A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade."— Transcrição da apresentação:

1 Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade física comum: são pouco solúveis ou insolúveis em água e solúveis na grande maioria dos solventes orgânicos.

2 Lipídios Apesar de não possuírem uma estrutura química geral definida, a grande maioria dos lipídios possui um ou mais ácidos graxos compondo sua estrutura. Desta forma podemos englobá-los em quatro grandes classes se levarmos em conta sua estrutura química: lipídios contendo ácidos graxos em sua estrutura, esteróides, vitaminas lipossolúveis e terpenóides.

3 Lipídios Os lipídios apresentam funções biológicas bem diversificadas.
De acordo com a função que exercem eles podem ser classificados em: lipídios de reserva e de proteção, de membrana, hormônios e vitaminas. No entanto, embora presentes em pequenas quantidades, alguns lipídios desempenham muitas outras funções cruciais nos organismos vivos como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos que absorvem radiações luminosas, entre outras.

4 Triacilgliceróis: Óleo ou gordura
Lipídios Triacilgliceróis  estrutura e função Óleos vegetais e gorduras de origem animal. Óleos: líquidos à temperatura ambiente Gorduras: sólidos à temperatura ambiente Hidrólise de um óleo ou gordura produz uma mistura de ácidos graxos. Glicerol Ácidos graxos Triacilgliceróis: Óleo ou gordura

5 Lipídios Lipídios Propriedades dos ácido graxos e triacilgliceróis!!!!
Insaturados: possuem ligações duplas Cis e ponto de fusão baixos. Redução nas atrações decorrentes das forças de dispersão entre as moléculas. Saturados: Ponto de fusão altos. Atrações decorrentes das forças de dispersivas são grandes. O ponto de fusão aumenta com o aumento da massa molecular. Saturados: Ácido esteárico Insaturados: Ácido oleico Configurações cis das ligações duplas impõe uma curvatura rígida à cadeia de C que interfere no empacotamento do cristal, provocando uma redução nas atrações decorrentes das forças de dispersão entre as moléculas.

6 Número de duplas ligações Número de duplas ligações
Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbônicas. Ácidos graxos comuns Ácidos graxos saturados Número de carbonos Número de carbonos Número de duplas ligações Número de duplas ligações Ponto de ebulição °C Ponto de ebulição °C Saturado Estrutura e nome Saturado Estrutura e nome Ácido láurico Ácido láurico Ácido mirístico Ácido palmítico Ácido esteárico Ácido araquídico

7 Número de duplas ligações
Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbônicas. Ácidos graxos comuns Ácidos graxos insaturados Número de carbonos Número de duplas ligações Ponto de ebulição °C Insaturado Estrutura e nome 16:1 (Δ9) Ácido palmitoleico 18:1 (Δ9) Ácido oleico 18:2 (Δ9, 12) Ácido linoleico 20:4 (Δ5, 8, 11, 14) Ácido araquídônico

8 Lipídios Hidrogenação de triacilgliceróis
As gorduras culinárias comerciais sólidas são preparadas através da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Gordura insaturada Gordura saturada

9 Saponificação dos triacilgliceróis
Hidrólise alcalina dos triacilgliceróis formando glicerol e uma mistura de ácidos carboxílicos de cadeia longa . Triacilgliceróis Glicerol “Sabão” de carboxilatos de sódio Triacilgliceróis Glicerol “Sabão” de carboxilatos de sódio

10 Saponificação dos triacilgliceróis
“Sabão” de carboxilatos de sódio Micela

11 Saponificação dos triacilgliceróis
Parte de uma micela de sabão mostrando sua interface com o meio polar Dispersão de um material hidrofóbico Detergentes sintéticos típicos

12 Fosfolipídios e Membranas Celulares
Muitos fosfolipídios são derivados estruturalmente de um derivado do glicerol conhecido como ácido fosfatídico.

13 Fosfolipídios e Membranas Celulares
Os fosfolipídios mais comuns são os fosfoglicerídios.

14 Fosfolipídios e Membranas Celulares
Fosfatídeos: assemelham-se aos sabões e detergentes no sentido de que eles são moléculas contendo tanto grupo polares quanto apolares.

15 Fosfolipídios e Membranas Celulares
Fosfatídeos  dupla camada lipídica São encontrados nas paredes celulares e membranas onde os fosfolipídios são normalmente encontrados associados com as proteínas e com os glicolipídios.

16 Fosfolipídios e Membranas Celulares
Diagrama esquemático de uma membrana celular.

17 Esteróides São reguladores biológicos importantes.
Os esteróides são derivados do seguinte sistema de anel peridrociclopentanofenantreno:

18 Esteróides Colesterol:

19 Esteróides Hormônios sexuais:

20 Esteróides Hormônios adrenocorticais:
envolvidos na regulação de uma grande número de atividades biológicas  metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios; os balanços de água e eletrólitos; e reações a fenômenos alérgicos e inflamatórios.

21 Esteróides Vitamina D:

22 Esteróides Prostaglandinas:

23 Terpenos e Terpenóides
Constituintes importantes dos ÓLEOS ESSENCIAIS:

24 Terpenos e Terpenóides
Constituintes importantes dos ÓLEOS ESSENCIAIS:

25 Terpenos e Terpenóides

26 Terpenos e Terpenóides
Tetraterpenos:


Carregar ppt "Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google