Ativo: necessitam do auxilio de dispositivos elétricos mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta.

8 Diferença entre célula, módulo e painel
Célula Fotovoltaica: é a unidade básica desenvolvida para realizar a conversão direta de energia solar em elétrica; Módulo: é a unidade formada por um conjunto de células solares, interligadas eletricamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar eletricidade; Painel: são dois ou mais módulos voltaicos interligados eletricamente, montados formando uma única estrutura. Um conjunto de módulos, junto com equipamentos complementares (inversores e cabos) forma uma usina fotovoltaica

9 Instalações Instalado em sistemas híbridos
Instalado em edificações conectadas à rede Instalado em áreas isoladas Instalado em bens de consumo

10 Vantagens É uma energia que não gera nenhum tipo de resíduo e não causa impactos ambientais, como as usinas hidrelétricas; A instalação dos equipamentos de captação é muito simples, quase não exige manutenção, e garante a autossuficiência energética nos locais onde é feita a instalação; A vida útil dos painéis solares é superior a 20 anos, segundo técnicos; Não há consumo de combustível de nenhuma espécie; Salvo os gastos de instalação, que tendem a diminuir com o tempo, não existe mais nenhum valor a pagar.

11 Desvantagens Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele; A energia solar é pouco utilizada no mundo devido o custo de fabricação e da instalação dos painéis ser muito elevado; A quantidade de energia obtida através das células solares é pequena; As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) e a energia hidroelétrica (água).

12 Portanto, Fica evidente que o consumo e a demanda de energia é cada vez maior no mundo, e a busca por novos meios de se gerar energia limpa e renovável se intensifica a cada dia. A energia solar juntamente com outras formas secundárias, é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento de um planeta sustentável. Sua utilização é de extremo interesse para organizações que visam um mundo equilibrado, ecologicamente correto e que não agrida a natureza.

13 Curiosidades Nos E.U.A., um garoto de 13 anos (Aidan Dwyer), revolucionou a forma de captar a energia, ele criou um suporte vertical, que imita uma árvore, tendo pequenos painéis solares que são organizados como folhas em galhos; Este suporte favorece a população urbana, que não tem espaços para colocar placas, entre outros. Comprovadamente deu certo.

14 Dicas Para ter eletricidade solar em sua casa você pode seguir as orientações disponíveis no Guia de Microgeradores Fotovoltaicos. É um material didático para aqueles que pretendem instalar pequenos geradores de energia elétrica a partir do sol proprio-painel-solar) ; Cartilha on-line ( que traz informações sobre o Sistema de Compensação de Energia, sobre como calcular a potência solar do local, o passo a passo para ter um sistema fotovoltaico e como desenvolver seu projeto de microgerador.

15 Bibliografia Planeje seu próprio painel solar. Sustentabilidade Alianz. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013 Guia de microgeradores fotovoltaicos. Como faço para ter eletricidade em minha casa. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013 Energia solar. Cola da web. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013 Energia solar. Screibid. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013 Energia Solar. Só entregar. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013 Valorização das energias renovaveis. Slideshare. Disponível em: < Acesso em: 07 e 08 de setembro de 2013


Carregar ppt "São Paulo, 09 de setembro de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google