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Fernando Saba Arbache Orientador: Anderson Correia

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Apresentação em tema: "Fernando Saba Arbache Orientador: Anderson Correia"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DE ACIDENTES DE HELICÓPTEROS NO BRASIL
Fernando Saba Arbache Orientador: Anderson Correia Relator: Alessandro Oliveira Seminário de Tese – IT-310 12 de Junho 2015

2 Sumário Introdução Motivação Justificativa Revisão da Literatura
Plano de Ação

3 Introdução Objetivo da pesquisa Perguntas a serem respondidas:
Avaliar os fatores determinantes que geram risco de acidentes de helicópteros no Brasil Perguntas a serem respondidas: Como mensurar risco de acidentes e incidentes? Qual metodologia a ser utilizada para mapear acidentes e incidentes? Quais variáveis determinantes para mapear risco de acidentes e incidentes?

4 Introdução O que pretende-se determinar ao final da pesquisa:
Quais as variáveis relevantes de risco para cada um dos cenários (offshore, cidade e floresta), com o objetivo de mensurar os riscos e reduzir os acidentes;

5 Introdução Cenários offshore florestas cidades

6 Introdução Variáveis a serem analisadas Meteorologia Tipos de
Helicópteros Operações

7 Introdução O que vem se fazendo: Proposta de ampliação do estudo:
Metodologia de análise de risco offshore (Nascimento, 2013) Proposta de ampliação do estudo: Considerar fatores próprios do Brasil, ainda não investigados (considerando a literatura analisada), como: Impactos da Meteorologia – diversidade climática Profissionais – operação – possíveis riscos a serem mensurados Avaliação de cenários ainda não investigados – Cidade e Floresta

8 Motivação Mercado Crescente Frota de helicópteros no Brasil:
aeronaves aeronaves Fonte: Anac (2014) Crescimento de 255% no número de aeronaves em pouco menos de 14 anos.

9 Motivação Acidentes Crescente Frota de helicópteros no Brasil:
aeronaves aeronaves Fonte: Anac (2014) Crescimento de 244% no número acidentes em 14 anos.

10 Motivação Custo de Oportunidade Avaliar os impactos econômicos
Relacionados a perda dos equipamentos Relacionados a perda de pessoas Custo de Oportunidade

11 Justificativa Pouca abordagem relativo a acidente e incidente de helicóptero Possíveis motivos – percentual da frota de asas rotativas, quando comparada com asa fixa Fonte: CENIPA (2014)

12 Revisão da Literatura Métodos para analisar riscos de acidente de helicóptero (Nascimento, 2013): Fazendo adaptação dos modelos de asa fixa - uso do método ACRP (2011); Fatores de riscos relacionados à categoria da aeronave – criando metodologia direcionada; Determinando por missão específica

13 Análise Quatitativa Falta definição de termos Países associados à OGP
Bases com populações factíveis Horas de voo, ciclos de pouso e decolagem, etc ICAO (2013) Análise Quatitativa NASCIMENTO, Felipe A.C. MAJUMDAR, Arnab. OCHIENG, Washington Y. Helicopter Accident Analysis. The Journal Of Navigation, v.67, p.145–161, 2014. Fonte: Nascimento (2013)

14 Revisão da Literatura Identificação de Variáveis
Foram identificadas 139 potenciais variáveis relevantes que possam gerar acidentes; 63 delas foram demográficas (ex.: idade dos pilotos) 13 relativas ao ambiente operacional, sendo elas: Condições meteorológicas; Instrumentos no cockpit; Piloto automático. NASCIMENTO, Felipe A.C. MAJUMDAR, Arnab. OCHIENG, Washington Y. Helicopter Accident Analysis. The Journal Of Navigation, v.67, p.145–161, 2014.

15 Revisão da Literatura Variáveis contidas em 90% das bases pesquisadas:
Ocorrência por região Categoria da aeronave Fase do voo Condições de luminosidade Resultados – houve ou não ocorrência fatal NASCIMENTO, Felipe A.C. MAJUMDAR, Arnab. OCHIENG, Washington Y. Helicopter Accident Analysis. The Journal Of Navigation, v.67, p.145–161, 2014.

16 Revisão da Literatura Cenários já analisados
NASCIMENTO, Felipe A.C. MAJUMDAR, Arnab. OCHIENG, Washington Y. Helicopter Accident Analysis. The Journal Of Navigation, v.67, p.145–161, 2014.

17 Revisão da Literatura Cenários já analisados
Análise realizada para voos noturnos Bacia de Campos 3% dos voos mundiais são noturnos (offshore) – 8,46% no mar do norte Análise Qualitativa Levantamento através de entrevista Operação aparentemente negligente NASCIMENTO, Felipe A.C. MAJUMDAR, Arnab. OCHIENG, Washington Y. JARVIS, Steve R. A multistage multinational triangulation approach to hazard identification in night-time offshore helicopter operations. Reliability Engineering and System Safety 108, p.142–153, 2012

18 Plano de Ação Revisão da bilbiografia Coleta e tratamento e dados
2˚ 2015 1˚ 2016 2˚ 2016 1˚ 2017 2˚ 2017 1˚ 2018 Revisão da bilbiografia Coleta e tratamento e dados Implementação do modelo Avaliação dos resultados Conclusão Envio de Artigo Finalizar Tese Defesa de Tese


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