A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 PATRIMÓNIO E INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS FRONTEIRAS PARA O CONHECIMENTO
Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora

2 PATRIMÓNIO Abordagem crítica e transdisciplinar.
Processo cultural, social e político. Utilização selectiva do passado como recurso do presente e do futuro. Transdisciplinaridade como instrumento de alteração das fronteiras do conhecimento: . Ciência e Tecnologia; . Conservação e Restauro; . Aprofundamento do conhecimento e novas formas de utilizar o passado e de o conciliar com o presente e a mudança.

3 HERITAS - Estudos de Património / Heritage Studies
Programa Doutoral FCT (Ref.ª PD/00297/2013) - Consórcio de Programas Doutorais aprovados pela A3ES Instituições de Acolhimento Universidade de Évora - UÉ . Arquitectura . História . História da Arte Universidade de Lisboa - UL . Belas Artes (Museologia, Conservação e Restauro, Ciências da Arte) Unidades Orgânicas e de I&D participantes CFA – Centro de Física Atómica (UL), CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística (UE), CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (UE), www. cidehus.uevora.pt; CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (FBA/UL), FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (UE), Equipa - 30 docentes e investigadores de 10 áreas científicas: Arqueologia (2), Arquitectura (1), Arquitectura Paisagista (1), Artes Visuais (2), Bioquímica (1), Física (5), História (4), História da Arte (8), Museologia (1), Química (5).

4 NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES ESTUDANTES INTERNACIONAIS ESPANHA ITÁLIA
Objectivos Disponibilizar uma plataforma integrada, na qual os alunos possam enquadrar e sustentar teoricamente a valorização patrimonial dos seus objetos de estudo, conhecer a sua natureza material, assim como adquirir competências e especializações nesta área, em conformidade com as especificidades das respetivas teses de doutoramento. Criação e a fixação de uma linguagem comum aos seus diferentes ramos de especialização. NÚMERO TOTAL DE ESTUDANTES ESTUDANTES INTERNACIONAIS ESPANHA ITÁLIA BRASIL CABO VERDE 21 (100%) 5 (23,8%) 1 (20%) 2 (40%) CONSER-VAÇÃO E RESTAURO HISTÓRIA DA PINTURA HISTÓRIA DA ARQUITETURA CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO TEORIA E CRÍTICA DO PATRIMÓNIO ARTES 3 (14,3%) 2 (9,5%) 6 (28,6%) 4 (19%) 5 (23,8%) 1 (4,8%)

5 ÉVORA 4D - MODELO ORGÂNICO PARA A ANÁLISE DA DINÂMICA DAS CIDADES
Unidades de I&D Proponentes . CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora . CIMA - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora Objectivos Pretende-se construir um modelo de rede dinâmica multicamadas, com dependência temporal, que identifique, descreva e analise as interacções que ocorrem num determinado intervalo cronológico, entre as diferentes variáveis que modelam e caracterizam a morfologia de uma cidade. O modelo será construído a partir do estudo de caso da cidade de Évora entre os anos de 1864 e 1960, que corresponde à fase de maior crescimento da cidade e das maiores e mais profundas alterações urbanas. As ferramentas multidisciplinares de análise serão a Matemática,a partir da qual se construirá o modelo, a História, a História da Arte, a Demografia, a Geografia, a Geologia e o Clima. O modelo visa uma aplicação no presente, de modo a permitir a previsão de cenários futuros de políticas urbanas. O principal objetivo é antecipar o impacto dessas interacções e das dinâmicas urbanas que delas decorrem na morfologia de uma cidade, compreender e eventualmente limitar os efeitos negativos desse processo, e contribuir para um desenvolvimento urbano mais compatível com as suas especificidades e a sua sustentabilidade.

6 Modelo Tomando a demografia como factor de referència, pelo seu impacto direto e visível na forma urbana, analisará a sua interacção com outras camadas de parametrização da estrutura da cidade: a biofísica do território em que a cidade está implantada (topografia, geologia e clima); o desenho urbano; o edificado; as atividades económicas, sociais e culturais; os grupos sociais e económicos.

7 MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO! Ciência 2017 - 3/07/2017
PATRIMÓNIO E INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS FRONTEIRAS PARA O CONHECIMENTO MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO! Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora


Carregar ppt "Ciência /07/2017 Paulo Simões Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google